Cinema e música. A dobradinha cultural é tema do projeto “Memória Musical na Tela”, do Instituto Memória Musical Brasileira (IMMuB), que promove exibições de filmes nacionais que pincelam a história da Música Popular Brasileira (MPB) em sessões gratuitas, pela cidade.
E uma novidade: o IMMuB levará o projeto para a rede municipal e estadual de Niterói. Cada unidade escolar receberá a exibição de 4 filmes brasileiros: ‘2 Filhos de Francisco’, ‘Tropicália, Simonal - Ninguém sabe o duro que eu dei’ e ‘Tim Maia’. Nos dias 13 e 14 de novembro, os filmes serão exibidos no Colégio Estadual Professora Alcina Rodrigues Lima (Estrada Francisco da Cruz Nunes - Itaipu, Niterói), para os estudantes.
Nos dias 16 e 17 de novembro, sábado e domingo, o público vai poder assistir ao filme “SIMONAL, ninguém sabe o duro que dei”, com direção de Cláudio Manoel, Micael Langer e Calvito Leal. Trata-se de um documentário sobre a vida, a carreira polêmica e o declínio de um dos maiores cantores e showmen brasileiros, Wilson Simonal.
O projeto termina em dezembro com a exibição do filme ‘Tim Maia’, nos dias 14 e 15 de dezembro.
O início da Memória Musical na Tela
A estreia aconteceu em agosto, com o filme brasileiro “Gonzaga, de pai pra filho” (2012). A programação conta com o patrocínio da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal das Culturas e da Fundação de Arte de Niterói, e se estende até o dia 15 de dezembro.
No segundo fim de semana do evento, em setembro, houve a exibição do filme “2 filhos de Francisco – a história de Zezé di Camargo e Luciano”, de Breno da Silveira, que narra a história de Francisco – um homem muito simples e pobre, cujo sonho era ver seus filhos se tornarem estrelas da música country – e que fez todos os esforços para que isso acontecesse.
Em outubro, houve a exibição de “Tropicália”, de Marcelo Machado, nos dias 19 e 20.
Após as sessões, serão promovidas rodas de conversa sobre o filme em questão, destacando os principais artistas e aspectos do gênero musical abordado. A seleção dos filmes e mediação com a plateia será feita pelo presidente do IMMuB, João Carino, que é radialista e pesquisador da música brasileira.
O projeto “Memória Musical na Tela” reforça a missão do Instituto Memória Musical Brasileira (IMMuB), sediado em Niterói desde 2006, que é de pesquisa, preservação e promoção da Música Popular Brasileira.
SERVIÇO:
Memória Musical na Tela
NOVEMBRO:
Exibições do filme “SIMONAL, ninguém sabe o duro que dei” (2009)
Sinopse: Um documentário sobre a vida, a carreira polêmica e o declínio de um dos maiores cantores e showmen brasileiros, Wilson Simonal.
Duração: 1h 26min
Direção: Cláudio Manoel, Micael Langer, Calvito Leal
Música composta por: Berna Ceppas
Prêmios: Grande Prêmio do Cinema Brasileiro - Melhor Trilha Sonora Original, MAIS
Roteiro: Cláudio Manoel, Micael Langer, Calvito Leal
Data: 16 de novembro de 2019
Horário: 19h30
Local: Museu de Arqueologia de Itaipu (Praça de Itaipu, s/n)
Duração: 1h 26min
Data: 17 de novembro de 2019
Horário: 19 horas
Local: Horto do Barreto (Rua Doutor Luiz Palmier, s/n)
DEZEMBRO:
Exibições do filme “Tim Maia” (2014)
Sinopse: Biografia do cantor brasileiro Tim Maia, desde sua infância no Rio de Janeiro até sua morte aos 55 anos, incluindo sua passagem pelos EUA, onde ele descobre um novo estilo de música e é preso por roubo e porte de drogas.
Duração: 2h 20min
Direção: Mauro Lima
Música composta por: Berna Ceppas
Roteiro: Mauro Lima, Antonia Pellegrino
Prêmios: Grande Prêmio do Cinema Brasileiro - Melhor Ator, MAIS
Data: 14 de dezembro de 2019
Horário: 18h30
Local: Museu de Arqueologia de Itaipu (Praça de Itaipu, s/n)
Duração: 2h 20min
Data: 15 de dezembro de 2019
Horário: 19 horas
Local: Horto do Barreto (Rua Doutor Luiz Palmier, s/n)
Entrada gratuita para todos os filmes!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário