terça-feira, 23 de julho de 2019

Exposição “O que é feminina?” no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno


O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno vai abrir, no dia 1 de agosto, às 18h, a exposição O que é feminina?, das artistas e pesquisadoras Amanda Erthal e Marcela Fauth.
Na mostra, indumentária, objetos afetivos, pinturas e fotografias formam uma narrativa poética do que possa vir a ser o entendimento de feminilidade no contemporâneo.
A ideia é que o público possa interagir no ambiente instalativo, que funciona como uma ocupação working in progress. “Considerando que as transformações sociais se relacionam diretamente com o desenvolvimento de conceitos artísticos se faz possível compreender o quão fundamental tem sido a atuação de artistas mulheres que desenvolvem narrativas poéticas acerca do feminismo e da feminilidade na Arte Contemporânea”, explica Amanda.
Segundo as artistas, ideais femininos de beleza, vestuário, aparência e comportamento têm suas origens nas imposições socioculturais. “Ao estabelecer um papel de oposição à tradição cultivada pela sociedade onde as perspectivas sobre o corpo feminino pertencem a uma hierarquia de valores destoantes, geram-se, entre tantas consequências, a busca por um padrão estético inalcançável e um distanciamento sobre o conjunto de características e comportamentos que formam o que entendemos como feminilidade”, complementa Marcela.
Sendo assim, faz todo o sentido a célebre afirmação da intelectual francesa Simone de Beauvoir que diz “não se nasce, mas se torna uma mulher” para compreender instrumentos de formação e transformação que, por meio da arte, visam propiciar questionamentos e conduzir reflexões sobre a construção de uma nova perspectiva, puramente feminina acerca da feminilidade… afinal de contas, o que é Feminina?
Sobre as artistas:
Amanda Erthal [1986, Niterói - RJ, Brasil]
Artista Visual, Fotógrafa e Mestranda em Estudos Contemporâneos das Artes na Universidade Federal Fluminense. Em sua formação artística cursou o Programa Fundamentação na EAV Parque Lage; estudou fotografia na Sociedade Fluminense de Fotografia; realiza intervenções e exposições nas cidades de Niterói e no Rio de Janeiro. A artista utiliza as imagens para compor uma narrativa poética que compreenda a arte enquanto expressão e instrumento de transformação, que guia até o alcance do sensível. Dispondo de técnicas como a fotografia, assemblagem, pintura e objetos instalativos para compor uma linguagem poética que visa refletir e tensionar questões acerca do corpo e da construção da condição feminina na sociedade e na Arte Contemporânea.

Marcela Fauth [1985, Porto Alegre - RS, Brasil]
Vive e trabalha no Rio de Janeiro. Mestranda em Estudos dos Processos Artísticos na Universidade Federal Fluminense, a artista desenvolve um projeto de pesquisa sobre Rituais femininos, Performance e Performatividade. É Bacharel em Artes Visuais com Habilitação em Figurino e Indumentária pelo SENAI-CETIQT Rio de Janeiro. Também é formada em Costura e Modelagem pelo SENAI Porto Alegre. Participou do curso de Formação em Arte Contemporânea da Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage. É autora do livro de artista “Aquela que não estava lá”, lançado pela editora Casa 27, em 2015. Participou de Residência Artística na Despina, em 2018. Atualmente, é ativista no movimento de guerrilha gráfica feminista “VEM PRA LUTA AMADA” e no movimento “Nossa Hora de Legalizar o Aborto RJ”. Sua prática artística toma forma no dia a dia, nas investigações das tarefas e dos processos de trabalho, nas simbologias presentes no desenvolvimento das ações e no seu próprio posicionamento perante o mundo, como mulher, trabalhadora e artista. Além de abordar questões relativas ao universo feminino e à expressão das angústias deste gênero no seu trabalho, Marcela também busca uma profunda problematização de temas como auto-imagem, alteridade, o corpo e seus desdobramentos no contexto sociocultural e político do mundo contemporâneo, tendo o corpo como principal suporte. Fotografia, vídeo, poesia, livro de artista, serigrafia, texto, indumentária e instalação vêm sendo utilizados pela artista como formas de registro das suas experiências corpóreo-sentimentais, que lançam luz sobre alguns temas como passagem do tempo e impermanências.



SERVIÇO:
Exposição “O que é feminina?”, das artistas Amanda Erthal e Marcela Fauth
Abertura: 1 de agosto de 2019, às 18h
Período: de 2 a 31 de agosto de 2019
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 10h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 15h
Entrada: Gratuita
Local: Sala Hilda Campofiorito – Centro Cultural Paschoal Carlos Magno – Icaraí, Niterói
Endereço: Rua Lopes Trovão s/ nº - Icaraí – Niterói
Telefone: 2610-5748

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário