quarta-feira, 9 de maio de 2012

Gestantes agradecem o apoio da LBV através do Programa Cidadão Bebê

O Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade (LBV) de Niterói, região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, desenvolve diversas ações que visam à melhoria na qualidade de vida de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos provenientes de comunidades de riscosocial. Um desses atendimentos acontece por meio do Programa Cidadão Bebê que proporciona o bem-estar físico, emocional e espiritual das gestantes e seus filhos.

Programa Cidadão Bebê na LBV de Niterói (divulgação)

Durante os encontros as gestantes recebem orientações de especialistas sobre como proceder ao longo da gestação e após a chegada do bebê. No 5º mês da gravidez, a futura mamãe Jéssica Bonfim Dias, destaca o que aprendeu no programa Cidadão Bebê. “Aprendi,aqui na LBV, a lidar com o bebê ainda dentro da barriga. Cheguei aqui muito constrangida, pois não esperava a gestação, mas com as palestras aprendi que cada palavra que a gente fala o bebê ouve e fica triste ou feliz. Assim, fui me acostumando com a gravidez. Para mim, a LBV foi muito importante e me ajudou muito. Quando chego aqui me sinto bem e isso é muito bom, principalmente, para mim: ‘mãe de primeira viajem’. Então é sempre bom ter esse acompanhamento”.
Preparada com o suporte que recebeu da Legião da Boa Vontade, Jéssica aguarda a chegada do pequeno Lucas Gabriel. Além disso, ela e outras gestantes foram presenteadas pela Instituição com enxovais para seus bebês.
A assistente social da Legião da Boa Vontade, Fátima Carvalho, explicou que ações como essas se tornam realidade com a ajuda do povo. “A gente agradece a todos os colaboradores e a própria comunidade que se envolve no processo e vem à LBV trazerem suas doações, perguntando o que a gente precisa. Isso realmente contribui, pois todas essas mães são de comunidades de risco social e necessitam desse amparo”, explicou.
Durante o programa, as mães também recebem acompanhamento psicológico que ajudam na relação pais e filhos. O psicólogo dr. Leonardo Alvin Correa, voluntário da LBV na cidade, citou algumas das orientações transmitidas às gestantes por meio do programa. “A gente trabalha na linha de prevenção de neuroses, que seria as informações desde a gravidez até o parto a amamentação. Gravidez, parto e amamentação nos primeiros anos de vida é vital para o desenvolvimento da saúde mental da criança. A gente orienta que a amamentação deve ser feita sempre como contato. O bebê olha para a mãe e ela deve sustentar esse olhar. No ato de amamentar o mais importante é a reação afetiva mãe-bebê”.
Em Niterói, o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade está localizado na Alameda São Boa Ventura, 474 – Fonseca. Informações: (21) 3628-8660.

Um comentário:

Deixe aqui seu comentário