quarta-feira, 8 de maio de 2019

SAMBA DA OUVIDOR NO TEATRO MUNICIPAL DE NITERÓI


Dando continuidade a homenagem a Paulo César Pinheiro, o Teatro Municipal de Niterói, recebe no dia 10 de maio, às 20h, o tradicional “Samba da Ouvidor”. Com 11 anos de história, o tradicional Samba da Ouvidor, roda liderada por Gabriel Cavalcante, traz a resistência artística das ruas do antigo Centro carioca.
O “Samba da Ouvidor” é uma roda de samba, realizada quinzenalmente nas tardes de sábado, na esquina de Rua da Ouvidor com Rua do Mercado, Centro do Rio de Janeiro.
 A roda, liderada por Gabriel Cavalcante, um dos fortes nomes do atual cenário do samba carioca, é formada por jovens músicos de muito talento, que interpretam um repertório de sambas das décadas de 30 a 80 com uma linguagem e instrumentação inspirados nas antigas rodas de sambas no terreiro da escolas, sob o aval de frequentadores ilustres como Paulo Cesar Pinheiro, Hermínio Belo de Carvalho, Cristina Buarque, Moacyr Luz, Luciana Rabello, Maurício Carrilho, além de outras importantes figuras do Rio de Janeiro.
 A roda acontece desde dezembro de 2007, quando os jovens decidiram organizar algo totalmente diferente e fora dos padrões de mercado, tendo no samba o seu principal foco.
 O que se vê no Samba da Ouvidor é, portanto, um belo diálogo entre o passado e o presente, trazendo a alegria e beleza dos antigos sambas para um público formado em sua maioria por jovens entre 20 e 30 anos, o que certamente contribui para assegurar um futuro feliz ao principal personagem de toda essa história, o samba.
 O Samba da Ouvidor apresenta um repertório composto por sambas menos conhecidos, de autores consagrados como Nelson Cavaquinho, Silas de Oliveira, Candeia, Monarco, Dona Ivone Lara, Cartola, além de muitos outros grandes sambistas ainda no anonimato como por exemplo Zé Ramos, Noel Rosa de Oliveira, Aniceto da Portela.
Conscientes de sua imensa responsabilidade, os jovens músicos que integram a roda procuram interpretar os sambas com a máxima fidelidade de instrumentação e linguagem dos antigos pagodes dos morros e subúrbios cariocas do início do século XX, valorizando instrumentos como tamborim, agogô, cuíca, reco reco de madeira, prato e faca...  
 O Samba da Ouvidor viu seu público crescer rapidamente e passou a ser um novo polo cultural na mesma região onde estão situados importantes espaços culturais como: Centro Cultural do Banco do Brasil, Centro Cultural dos Correios, Casa França Brasil, entre outros, hoje, movimentando mais de mil pessoas por roda realizada.
 Uma roda de samba para o samba. Nessa reunião de amigos, o objetivo principal é contribuir para que o samba continue eterno.
Gabriel Cavalcante
Aos 10 anos Gabriel Cavalcante tirou seus primeiros acordes no cavaquinho, instrumento que lhe acompanhar por toda sua trajetória musical. 
Aos 15, já profissional da música, Gabriel já acompanhava nomes importantes do cenário popular. Atualmente, aos 28 anos, é uma das referências de sua geração, sendo um dos pilares de pelo menos dois importantíssimos movimentos populares de samba na cidade do Rio de Janeiro: o Samba do Trabalhador, roda realizada às segundas-feiras criada em 2005 e comandada pelo cantor e compositor Moacyr Luz e que conta com a participação de Gabriel desde as primeiras horas, em maio de 2005, e o Samba da Ouvidor, roda quinzenal no centro do Rio.
O Samba da Ouvidor, idealizado por Gabriel, tornou-se uma das mais conceituadas e importantes rodas de samba para o Rio de Janeiro. O encontro tem como princípio levar ao público canções esquecidas, que fizeram parte dos tradicionais terreiros das escolas de samba: sambas de terreiro, sambas enredo, partido alto, sambas inéditos esquecidos e garimpados pelos integrantes da roda.
Em 2010, fez três apresentações no Teatro Rival. As três datas foram marcadas pela casa cheia. Na primeira delas, o cantor e cavaquinista, teve a participação de seu fiel companheiro de jornadas Moacyr Luz.
Na segunda, com o Samba da Ouvidor, foi feita uma homenagem às Escolas de Samba do Rio de Janeiro, contando com a participação de Waldir 59, um dos grandes nomes vivos do Samba Enredo, integrante da Portela, e de Ledi Goulart, intérprete da escola Aprendizes de Lucas, na década de 60, visto como um dos grandes baluartes da história da escola de Caxias.
Na terceira, Gabriel lançou seu primeiro CD, o comentado e bem criticado O Que Vai Ficar Pelo Salão. Um trabalho de músicas inéditas dele próprio, Renato Martins e Moacyr Luz para letras de do poeta Roberto Didio.
Com voz grave e potente, Gabriel Cavalcante, ou Gabriel da Muda, foi, durante 7 anos, puxador do famoso bloco ‘Nem Muda, Nem Sai de Cima’ fundado pelo poeta e letrista Aldir Blanc e pelo Moacyr Luz na Tijuca, bairro onde nasceu e se criou.
Em 2011, 2012, 2013 e 2014, passou por Florianópolis, Maceió, São Paulo, Belo Horizonte, São Luis do Maranhão, Manaus, Natal, Fortaleza, Brasília, Belém, entre outras, onde foi o convidado especial dos projetos de samba mais importantes das respectivas cidades.
Em 2013, acompanhado de Moacyr Luz, fez uma turnê pela França, passando por Lyon, Grenoble e Paris.

Ainda em 2013 e 2014, organizou uma homenagem a Paulo Cesar Pinheiro, um dos maiores compositores da história da Música Brasileira. O show contou com a participação do próprio homenageado.

Samba da Ouvidor no Teatro Municipal de Niterói (divulgação)
SERVIÇO
Samba da Ouvidor no Teatro Municipal de Niterói
Data: 10 de maio
Horário: 20 horas
Duração: 60 min
Classificação etária: Livre
Ingresso: R$ 30,00
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua Quinze de Novembro, 35, Centro - Niterói, RJ
Telefone: 2620-1624

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário