segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

1ª Mostra de Vídeos do Projeto Olho Portátil em Uberlândia - MG

Diariamente, temos notícia de um vídeo que ficou famoso após ser postado na internet. Isso significa que vivemos uma era em que se comunicar com o mundo ficou fácil. Basta, para isso, um celular ou uma câmera fotográfica e a internet.
Essa é a ideia essencial que deu origem ao Olho Portátil, um projeto de formação cultural em artes integradas e audiovisual, cujo resultado será apresentado ao público nesta terça-feira, 06 de dezembro, às 19 horas, no Auditório Cícero Diniz, em Uberlândia.
Desenvolvido ao longo do ano na periferia de Uberlândia, em Minas Gerais, com cerca 80 crianças e adolescentes do ensino fundamental, o projeto trouxe novas perspectivas para estes jovens. “Quando a gente estava fora daqui, a gente não sabia fazer quase nada. Agora somos artistas!”, diz a participante do Projeto, Débora Cristina Mendonça.
De acordo com André Salomão, coordenador das oficinas do projeto, a princípio, os participantes foram instigados a apurar seus olhares. “Estar atento a pequenos detalhes ou a coisas corriqueiras que passam despercebidas é fundamental para que exercitassem aquele olhar curioso, que faz com que tudo seja interessante. Munidos deste tipo de olhar, eles foram preparados para registrar o que viam com uma câmera”, conta André.
Posteriormente, aprenderam a editar as imagens e foram produzindo diversos vídeos autorais, dos quais alguns já podem ser vistos no blog oficial do projeto: www.olhoportatil.blogspot.com
Agora, todo o esforço e dedicação desses alunos serão exibidos em categorias: Ficção, Documentário e Animação, numa clara proposta de democratização da comunicação pelo universo digital.
Além da Mostra de Vídeos, o evento acontecerá no Auditório Cícero Diniz, que contará com as exibições do curta-metragem Piano em Conserto, de Iara Helena Magalhães, os vídeos-poemas do Cinema e literatura em sala de aula, um projeto de extensão do curso de cinema da UNITRI – Centro Universitário do Triângulo, e os vídeos do Pontão de Cultura do Triângulo.
O Projeto Olho Portátil é realizado pelo EMCANTAR,organização que há 15 anos atua nas áreas de cultura, educação e meio ambiente,e pelo Instituto Algar, e viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. “Contamos também com a parceria do Programa Algar Transforma, da Superintendência Regional de Ensino, das escolas estaduais Lourdes de Carvalho e Professor Ederlindo Lannes Bernardes, das Ongs CASA e Ação Moradia eda Secretaria Municipal de Cultura de Uberlândia”, acrescenta André Salomão.

Instituto Algar

A Algar acredita que a educação será o caminho que irá levar o Brasil a uma realidade melhor. É por isso que, desde 1994, o Grupo investe em programas sociais voltados à comunidade, com objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Essa decisão da Algar é operacionalizada, desde 2002, pelo Instituto Algar e reflete o compromisso com a sustentabilidade, que permeia todas as ações do Grupo. São 3 programas sociais que juntos chegam a 10 cidades, 108 escolas, 10,8 mil alunos e 492 educadores e a participação voluntária de 436 associados da Algar.


Mostra de Vídeos do Projeto Olho Portátil (Hick Duarte)


Serviço:
1ª Mostra de Vídeos do Projeto Olho Portátil
Dia: 06 de Dezembro (terça-feira)
Horário: 19 horas
Auditório Cícero Diniz
Avenida Anselmo Alvesdos Santos, nº 600 (em frente ao estacionamento do Carrefour) - Uberlândia - Minas Gerais
ENTRADA FRANCA
 Para saber mais, acesse:
www.emcantar.org
www.olhoportatil.blogstpot.com
www.institutoalgar.org.br/algartransforma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário