quarta-feira, 31 de julho de 2019

COMPANHIA TROUPP PAS D’ARGENT APRESENTA O ESPETÁCULO “KONDIMA - SOBRE TRAVESSIAS” NA CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO



A CAIXA Cultural Rio de Janeiro recebe, de 01 a 11 de agosto (quinta a domingo), às 19h, o espetáculo “Kondima - sobre travessias”, da companhia de teatro Troupp Pas D’argent. A peça conta a história de quatro pessoas em um pequeno bote no meio do oceano, à deriva, que vão em busca de uma vida melhor, destacando a certeza da igualdade dos seres humanos quando perdem tudo o que têm.

“Kondima” é uma palavra pertencente ao dialeto Lingala, falado em tribos da Angola e da República Democrática do Congo, que significa “acreditar”. O quinto espetáculo da Troupp estreou em novembro de 2018, no Sesc Copacabana (RJ), e apresenta como questão central: os refugiados. Através de uma Doc. Ficção teatral, a montagem se funde com o documentário, a realidade se mistura com a ficção. E entre relatos verídicos de violências, travessias e sonhos, os estilhaços dessas vozes se cruzam e se entrelaçam de forma irreversível.

A Troupp Pas D'argent buscou incentivar o protagonismo de pessoas que se encontram em situação de refúgio e convidou a atriz e cantora Ruth Mariana para participar do projeto. Ruth é meio congolesa, meio angolana, e veio para o Brasil solicitando refúgio por conta das guerras civis na República Democrática do Congo. A peça é construída com base em relatos de pessoas de diversos lugares do mundo: sobreviventes do tsunami de 2004, na Tailândia; refugiados da Síria na Alemanha e França; vítimas da crise humanitária na fronteira da Venezuela e refugiados da África no Rio de Janeiro e São Paulo.

A diretora Marcela Rodrigues destaca a importância de se abordar o tema. “Em 2014, eu comecei uma jornada que iria mudar a minha vida para sempre. Peguei a minha câmera e fui para a Tailândia (Phuket). Lá, conversei com sobreviventes do tsunami de 2004, que devastou diversos países do sul da Ásia, levando milhares de pessoas a deixarem as suas casas em busca de refúgio em outros países.”, conta. “É preciso ‘ver com os olhos livres’, ou seja, longe das amarras do preconceito ou do comodismo. Estar em nosso próprio nicho, torna difícil ter a visão profunda da violência cotidiana e dolorosa que outro grupo, de outro país, ou outra cultura sofre. Pessoas que sobrevivem ou morrem a cada dia. Olhar o outro é ver de verdade, é enxergar além, ver o que por vezes desviamos nossa atenção.”, afirma a diretora.

A companhia:
A Troupp Pas D’argent tem no seu repertório os espetáculos “Cidade das Donzelas" (2008), que passou pelo Festival Internacional de Teatro de Curitiba, seguindo com temporadas como o SESI-RJ, SESC Tijuca, Teatro Municipal do Jockey, Teatro Municipal Café Pequeno, Festival Internacional de Teatro Latino-Americano ENTEPOLA em Santiago- Chile, Festival Internacional de Teatro E45 em Nápoles (Itália), Festival Internacional de Culturas (SUQ) em Genova (Itália), Festival de Teatro Latino-americano CASA em Londres (Inglaterra), entre outros;“Holoclownsto” (2011), contemplado no edital CAIXA Cultural RJ, contemplado no edital Caravana Cultural SESI-SP para apresentação em 17 cidades do interior de SP Circuito, Circuito SESC RJ, Festival de Teatro Latino-americano CASA em Londres (Inglaterra), entre outros;“Morro da Ópera” (2014), e “Lavagem” (2016).



Serviço:
Peça Kondima – Sobre Travessias
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena (Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro - Metrô e VLT: Estação Carioca)
Data: de 01 a 11 de agosto de 2019 (quinta a domingo)
Horário: 19h
Informações (21) 3980-3815
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia
Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 13h às 20h
Duração: 60 min
Classificação Indicativa:16 anos
Capacidade: 176 lugares (sendo 3 para acessibilidade)
Acesso para pessoas com deficiência

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário