quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Procissão de Iemanjá nesta quinta-feira na Lapa

A Portela está convocando todos os cariocas para participar da procissão de Iemanjá que acontecerá nesta quinta-feira, 2 de fevereiro. A concentração está marcada para às 09 horas na Avenida Mem de Sá – 37, nos Arcos da Lapa. Iemanjá representa a Nossa Senhora dos Navegantes para os adeptos do candomblé, sendo festejada nesta data, numa festa marcada pelo sincretismo religioso.
Antes da saída da procissão,  haverá uma distribuição de frutas. De lá, o cortejo segue  até a Praça XV, onde todos embarcam numa traineira. Na Baía de Guanabara, a embarcação fará uma parada, para que os presentes possam ser oferecidos. No trajeto terá apresentações de percussionistas, pagode, danças afro e cigana.


Segundo Atanizia Cardoso Bispo, da Casa de Cultura Estrela D’Oya, que será a organizadora da procissão, as pessoas costumam homenagear Iemanjá no dia 31 de Dezembro, mas esta data será na verdade, a mudança das águas. O dia de Nossa Senhora dos Navegantes é mesmo 2 de fevereiro”. Conclui Atanizia.
O samba-enredo da Portela deste ano que será de autoria de Wanderlei Monteiro, Naldo, Luis Carlos Máximo e Toninho Nascimento. Destaca - se  um trecho que diz: “No mar Procissão dos navegantes, Eu também sou almirante, De nossa Senhora Iemanjá” . O enredo da Portela para o carnaval 2012 será: "... E o povo na rua cantando. É feito uma reza, um ritual", que está sendo desenvolvido pelo Carnavalesco Paulo Menezes.
A Águia Altaneira de Oswaldo Cruz e Madureira será a segunda escola a desfilar no domingo de carnaval, 19 de Fevereiro na Marques de Sapucaí.
Informações: (21) 9129-2626 / (21) 3185-4946 - Atanizia Cardoso- Organizadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário