A CAIXA Cultural Rio de Janeiro recebe, neste sábado (14), a poeta e atriz Elisa Lucinda e a psicanalista Suely Rolnik, nas duas palestras finais desta edição do projeto Aventuras do Pensamento. Em conversas voltadas para crianças e adolescentes, com idades entre 10 e 15 anos, as autoras vão abordar, respectivamente, sobre “As palavras e a liberdade” e “Por que falar em descolonização”. O projeto tem patrocínio da CAIXA e do Governo Federal.
Elisa Lucinda, que fala às 11h, vai abordar um tema que desenvolve em projetos concomitantes à carreira de atriz, poeta e cantora, que usam a palavra como ferramenta de emancipação. “Quem tem mais palavras ou quem sabe melhor manusear as poucas palavras que tiver está em melhores condições de jogo. Palavras foram feitas para serem utilizadas. Mas, por serem algo tão usual em nosso dia a dia, às vezes deixamos de dar a elas o seu devido valor. Nesse sentido, é importante dizer: palavra é poder, é uma parte fundamental de cidadania”.
Já Suely Rolnik abordará, em sua fala às 15h, a descolonização, que é tema de suas investigações recentes. O tipo de relação colonial, diz a pesquisadora da PUC-SP, “nos funda e nos marca até hoje, nos mantendo blindados aos efeitos da presença viva do outro. Isso nos mantém na ignorância em relação a uma série de conhecimentos da vida e daquilo que ela nos pede para poder perseverar. Estamos destituídos de um tipo de conhecimento que só podemos entender ao descolonizar nossa relação com os os corpos vivos”.
Linguagem clara e acessível:
Em sua terceira edição, o Aventuras do Pensamento convida grandes nomes das artes, da filosofia e da ciência brasileiras para falar de suas especialidades, em encontros com entrada franca e linguagem clara e acessível. “A principal proposta é gerar um encontro de gerações, de ideias e de visões de mundo plurais”, explica Laila Melchior, que divide a curadoria do projeto com André Duchiade, Hermano Callou e Lucas Murari. “Queremos incentivar o debate e dar asas à imaginação. Ao falar com uma geração em formação, incentivamos uma postura aberta, curiosa e atenta.”
O professor emérito do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas Mario Novello abriu a edição deste ano do projeto com a palestra Uma jornada pelo universo. Na semana seguinte, a professora da UFRJ Tatiana Roque falou sobre como a ciência constrói as suas verdades – e por que devemos acreditar nelas. Em seguida foi a vez do o professor de Filosofia Política da Unicamp Marcos Nobre, com a palestra Democracia, e o professor de literatura da USP José Miguel Wisnik, que falou sobre Futebol. No último sábado, o escritor indígena Daniel Munduruku falou sobre o presente e o futuro dos povos originários brasileiros.
Realizados sempre aos sábados, os encontros começam com uma apresentação de 45 minutos. Em seguida, as participantes respondem os questionamentos das crianças e adolescentes, que dizem o que pensam sobre o que acabaram de ouvir em um diálogo franco com as especialistas.
O projeto:
O projeto Aventuras do Pensamento propõe um modelo pioneiro de encontros entre grandes pensadores do nosso tempo e o mais exigente e provocador dos públicos: o das crianças e adolescentes, que participam dessas conversas junto com suas famílias. As edições anteriores, realizadas em 2016 e 2017, também na CAIXA Cultural Rio de Janeiro, trataram de temas como filosofia, antropologia, urbanismo, comunicação e moda, sempre com grande sucesso de público.
Programação:
14 de dezembro (sábado, sessão dupla)
11h - Escrita e liberdade, com Elisa Lucinda, escritora, poeta e atriz
15h - Por que falar em descolonização?, com Suely Rolnik, psicanalista, crítica de arte e professora da PUC-SP
Serviço:
Ciclo de palestras Aventuras do Pensamento
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 2 (Endereço: Avenida Almirante Barroso, 25 - Centro - Metrô e VLT: Estação Carioca)
Datas: De 9 de novembro a 14 de dezembro de 2019 (sempre aos sábados)
Horário: Sessão dupla: às 11h (Elisa Lucinda) e às 15h (Suely Rolnik).
Informações: (21) 3980-3815
Entrada franca (distribuição de ingressos 30 minutos antes de cada palestra)
Lotação: 80 lugares (mais 3 para cadeirantes)
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário