quarta-feira, 8 de maio de 2019

Samba de Fato se apresenta no Teatro Municipal de Niterói


Fechando as homenagens a Paulo César Pinheiro, o Teatro Municipal de Niterói recebe no sábado, 11 de maio, às 19 horas, o grupo Samba de Fato. Batizado por Paulo César Pinheiro, o quarteto canta músicas do poeta, incluindo faixas d’ O samba informal de Mauro Duarte, CD do grupo indicado para o Prêmio da Música Brasileira.
Formado por Pedro Amorim (bandolim, cavaquinho, violão tenor e voz), João Camarero (violão de 7 cordas, viola caipira e voz), Pedro Miranda (percussão e voz) e Paulino Dias (percussão e voz), o quarteto apresenta um repertório de ritmos brasileiros variados, com ênfase no samba: sincopados, sambas de roda, de gafieira, de terreiro, sambas-choro, jongos, xibas. Em 2008, o quarteto lançou com Cristina Buarque o CD duplo O samba informal de Mauro Duarte (Deckdisc), com 28 músicas do sambista, inéditas em sua maioria. Muito bem recebido pelo público e crítica especializada, foi indicado ao Prêmio da Música Brasileira de 2009, na categoria Disco Projeto Especial, e escolhido como o melhor disco do mês pelo jornal O Globo.
O grupo tem participado de diversas gravações e shows em projetos importantes, como o Festival Villa-Lobos, o CCBB na Orla, O samba carioca de Wilson Batista (Biscoito Fino/Sesc), e a série MPB na ABL – projeto em que o grupo, apresentando um espetáculo inédito por mês, homenageou os compositores Noel Rosa, Assis Valente, Wilson Moreira, Nelson Cavaquinho, Pedro Caetano e Roberto Martins, contando com convidados como Marcos Sacramento, Monarco, Cristina Buarque e Wilson Moreira, sempre no teatro da Academia Brasileira de Letras.
Gravando seu segundo disco, o grupo prepara agora um repertório com sambas de andamentos variados – sincopados, sambas de roda, sambas de gafieira e sambas-choro–, formando um rico panorama do gênero. Baseado no resultado das interpretações em shows, o repertório inclui autores como Pixinguinha, Paulinho da Viola, Roque Ferreira, Roberto Martins, Élton Medeiros, Dorival Caymmi e Paulo César Pinheiro, entre outros. O quarteto mantém a intenção – que norteou a sua própria criação – de trabalhar nas gravações com a sonoridade autêntica dos instrumentos e vozes, a fim de manter nas apresentações ao vivo as mesmas características e qualidades alcançadas no estúdio.
Samba de Fato no Teatro Municipal de Niterói (Silvana Marques)

SERVIÇO
Data: 11 de maio
Horário: 20 horas
Duração: 60 min
Classificação etária: Livre
Ingresso: R$ 30,00
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua Quinze de Novembro, 35, Centro - Niterói, RJ
Telefone: 2620-1624

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário