A pandemia de Covid-19
causou uma mudança de hábitos na população brasileira. As pessoas passaram a
ficar isoladas em casa. Então o hábito de plantar que havia ficado para trás,
sendo lembrado como atividade tradicional entre os avós ganhou força e cresceu
de forma inesperada.
O cultivo de hortaliças, temperos e plantas medicinais seja em pequenos espaços como vasos ou canteiros, além de ser uma atividade capaz de auxiliar na redução do estresse, permite o acesso a alimentos mais saudáveis e amplia o nosso contato com a natureza.
Ter uma horta em casa ou apartamento pode ser uma atividade de baixo custo. Muitos materiais que seriam descartados podem ser reutilizados como o pote de sorvete, margarina, areia, garrafa pet, telha, tijolo entre outros. Com o uso desses materiais alternativos o investimento inicial da horta reduz de forma considerável, variando entre R$ 30,00 a R$ 50,00 dependendo do tamanho da área.
É necessário que os materiais que forem reutilizados como vaso tenham pequenos furos para a drenagem do excesso de água. Outros materiais também são necessários como o substrato, areia, terra, adubo orgânico, argila expandida, serragem, sementes ou mudas entre outros.
A produção de hortaliças em casa também permite uma economia nas despesas. A família reduz as visitas ao hortifruti para a compra de temperos frescos.
O bom desempenho de uma horta depende do manejo. É necessário conhecer um pouco sobre a escolha do local, uso das espécies mais adequadas para a sua condição, tamanho do vaso, escolha das mudas e/ou sementes, solo ideal, quantidade de água, quantidade de luz, adubação, controle de pragas e doenças
Para os iniciantes é fundamental ter paciência e começar com atenção na escolha das mudas. O ideal é que estas sejam saudáveis, ou seja, sem pragas e/ou doenças que possam ser identificadas a olho nu.
Após todos os cuidados a primeira colheita poderá acontecer após 20 dias após o plantio, no caso do plantio por mudas. Caso o plantio seja realizado a partir de sementes, é necessário aguardar o período de germinação até que a muda esteja desenvolvida e pronta pra ser transplantada para um vaso. Nesse caso, será necessário aguardar mais 30 dias para a colheita mas essa ação depende do tipo de hortaliça.
Fabiana Fróes, Engenheira Agrônoma, trabalho com agricultura
urbana há 6 anos. Distribuo orgânicos pelo @benditofrutoorg e Organizo oficinas
e cursos sobre Horta em pequenos espaços pelo @taioba_consultoria.
Fabiana Fróes
Engenheira Agrônoma
Especialista em
Agricultura Orgânica
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário