terça-feira, 12 de novembro de 2019

Xande Pilares é a atração do Horto do Fonseca nas comemorações do Aniversário de Niterói


A cidade de Niterói completa 446 anos no mês de novembro e a Prefeitura preparou uma intensa agenda cultural para celebrar a data, com festivais de música, dança e shows com diversos nomes consagrados. Tudo de graça. O palco montado no Horto do Fonseca terá como atração principal, no sábado, 16, às 19h, o sambista Xande de Pilares. A abertura fica por conta do cantor e compositor niteroiense Jansen Carvalho, às 17h.

Xande de Pilares

Ele leva Pilares no nome, mas foi no Morro da Chacrinha, na Zona  Norte do Rio de Janeiro, que a história musical de Xande começou. No terreiro de casa, cresceu ouvindo o canto da mãe e da avó, um tio ao violão, outro no cavaquinho e bandolim, e o avô no acordeão. Criado com rédia curta pela mãe, Dona Maura, só restava ao pequeno Alexandre uma alternativa: o violão, que ficava no canto da sala.

As influências musicais foram chegando, sempre embrulhadas para presente em formato de LPs. Roberto Carlos, Martinho da Vila, Elza Soares, Jorginho do Império, Benito de Paula, Agepê, Clara Nunes, Cartola, Nelson Cavaquinho, entre outros. Gostava também de Jackson Five, James Brown, Ray Charles e AC/DC. Durante os anos 80, conheceu o Cacique de Ramos, roda frequentada por ídolos como Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz e tantos outros. Desde os 16 anos, tocava seu cavaquinho em barzinhos no intervalo dos estudos e do trabalho como metalúrgico. Frequentava e tocava no Pagode da Geci, no Compasso da Vila, no Risco de Vida e na Adega do Sambola, históricos espaços do samba carioca.

Em 1992 formou com os amigos Luciano Nascimento (tan tan), Sérgio Rufino (repique de mão), Alexandre Brasilia (pandeiro), Ronaldo Chagas (violão) e Artur Luís (reco-reco) o grupo "Revelação", que lançou seu primeiro disco em 1999. Foram ao todo nove álbuns, quatro DVDs e mais de dois milhões de discos, sem contar as coletâneas e participações. Desde então, as composições e parcerias de Xande já estavam na voz de vários intérpretes como Beth Carvalho, Diogo Nogueira, Maria Rita e Leci Brandão.

Em 2014, ganhou seu primeiro samba-enredo no Salgueiro, sua escola de coração. "Gaia, a vida em nossas mãos" (Xande/Dudu Botelho/Miudinho/Betinho de Pilares/Rodrigo Raposo/Jassa) foi samba nota dez e conquistou os prêmios Estandarte de Ouro e Tamborim de Ouro. No mesmo ano, após decidir abandonar o Revelação, Xande lançou seu primeiro álbum solo intitulado "Perseverança", com músicas compostas pelo próprio cantor e por nomes como Serginho Meriti e Arlindo Cruz.


SERVIÇO
Xande de Pilares


Horário: 19h
Abertura: Jansen Carvalho, às 17h
Data: 16 de novembro, sábado
Local: Horto do Fonseca
Endereço: Alameda São Boa Ventura, 770 – Fonseca - Niterói

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário