quarta-feira, 21 de agosto de 2019

OFICINA SOCIAL DE TEATRO APRESENTA O ESPETÁCULO “HYPOCRISIS” NO TEATRO MUNICIPAL DE NITERÓI



A Oficina Social de Teatro apresenta nos dias 23, 24 e 25 de agosto, no Teatro Municipal de Niterói, o espetáculo “Hypocrisis”, que fala sobre a figura do ator, com cenas que narram a história desse personagem, estabelecendo uma perspectiva que vai e volta no tempo, trazendo à tona uma visão critica sobre a arte de atuar. 
Num manifesto coletivo, um grupo de teatro iniciante decide apresentar uma peça que fale sobre a figura do ator. Eles elaboram algumas cenas que narram a história deste personagem, estabelecendo uma perspectiva que vai e volta no tempo, trazendo à tona uma visão critica sobre a arte de atuar. Em meio a depoimentos pessoais do elenco, fragmentos do processo criativo, cenas de teatro gestual, números musicais e performance de documentos historiagráficos, Hypocrisis versa sobre a angustia de apaixonar-se pela cena, numa sociedade tecnicista e espetacularizada, onde a liberdade de expressão se vê ameaçada.“Nós só queremos mostrar o que faz um ator hoje. O que faz um ator vivo, hoje? O que faz um ator vivo, quase morto, hoje e ontem?”
“Hypocrisis”: elocução, declamação; arte, habilidade para imitar a fala, gestos e modos de uma pessoa; intérprete de um sonho, de uma visão; adivinho, profeta”.
A peça surgiu de uma pesquisa, sobre a questão da hipocrisia e seus possíveis significados, investigando como veículo de expressão o teatro gestual e a mimica moderna. Ao discutir o tema, o grupo chegou à conclusão de que o que desejava falar  sobre a própria figura do ator/atriz, sempre associada a ideia da mentira, da falsidade e do engano, revestido pela ideia, igualmente enganosa, do glamour e da fama.                 
Hypocrisis tenta expor um pouco o universo daqueles que escolhem adentrar esta arte e permanecer cultivando-a, à contracorrente de tudo que uma sociedade normativa impõe. Uma singela homenagem ao teatro e a todos que se atrevem a fazê-lo desde os tempos mais remotos.
A intenção do diretor é a enfatizar o trabalho dos atores como criadores de sua própria obra. A apresentação envolve teatro gestual, dança e música, em uma forma de transversalidade da arte, aguçando a própria percepção do ator em relação a seu processo criativo. Há, assim, uma maior valorização do gestual e corporal do ator.
A Oficina Social de Teatro (OST) é um programa que se iniciou no ano de 2000 na cidade de Niterói e que já formou mais de 4.000 alunos e montou mais de 150 espetáculos, sendo boa parte deles profissionais.
A OST é hoje uma referência em formação em teatro na cidade de Niterói e conta em seu quadro com profissionais altamente qualificados, formados em Universidades e Escolas Técnicas de Teatro do Rio de Janeiro e do Brasil.
Ao completar 18 anos de intensa atividade na cena teatral niteroiense, a OST inspira-se nas grandes escolas do teatro mundial para construir sua trajetória de sucesso. Grandes nomes como Bertold Brecht, Constantin Stanislavski, Jerzi Grotowski e Eugenio Barba referenciam seus trabalhos desenvolvidos.


SERVIÇO
“Hypocrisis” – Teatro Adulto
Datas: 23 a 25 de agosto
Horário: sexta 20h; sábado e domingo 19h
Duração: 60 min
Classificação etária: 14 anos
Ingresso: R$ 20,00
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói
Tel: 2620-1624

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário