sexta-feira, 29 de junho de 2012

Marias Brasilianas: A Arte do Fio no Teatro Municipal

Dança, teatro e música no Teatro Municipal de Niterói, nesta sexta-feira e sábado, 29 e 30 de Junho, às 21 horas. Marias Brasilianas: A Arte do Fio,  produzido pelo Instituto de Arte Tear apresenta oespetáculo revelando de maneira poética, o processo de criação de fiandeiras, tecelãs, rendeiras e bordadeiras brasileiras.
Durante 80 minutos, será apresentado ao público a arte de transformar o algodão em fio,o fio em tecido, renda e bordado, ofícios-milenares femininos, entre meados às histórias de vida e aos contextos sociais e culturais das mulheres artistas de várias regiões do Brasil.
Temperado pela intertextualidade das palavras, imagens, gestos, coreografias e composições originais, executadas pelos jovens artistas da Cia Cirandeira, Marias Brasilianas: Arte do Fio trança narrativas que desvelam nossos vários Brasis.
Para a criação do espetáculo foram realizadas pesquisas comas fiandeiras de Olhos D´Água (GO) e de Francisco Badaró (MG), as tecelãs de Berilo (Vale do Jequitinhonha – MG); as rendeiras de Riacho Doce e Marechal Deodoro (AL), de Divina Pastora (SE) e as bordadeiras da Família Dumont (Vale do Rio São Francisco - MG).
Foi realizado um levantamento das danças e festas populares específicas das regiões pesquisadas, que foram re-significadas para as composições cênicas.

Marias Brasilianas: A Arte do Fio (divulgação)

Serviço:
Marias Brasilianas: A Arte do Fio
Data: 29 e 30 de Junho
Horário: sexta-feira e sábado, às 21h
Valor: R$ 10
Classificação etária: Livre
Duração: 80 minutos
Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro, 35 – Centro - Niterói
Informações: (21) 2620-1624

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário