quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Ciclo de Leituras Dramatizadas da ATACEN leva cultura afro-brasileira para o Solar do Jambeiro


Dia 31 de outubro, às 20h, o auto “Uma Rede Para Iemanjá” é lido pelo grupo ATACEN, no Solar do Jambeiro.
O espetáculo faz parte do Ciclo de Leituras Dramatizadas de 2019 da Associação de Trabalhadores em Artes Cênicas de Niterói (ATACEN). A peça, escrita por Antonio Callado em 1961, conta a história de Jacira e se passa no Rio de Janeiro dos anos 50. Mulher, branca e loira, a personagem principal se diz filha da divindade Iemanjá.
Na história, Jacira, grávida, é abandonada pelo marido. Seu único desejo, para agradar a deusa que considera sua mãe, é dar à luz ao seu filho em uma rede de pesca. Ao andar pela praia procurando a rede e um local para o parto, Jacira encontra um senhor que faz preces à Iemanjá, rogando à Rainha do Mar que lhe traga de volta seu filho, Juca. Com a ajuda do velho, Jacira dá a luz e a criança, um menino, aparece como uma reencarnação de Juca. Como a história se passa perto de 31 de dezembro, dia que se homenageia Iemanjá, a peça pode ser lida como uma versão afro-brasileira de um auto de natal.
Antonio Callado foi um grande jornalista e escritor brasileiro. Nascido em 1917 no Rio de Janeiro, fez carreira, desde 1937, passando por jornais como O Globo, Correio da Manhã, Jornal do Brasil e BBC, em Londres. Entretanto, Callado só começou a se aventurar pela literatura em 1951, explorando, principalmente, as peças teatrais. Autor de “A Madona de Cedro”, “Reflexos do Baile”, “Sempreviva” e “Quarup”, Callado foi um dos autores mais combativos durante a Ditadura Militar. Além disso, “Uma Rede Para Iemanjá”, junto com as obras “A Revolução da Cachaça”, “O Tesouro de Chica da Silva e Pedro Mico”, compõe o Teatro Negro do escritor.
SERVIÇO:
Ciclo de Leituras Dramatizadas da ATACEN
Data: 31 de outubro, quinta-feira
Hora: 20h
Entrada: Gratuito
Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem, Niterói
Telefone: (21)2109-2222 | (21)2109-2223

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário