segunda-feira, 12 de agosto de 2019

A obra de Scholastique Mukasonga em destaque no clube de leitura "Leia Mulheres"


No dia 18 de agosto, domingo, das 15h às 17h, acontece o encontro do clube de leitura "Leia Mulheres", roda de leituras focada em autoras mulheres do Solar do Jambeiro. Neste mês, o livro a ser debatido é "A mulher de pés descalços" da escritora tutsi de Ruanda, Scholastique Mukasonga, uma sobrevivente dos massacres em seu país natal ocorridos na década de 1990. A entrada é gratuita. 
O grupo faz reuniões mensalmente, onde os participantes se encontram para debater a obra do mês. Os livros são escolhidos presencialmente pelos integrantes, com pelo menos três meses de antecedência. Além disso, o "Leia Mulheres" evita trazer autoras repetidas e tenta diversificar suas escolhas pensando no país de origem das escritoras, sua etnia e sua orientação sexual, por exemplo. 
Nascida em 1956, Scholastique Mukasonga conviveu desde a infância com a violência e a discriminação oriundas dos conflitos étnicos em seu país. Em 1960, sua família foi forçada a ir viver em Bugeresa, uma das áreas mais pobres e inóspitas de Ruanda. Dois anos antes da Guerra Civil que devastou seu país, Mukasonga mudou-se para a França, onde vive até hoje, e publicou o livro autobiográfico "Inyenzi ou les Cafards", que marcou sua entrada na literatura, em 2006. 
O romance "A mulher de pés descalços" (La femme aux pieds nus, 2008) foi escrito em memória de Stefania, a mãe da escritora, assassinada pelos hutus, durante os conflitos. Naquele momento, Scholastique Mukasonga já estava radicada na França, e viu à distância sua família ser dizimada. Escritora e ativista da diáspora negra, ela toma para si o chamamento para dar voz à dor e à perda. Às lembranças de um paraíso perdido, onde Stefania era uma senhora alegre e casamenteira, que dava conselhos às moças em torno do amor e da vida matrimonial, se mesclam imagens terríveis, como o medo constante e busca de esconderijos seguros para salvar seus filhos do extermínio. O título do livro remete ao fato de que, contrariando uma tradição local, pela ausência da filha, Stefania morreu com os pés descalços. 



SERVIÇO
Leia Mulheres

Leitura de "A mulher de pés descalços" de Scholastique Mukasonga  
Data: 18 de agosto, domingo
Horário: 15h
Classificação indicativa: Livre
Solar do Jambeiro
Rua Presidente Domiciano, 195, Boa Viagem
ENTRADA GRATUITA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário