A cidade de Niterói completa 446 anos no mês de novembro e a Prefeitura preparou uma intensa agenda cultural para celebrar a data, com festivais de música, dança e shows com diversos nomes consagrados. Tudo de graça. O palco montado na Praia de Piratininga, recebe, no sábado, 16, a partir das 17h o rapper Marcelo D2. Além de performance do DJ Hey Joe, a noite conta com a abertura da banda niteroiense Oriente.
Marcelo D2
Marcelo Maldonado Gomes Peixoto é o nome de batismo de Marcelo D2, rapper brasileiro, compositor, músico e ex-vocalista da "Planet Hemp", banda criada com o seu grande amigo Skunk. A fama nacional surgiu em 1995 no disco de estreia do "Planet Hemp", intitulado "Usuário". Uma estreia que mostrou pela primeira vez as virtudes de um autêntico hip hop made in Brasil. O som era pesado, cercado de brasilidade, carioquice e com letras que discutiam a apologia às drogas. O segundo trabalho da banda, "Os cães ladram mas a caravana não para", de 1997, já continha uma abordagem mais social e política, além de misturas de ritmos e influências musicais. Com o Planet Hemp, D2 firmou sua ideologia, conquistando discos de platina, com rock, skate, filosofia das ruas e discurso afiado. O último trabalho com o grupo foi "Eu tiro onda", lançado em 1998.
O músico começou sua carreira solo em 1998 para falar de suas ideias musicais e pessoais. Deu o pontapé inicial inaugurando uma sonoridade toda própria com o disco "Eu tiro é onda". Vieram então os sucessos de "À procura da Batida Perfeita" e do Acústico MTV. Em ambos, D2 experimentou uma enorme gama de scratches e percussões. O disco teve lançamento na Europa, Estados Unidos e Ásia e por causa dele fez cinco turnês na Europa, se apresentando nos maiores festivais do continente, como o Womex, Montreux, Rodkilde e Reading, e em casas de show tradicionais como o Cite de La Musique (Paris). Conquistou todos os prêmios que concorreu, inclusive como melhor letrista de 2004 pela Academia Brasileira de Letras.
Aproveitando a turnê de seu 9º disco, "Nada Pode Me Parar", em 2013 gravou clipes em locações como Luanda, Downtown LA, Big Sur, Califórnia, Nova Iorque, Olinda e Rio de Janeiro. O álbum "Amar é para os fortes" veio em 2018, no formato de um filme roteirizado, produzido e dirigido por D2. O trabalho é uma obra audiovisual que vai muito além de uma simples colagem de videoclipes ou um musical tradicional, trata-se de uma verdadeira ópera-rap, onde o sample é a pedra fundamental.
O carisma singular, a ginga e as rimas irreverentes fizeram de Marcelo D2 uma das figuras mais polêmicas de sua geração. Responsável pela reformulação do rock nacional ao experimentar misturas entre rap e samba, suas letras possuem impacto, idealismo e muita energia para gastar no caminho. Coerente e paradoxal, gosta do luxo e das coisas simples, circula no morro e no asfalto, na zona sul e na zona norte, não foge da briga mas também quer sossego. D2 é da paz e não da pasmaceira.
Banda Oriente
Formado pelos MCs Chino e Nissin, além de Geninho Beatbox e o violinista clássico Nobru, o grupo de rap foi formado em 2009 em batalhas de rima em Niterói. "Desorientado?", o álbum de estreia do grupo, foi lançado em 2011 de forma independente. Um dos sucessos deste trabalho foi o single "O Vagabundo e A Dama?", que atualmente soma 85 milhões de visualizações no YouTube.
O grupo fechou o ano de 2018 com "Praia do Rosa?", música que alcançou a posição de número seis no Top 10 das rádios jovens do país. O hit tem a participação de Cynthia Luz e Delacruz e soma de 32 milhões de views. De acordo com as estimativas da Sony Music, este segundo projeto desplugado do Oriente caminha para ultrapassar o total de 150 milhões até o fim de 2019.
SERVIÇO
Marcelo D2 e Banda Oriente
Data: 16 de novembro, sábado
Início do evento: a partir das 17h
Local: Praia de Piratininga – Praça Luiz Gomes da Silva (em frente ao antigo toboágua)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário