O Programa Aprendiz | Música na Escola apresenta mensalmente seus grupos de referência na série "Concertos na Imprensa" da Sala de Cultura Leila Diniz, toda última quarta-feira do mês. No próximo dia 30 de outubro, às 12h30, será a vez do Coro Aprendiz apresentar seus contraltos, sopranos, tenores e baixos para o público. A entrada é gratuita.
O Coro Aprendiz é composto por 27 crianças e jovens entre 10 e 23 anos, além de professores. A performance aposta em refinamento e inovação, apresentando-se com até oito vozes abertas simultaneamente, além de executar percussão corporal em uma das canções.
Sempre acompanhados por um piano e cajon, a formação apresenta um repertório que inclui o “Medley Gonzagão” de Luiz Gonzaga com arranjo especial de Edu Louro, “Que baque é esse?” e “Jacksoul brasileiro” de Lenine, “Do Leme ao Pontal” de Tim Maia – dentre outros sucessos da MPB.
Essa edição conta ainda com a participação do grupo instrumental formado pelos próprios coristas na música “De Janeiro a janeiro”, onde três violinistas e um fagotista acompanham a canção pelas linhas melódicas.
Programa Aprendiz - Música na Escola
O Programa Aprendiz-Música na Escola é um projeto de educação musical criado na cidade de Niterói - RJ em 2001, por meio da parceria entre as secretaria de Educação e de Cultura. Seu objetivo principal é ampliar o universo das artes, cultura e cidadania de crianças e jovens através do ensino da música. Estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino são contemplados com aulas semanais de iniciação musical, canto coral e prática de instrumentos (sopros, cordas e percussão) gratuitamente.
Após mais de uma década de atuação, o Programa Aprendiz se afirmou também como escola de músicos para iniciantes, originando a Orquestra Sinfônica Aprendiz (OSA) em 2008. Em 2011, o programa estreou a Banda Sinfônica Aprendiz (BSA); e em 2014, a Orquestra Guerra-Peixe (OGP) e a Orquestra Infantil Interculturalidades - grupos de referência do Programa, resultado das ações nas escolas. Ao longo dessa trajetória de mais 15 anos de trabalho, o Programa Aprendiz já beneficiou mais de 15 mil crianças e adolescentes em Niterói, o que o torna um dos maiores programas socioculturais de educação musical ativos no país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário