quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Gabriel Grecco abre exposição sobre perplexidade e resistência no Solar do Jambeiro


O artista Gabriel Grecco vai abrir a exposição “Antes do Amanhecer”, no dia 13 de dezembro, sexta-feira, às 19h, no Solar do Jambeiro. A curadoria é assinada por Osvaldo Carvalho.
São cerca de 30 obras, todas feitas com acrílica – sobre tela, madeira ou papel – que demonstram perplexidade e resistência, que o artista se impõe em meio às adversidades que encontra para articular seus pensamentos e inquietações. “Inquietações em um mundo que insiste em não se abrir para as mudanças, que insiste em apregoar velhas receitas para uma patologia contemporânea ressurgida das trevas: a intolerância”, explica Gabriel.
Os trabalhos de Grecco abordam o comportamento do homem contemporâneo e as pressões psicológicas pelas quais ele passa, pelo excesso de informações e tecnologias que lhe são disponibilizadas no dia-a-dia. Do homem que se encontra constantemente em busca de uma resposta para onde a raça humana está indo, e o porquê se vive assim.
O público vai poder ver, no Solar do Jambeiro, uma coletânea de obras de 2016 a 2019 que faz refl­etir sobre o que é o Tempo e o Homem, em uma era onde tudo é instantâneo e descartável, importante e ao mesmo tempo banal, certo e errado, bom e mau. Nas telas, Grecco é visceral não só nas suas pinceladas sujas e belas, mas também na rapidez que faz com que o espectador absorva todo o conteúdo da obra diretamente, o que faz com que reflita e questione assuntos do tempo atual.

Sobre o artista:
Gabriel Grecco nasceu em 1980 na cidade de Niterói, Rio de Janeiro e trabalha em diferentes áreas da arte, como música, poesia, ilustrações e pinturas. Autodidata desde cedo, aos 16 anos já arriscava suas pinceladas nas telas e oferecia suas charges e ilustrações para jornais e revistas regionais e nacionais.
Formou-se em publicidade e design e atuou 8 anos como designer e ilustrador em agências de publicidade. Após largar a publicidade, há 5 anos vem se dedicando somente as artes plásticas.
Começou vendendo suas obras nas ruas de Niterói e do Rio de Janeiro e, após algum tempo, começou a ser convidado para participar de salões de arte pelo Brasil. Em 2014, ganhou menção honrosa dos artistas mais promissores na IFAC (International Fine Arts Competition) na Art Fusion Gallery em Miami.
No ano de 2015, recebeu Prêmio Incentivo no Salão de Abril de Fortaleza e, em 2017, o primeiro prêmio no 4º Salão de Arte Contemporânea de Niterói. O artista participou de diversas exposições individuais e coletivas.


Exposição “Antes do Amanhecer”, de Gabriel Grecco
Curadoria: Osvaldo Carvalho
Abertura: 13 de dezembro de 2019, às 19h.
Visitação: de 14 de dezembro de 2019 a 31 de janeiro de 2020
Local: Solar do Jambeiro (Rua Pres. Domiciano, 195, Ingá, Niterói - RJ)
Entrada gratuita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário