Blog voltado para momentos de descontração e cultura. Especialmente para você que está do outro lado do monitor!!!
segunda-feira, 29 de junho de 2020
Eduard Fernandes participa de produção fotográfica com Miss Gay Rio de Janeiro Alyssa Drummond
Jurujuba na festa de São Pedro Minidocumentário na rede do Solar do Jambeiro
O Solar do Jambeiro se reinventou durante o isolamento social provocado pela pandemia do Novo Coronavírus e estabeleceu uma programação online com conteúdo totalmente inédito e produzido para a linguagem audiovisual. O tema da programação do Solar do Jambeiro no mês de junho é “Niterói, um mar de resistência cultural”. Niterói inspira com suas colônias de pescadores, o mercado São Pedro, os marisqueiros e suas festas para São João e São Pedro – ocasião em que acontecem as tradicionais festas juninas e a procissão de barcos de Jurujuba que mais que atividades econômicas, são atividades que fazem parte, moldam e impactam o fazer cultural da cidade de Niterói.
Na segunda, dia 29 de junho, às 20h, um minidocumentário será exibido no YouTube do Solar do Jambeiro (@solardojambeiro). Uma homenagem à Igreja de São Pedro e sua festa de pescadores, assimilando sua ritualista e festividades populares, e um meio de dar prosseguimento a esta tradição buscando mesclar religiosidade e a literatura fantástica, realidade e ficção.
“Uma chave é encontrada no fundo mar e na sua extremidade tem uma fita de laço vermelha e outra branca amarradas a balançar na maré…” O minidocumentário “Jurujuba na festa de São Pedro” procura abordar, por meio de diferentes olhares a relação do mar com a região. Da fé até as mais diversas práticas e atividades locais, usando a chave, símbolo que São Pedro carrega, como elemento central da narrativa remetendo as portas que se abrem a partir da fé e do mar. Desse modo, foram reunidos depoimento de moradoras da região que organizam a grande festa, do padre da capela, de pescadores e de uma integrante do projeto Grael falando sobre sua relação com o mar e suas trajetórias.
Para a realização deste minidoc, todos os cuidados e recomendações da Organização Mundial de Saúde e da Prefeitura de Niterói foram rigorosamente cumpridas, preservando o distanciamento necessário, o uso de máscaras de proteção durante todo o processo de gravação e mantenho uma equipe reduzida.
Realizada há mais de 100 anos, a Festa de São Pedro é considerada um grande evento religioso do município de Niterói, atraindo cerca de 90 mil pessoas por ano, durante os quatro dias de celebração. Todo dia 29 de junho é celebrada a festa na pequena Igreja de N.S da Conceição e São Pedro de Jurujuba. Por conta da quarentena e do isolamento social necessários, neste anode 2020, o festejo e a procissão correm risco de não acontecer em seu molde original.
"Yamiyhex: as mulheres-espírito" é o próximo filme do CineMAC nas redes sociais
O Museu de Arte Contemporânea de Niterói dá continuidade ao CineMAC, na próxima terça, dia 30 de junho de 2020, às 19h, com o filme "Yamiyhex: as mulheres-espírito", de Sueli Maxakali e Isael Maxakali, nas redes sociais do Museu (Instagram e Facebook - @macniteroi).
O projeto, que teve início no dia 16 deste mês, com o filme ‘Cildo’, sobre o famoso artista plástico Cildo Meireles, apresenta, todas as terças-feiras, filmes nacionais – produzidos nos últimos dez anos, com grande diversidade cultural e temática, levando em consideração o objetivo de valorizar realizadores brasileiros. As produções ficam à disposição do público, de forma on-line, até o domingo seguinte à estreia. A ideia é seguir levando a arte às pessoas, mesmo com o museu temporariamente fechado, permitindo que o público do MAC tenha a experiência de ver e apreciar as obras da melhor forma possível neste momento de isolamento social.
Outros filmes compõem a seleção do projeto: "Editor por editor" (2019), de Juliana Kase; "Nada é" (2014), de Yuri Firmeza; "Um filme para Ehuana" (2018), de Louise Botkay; "A festa e os cães" (2015), de Leonardo Mouramateus; e "A deusa branca" (2014), de Alfeu França.
A divulgação da programação será feita toda semana nas redes sociais do MAC Niterói.
Serviço:
"Yamiyhex: as mulheres-espírito", 76min, 2019
Direção: Sueli Maxakali e Isael Maxakali.
Sinopse: Após passarem alguns meses na Aldeia Verde, as yãmĩyhex (mulheres-espírito) se preparam para partir. Os cineastas Sueli e Isael Maxakali registram os preparativos e a grande festa para sua despedida. Durante os dias de festa, uma multidão de espíritos atravessa a aldeia. As yãmĩyhex vão embora, mas sempre voltam com saudades dos seus pais e das suas mães.
Estreia no CineMAC: 30 de junho
Horário: 19h
Em cartaz nas redes sociais do MAC Niterói até 5 de julho
sexta-feira, 26 de junho de 2020
Devido à previsão de chegada de de uma frente fria foram adiadas as sessões de hoje (26), amanhã (27) e domingo (28) do Cine Drive in de Niterói
A Secretaria das Culturas de Niterói e a Fundação de Arte de Niterói (FAN) informam que as sessões de cinema programadas no Cine Drive In de Niterói para hoje (26), amanhã (27) e domingo (28) foram adiadas, devido à previsão de chegada de uma frente fria, com fortes rajadas de ventos.
Na manhã desta sexta-feira, a Defesa Civil Municipal emitiu um alerta informando a possibilidade de ocorrência de fortes ventos durante o fim de semana e orientou a suspensão do funcionamento do Drive In.
As sessões adiadas serão realizadas no próximo fim de semana, e as entradas valem automaticamente para sexta (03/07), sábado (04/07) e domingo (05/07). Os filmes e os horários também serão mantidos.
Quem desejar o ressarcimento do valor doado para assistir aos filmes deverá solicitar a devolução por meio do canal ajuda@byinti.com.
Psicanalista Christian Dunker discute emoções e saúde mental no confinamento em live neste sábado
A pandemia mudou completamente a vida das pessoas em todo o mundo. O confinamento gera estresse, medo, angústia, ansiedade e insegurança, além de provocar mudança nos hábitos, regras e comportamentos. Tudo parece estar fora do lugar, pelo menos por um tempo.Mas será que quando o confinamento acabar, a rotina voltará a ser como antes ou teremos de nos adaptar a um “novo normal”? Convidamos para discutir esse tema o psicanalista e professor do Instituto de Psicologia da USP, Christian Dunker. A live será transmitida no canal YouTube da editora Colli Books, neste sábado (27), às 16h.O psicanalista diz que a pandemia do novo coronavírus criou três perfis de comportamento diante da ameaça: o tolo, o desesperado e o confuso. O tolo tende a negar a situação dramática como maneira de enfrentar o medo; o perfil desesperado se angustia ainda mais com a situação; já o confuso transita entre esses dois polos, sem saber direito como deve agir e pensar.Autor de diversos livros sobre psicanálise, Christian Dunker lançou recentemente “A arte da quarentena para principiantes”, que aborda diferentes aspectos da vida dos brasileiros sob a pandemia de covid-19. Da política bolsonarista aos transtornos psicológicos deflagrados pela "peste", da cobertura de saúde pública à defesa da psicanálise como abordagem clínica, o autor destrincha, com olhar espirituoso, as angústias e os conflitos que afloram no confinamento.Mas é a vida cotidiana o fio comum dos artigos reunidos. Trata-se de um manual de sobrevivência que, ao nomear o sentido antropológico das modificações trazidas pelo vírus, nos incentiva a dar sentido ao novo tempo.A live, mediada pela escritora e jornalista Isa Colli, terá a participação dos jornalistas Bernardo Menezes, Maíra Fernandes de Melo e Tais Faccioli.
- Live “Emoções no confinamento e o novo normal”
- Quando: Sábado, 27 de junho, às 16h (horário do Brasil)
- Onde: YouTube da editora Colli Books
terça-feira, 23 de junho de 2020
Silvério Pontes e Antônio Guerra mostram “Coração Brasileiro” nas redes sociais da Sala Nelson Pereira dos Santos
Covers do Cazuza e do Tim Maia agitam o Nikity Sunset
Valério Araújo, um dos covers mais impressionantes de Cazuza, criou o projeto Os Imortais, que desembarca nesta quinta-feira, dia 25 de junho, às 17h, para uma live, no Nikity Sunset. Nesta edição, vai ser possível conferir também a performance de Victor Santos, que interpreta outro ícone da MPB: Tim Maia.
Grandes intérpretes e suas músicas inesquecíveis entram para a história e se tornam eternas. Suas obras podem e sempre são revisitadas em discos, CDs, DVDs, uma série de mídias nos acervos dos fãs. Mas e se a energia daquele artista pudesse ser conferida, ao vivo, no palco? Nesse caso, os covers são a melhor forma de “rever” seus astros favoritos. Ainda mais quando o artista consegue reproduzir não apenas a voz, mas os movimentos, o visual e os trejeitos do original.
Assistir a uma performance de Valério faz voltar no tempo e jurar que o ex-líder do Barão Vermelho, falecido em 1990, está ali no palco. E não precisa fechar os olhos. Valério incorpora todo o visual e o gestual de Cazuza, a ponto de o público realmente acreditar que está vendo o cantor de Ideologia se apresentando novamente.
Assim como Valério, Victor Santos impressiona por sua semelhança física e timbre de voz do polêmico cantor. Ele chegou a fazer uma participação na novela Verão 90 interpretando... Tim Maia!
Com o apoio da Coordenadoria Geral de Eventos e da Fundação de Arte de Niterói (FAN), o Nikity Sunset é coordenado pelo empresário Marco Vieira. Os shows ocorrem sempre a partir das 17h, no Espaço Barcelona, na Estrada Leopoldo Fróes, com transmissão ao vivo pelo facebook e pelo youtube. Além de acompanhar ótimos shows e prestigiar os artistas, é possível colaborar fazendo doações por meio de um QR code disponível na tela da transmissão. A renda será revertida para a aquisição de cestas básicas, distribuídas a músicos, técnicos, roadies, iluminadores, carregadores e demais profissionais do setor artístico.
Para acompanhar, basta clicar nos endereços eletrônicos do Nikity Sunset Live no YouTube (www.youtube.com/channel/UC_
As doações podem ser realizadas através do link: https://bileto.sympla.
segunda-feira, 22 de junho de 2020
Rock, country e blues no Nikity Sunset
Nesta terça-feira, dia 23 de junho, às 17h, o rock, o country e o blues invadem a programação do Nikity Sunset. Os integrantes do Camacho Trio, acompanhados do guitarrista Ricardo Marins, serão os responsáveis pela live que vão levar ao público sucessos desses gêneros musicais.
Formado oficialmente em 2015, quando recebeu o nome, o Camacho Trio investe num show com forte presença do Southern Rock, um ritmo derivado do country clássico e muito forte na região de Nashville, no Tenessee, nos Estados Unidos.
Nas apresentações, há a presença constante de gaitas, além de bateria, guitarra, baixo e, claro, vocais marcantes.
Completa o time o experiente guitarrista Ricardo Marins, considerado um dos melhores do país na atualidade. Com 25 anos de carreira profissional, Marins, que também é arranjador, compositor e produtor musical, tem quatro discos lançados, o segundo deles, “Soul Provider”, gravado justamente em Nashville.
Com o apoio da Coordenadoria Geral de Eventos e da Secretaria Municipal das Culturas | Fundação de Arte de Niterói (FAN), o Nikity Sunset é coordenado pelo empresário Marco Vieira. Os shows ocorrem sempre a partir das 17h, nos jardins do Espaço Barcelona, na Estrada Leopoldo Fróes, com transmissão ao vivo pelo facebook e pelo youtube. Além de acompanhar ótimos shows e prestigiar os artistas, as pessoas também podem colaborar fazendo doações por meio de um QR code disponível na tela da transmissão. A renda será revertida para a aquisição de cestas básicas, distribuídas a músicos, técnicos, roadies, iluminadores, carregadores e demais profissionais do setor artístico.
Para acompanhar, basta clicar nos endereços eletrônicos do Nikity Sunset Live no YouTube (www.youtube.com/channel/UC_
As doações podem ser realizadas através do link: https://bileto.sympla.
Os melhores produtos da horta no conforto da sua casa com Bendito Fruto
quinta-feira, 18 de junho de 2020
Niterói terá Drive In com mega telão a partir do dia 25 de junho no Caminho Niemeyer
A nostalgia dos tempos de assistir a um filme dentro do carro, com família, namorado ou namorada ou até sozinho vai voltar em Niterói (RJ). No dia 25 de junho, quinta-feira, o Caminho Niemeyer vai ganhar um Drive In para que os cinéfilos, ainda impedidos de frequentar os cinemas da cidade, possam curtir bons filmes em segurança. “Minha mãe é uma peça 3”, da diretora Susana Garcia, com Paulo Gustavo no elenco, marcará a estreia do projeto, às 20h.
A proposta é uma parceria da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal das Culturas / Fundação de Arte (FAN), da NELTUR e da Coordenadoria Geral de Eventos, com o grupo Planet, que cuidará dos filmes a serem exibidos e do som para os espectadores. O espaço terá capacidade para abrigar até 140 veículos, de onde o público poderá curtir projeções de última geração, tendo uma visão privilegiada em todas as posições, num telão de 220 metros quadrados – o único com inclinação negativa. Haverá patrocínio de empresas privadas.
O drive in de Niterói se diferencia dos demais. Em vez de tela de led, as películas serão projetadas em um gigantesco telão. Sempre com filmes atuais e que ainda não estejam disponíveis nas operadoras de TV a cabo.
O ingresso também terá um cunho social. Os clientes terão de baixar o aplicativo AME – que estará disponível a partir deste fim de semana –, pelo qual marcarão a sessão a que desejam assistir. A forma de pagamento do ingresso será em doação de alimentos não perecíveis. Ao chegar ao local, bastará mostrar o comprovante na tela do celular.
Em tempos de pandemia, cuidados com a saúde também serão uma marca do cinema. Cada veículo, ao ingressar no Caminho Niemeyer, receberá uma higienização externa, para evitar o contágio de frequentadores.
“É importante ressaltar que tudo será feito dentro das normas de segurança que este momento pede. As pessoas não vão sair do carro para nada e todos os veículos serão higienizados. Com todos os serviços que o cinema tem, mas respeitando o protocolo sanitário e as experiências exitosas internacionais. É um excelente programa, sobretudo neste mês dos namorados. Estamos muito contentes com mais esta iniciativa! Espero que todos se divirtam!”, afirma André Diniz, Presidente da Fundação de Arte de Niterói.
Outro diferencial em relação aos antigos cinemas ao ar livre será a ausência de caixinhas de som para cada veículo. Em vez disso, será disponibilizada uma frequência de rádio FM com o áudio do filme. Para ouvir, bastará sintonizar o dial no próprio rádio do carro.
As sessões ocorrerão às quintas e sextas-feiras, às 20h, e aos sábados e domingos, em dois horários: 18h30 e 20h30.
E como não pode deixar de ser, no Drive In do Caminho Niemeyer também haverá pipoca para os cinéfilos de plantão!
PROGRAMAÇÃO DE JUNHO:
Dia 25 – 20h - Minha mãe é uma peça 3
Dia 26 – 20h – Nasce uma estrela
Dia 27 – 18h20 - Sonic, o filme
Dia 27 - 21h30 – Parasita
Dia 28 – 18h20 – Brincando com fogo
Dia 28 – 21h30 – Vai que cola 2, o começo
O Caminho Niemeyer fica na Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/nº, no Centro de Niterói.
A cantora Giovana Adoración é destaque na programação virtual da Sala Nelson Pereira dos Santos
Neste mês de junho, a Sala Nelson Pereira dos Santos exibe em suas redes sociais (@salanelsonpereiradossantos), uma programação com muita música entre apresentações inéditas e espetáculos que estiveram em cartaz em 2019 e 2020. Entre os destaques da programação desta semana, um show inédito da cantora Giovana Adoración e o Coral Agnes Moço, em uma performance musical feita no TEDxNiterói, em 2019.
Com o objetivo de oferecer uma alternativa cultural em tempos de isolamento social, a Secretaria das Culturas de Niterói e a Fundação de Arte de Niterói agendaram em todos os seus equipamentos culturais uma programação repleta de atrações para todos os gostos e idades.
Na sexta-feira, 19 de junho, às 19h, as redes sociais da SNPS recebem a cantora e compositora Giovana Adoración que esbanja influências de jazz, soul, blues, bossa nova e sambajazz. Nesta apresentação online, ela traz um repertório selecionado minuciosamente para a ocasião: músicas mais marcantes em sua carreira no formato pocket, num misto de jazz brasileiro, jazz internacional e música francesa. Tudo feito com releituras sensíveis e próprias para este momento e para que o público, mesmo à distância, possa desfrutar dessa trajetória e ser transportado para um lugar de inspiração e amor.
Giovana canta desde os 12 anos de idade, quando iniciou estudos na área da música, no Rio de Janeiro. Sempre inovando em seus shows, a cantora leva o espectador a passear pelas canções conhecidas nas vozes das grandes divas como Etta James, Ella Fitzgerald, Nina Simone, Roberta Flack, Amy Winehouse, Billie Holliday, e outros standards de jazz em releituras contemporâneas. Traz também sucessos de Michael Jackson, Stevie Wonder, Ray Charles, Louis Armstrong, incluindo desde títulos mais dançantes, até brasilidades revisitadas em versões de nomes como Tom Jobim, Jorge Ben Jor, Maysa, Elis, João Gilberto, e também canções francesas que transitam neste mesmo universo musical.
Realizou em 2019, no Blue Note Rio, o lançamento de seu mais novo trabalho, EP "111', composto inteiramente por músicas de sua autoria, carregando fortes influências de suas pesquisas sobre jazz e música brasileira, no caminho da música universal. O trabalho conta com participações especiais como Carlos Malta e Kiko Continentino.
No mesmo ano a cantora passou a integrar a histórica Orquestra Tabajara, marcando presença em diversas apresentações pelo Rio de janeiro e pelo Brasil. Ainda no ano de 2019, fez sua estreia em São Paulo, com o músico Guga Stroeter e a Orquestra Heartbreakers com o show "JAZZ JAZZ JAZZ".
Coral Agnes Moço
Na segunda-feira, 22, às 14h, as redes sociais da Sala exibem uma performance musical realizada pelo Coral Agnes Moço durante o TED "A Força da Musicalização Como Instrumento Pedagógico e de Inclusão", apresentado na Sala Nelson em 2019. Agnes é fundadora e diretora da Escola de Musicalização Agnes Moço, em Niterói, que recentemente completou 33 anos de existência. O vídeo tem duração de 16min.
SERVIÇO
Giovana Adoración - Apresentação musical inédita
Data: sexta-feira, 19 de junho
Horário: 19h
Coral Agnes Moço
Data: segunda-feira, 22 de junho
Horário: 14h
terça-feira, 16 de junho de 2020
Teatro Popular Oscar Niemeyer apresenta Festival Black in dentro da sua programação virtual
O Teatro Popular Oscar Niemeyer apresenta, nos dias 19 e 26 de junho, o “Festival Black in”, com apresentação de DJs, em lives no facebook do Teatro Popular (@teatroniemeyer).
O objetivo é promover a diversidade cultural, por meio da integração entre música, poesia e arte de rua, unificando coletivos e produtores culturais da cidade em um mesmo espaço para difusão da cultura de periferia.
Além do “Festival Black in”, o TPON oferece, em junho, uma série de programações virtuais, como tour virtual, entrevistas sobre o futuro das artes cênicas depois da pandemia, Sarau dos Outros – com música dança e poesia –e palhaçaria.
PROGRAMAÇÃO FESTIVAL BLACK IN:
19 de junho, às 20h
Black in : Bobzilla
Formato: Video (aprox. 20 min)
Há dois anos, nascia a Gangzilla, um coletivo de artistas pretos de São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro, com um objetivo em comum: levar a cultura hip-hop a todo lugar. Dando início onde tudo começou, sua cidade natal, Gerson Poubel, conhecido como Bobzilla, aos 27 anos , se consagra como DJ , produtor cultural e criador do movimento Gangzilla, mostrando dentro e fora da cidade que "o mundo é diferente da ponte pra cá ", como bem disse Mano Brown, e que, em São Gonçalo, se faz arte e se produz cultura.
Bob, que faz da arte a sua vida há 11 anos, sendo dois destes como DJ, acredita na alegria de viver daquilo que ama, por isso , empreendeu na arte de acreditar. Já trabalhou com arte circense, além de atuar em outras cenas musicais que hoje refletem diretamente na sua música, como o funk e demais gêneros da Black music.
Atualmente, além da atuação direta na Gangzilla, como produtor, idealizador e DJ, Bob leva o nome da sua cidade para outros territórios.
Para Bobzilla, a arte e a cultura hip-hop foram caminhos de autoestima e aceitação. E hoje, com a Gang, ele leva essa mensagem através da música.
26 de junho, às 20h
Black in: NaímaAlli
Formato: Video (aprox. 20 min)
NaímaAlli é artista independente nascida no Rio. Cantora, atriz, roteirista, produtora, modelo, compositora, percussionista, ritmista, bailarina. Dona de uma voz forte, marcante, e estonteante, é apaixonada pela arte e música em especial. Iniciou sua carreira já muito cedo e em Dezembro de 2019 lançou Zara, seu primeiro single, pela gravadora O Quarto. Esse som chegou para destruir qualquer barreira e se tornar um hino para todas as minas, manas e monas! Também é para todos aqueles que em algum momento foram tirados de sua liberdade de falar e ser. ZaraKitembo é uma saudação ao orixá Tempo. O Tempo cura, e Zara é a voz de todos nós!
Será postado na íntegra no facebook e no IGTV.
@teatroniemeyer