terça-feira, 11 de junho de 2019

MUITA MÚSICA E CULTURA POPULAR NO PROJETO ARTE NA RUA

 


Dando continuidade às atividades do Arte na Rua, dia 12 de junho, quarta-feira, Valério Araújo (tributo a Cazuza) se apresenta na praça Leoni Ramos, em São Domingos. Além dele, mais três apresentações estão programadas para essa semana. A primeira, dia 14 de junho, sexta-feira, às 19h, é o show de Maurício Paraxaxar, no trevo de Piratininga. No dia 15 de junho, sábado, das 14h às 22h, os coletivos de arte urbana da cidade vão ocupar a Galeria Urbana, no Centro de Niterói. Por último, no dia 16 de junho, domingo, às 11h, acontece o show “Sr. Palhaço Apresenta”, no Horto do Fonseca.

O projeto, de responsabilidade da Secretaria de Cultura de Niterói/FAN, leva artistas de forma gratuita para se apresentarem em diversos pontos da cidade. A sequência desse ano teve início no dia 7 de junho e terá fim no dia 30, no domingo.
 
Valério Araújo, primeira apresentação da semana, faz um show-homenagem, representando as duas fazes iniciais da carreira de Cazuza no palco. Além disso, o repertório do cantor inclui as músicas de “Exagerado – Tributo a Cazuza” e clássicos que marcaram uma geração. Além de mpb, o Arte na Rua também vem carregado de forró. Maurício Paraxaxar se apresenta ao público trazendo canções originais e obras de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Alceu Valença e Zé Ramalho, por exemplo.

A Galeria Urbana, inaugurada no final de 2018, vai ter o seu “1º ocupa”. A programação inclui rap, hip-hop, slam, breakdance, oficina de grafite, shows, comida de rua e feira de artes e artesanatos. O show do dia seguinte, “Sr. Palhaço Apresenta”, é uma mistura de números circenses, como o malabarismo, equilíbrio e palhaçaria, e o trabalho do ator e palhaço carioca Alexandre Hryhorczuk. Com sua “cara de pau” e sua observação do ridículo cotidiano, o show promete ser cômico.

Valério Araújo

A vontade de entrar para o mundo da música só despertou em Valério Damásio de Araújo aos 28 anos. A partir da proposta de um músico que o viu cantando em um karaokê, Valério começou a fazer shows como cover de Cazuza. Ele não era fã do cantor, mas como o tempo, depois que começou a decorar as músicas, foi redescobrindo Cazuza como artista e poeta. Logo, ele se sentiu na responsabilidade de representá-lo e, depois que acabou a faculdade, correu atrás desse sonho.

Decidindo, depois de formado, se dedicar apenas aos shows, Valério passou por muitas dificuldades. Mas, após uma ligação de Sylvinho Blau Blau convidando-o para da festa Ploc’80, conseguiu visibilidade e foi crescendo na carreira. Hoje, Valério já participou, em 2011, do quadro “Os Imitadores” do Domingão do Faustão, de programas do SBT, da Record e de um documentário do Canal Brasil. Em 2013, desfilou no abre alas da G.R.E.S Mocidade Independente de Padre Miguel, representando Cazuza quando o tema da escola foi Rock n’ Rio. Além disso, Valério foi criado do projeto “Os poetas do rock” e hoje viaja pelo país com o show “Um poeta não morre”, representando Cazuza.

Maurício Paraxaxar  



Maurício é cantor, compositor e zabumbeiro. Esse ano ele completa 21 anos de carreira. Seu caminho na música começou em um show de um quarteto liderado por Duani, que, mais tarde, se chamaria “Forróçacana”. A partir daí, ele se apaixonou pelo forró e decidiu se tornar um músico profissional.

Trazendo músicas autorais de seus dois CD’s, “Não te briga de artista” e “Forró por amor”, e clássicos de outros cantores brasileiros, como Luiz Gonzaga e Alceu Valença, seu show promete ser animado.

Galeria Urbana

Contando com aproximadamente 1.4 mil m² de arte urbana a céu aberto, a Galeria Urbana de Niterói está localizada na Rua José Figueiredo, Centro da cidade. O espaço foi inaugurado no final de 2018, dentro do projeto Arte na Rua da Rede Globo, que reuniu música, grafite, oficinas e gastronomia, em parceria firmada com a Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal das Culturas/ Fundação de Arte de Niterói (SMC/ FAN).


Sr. Palhaço Apresenta

Alexandre Hryhorczuk é palhaço e ator há mais de 20 anos. Apresentando o circo como elemento de ludicidade e como possibilidade pedagógica, seus shows são como uma aula espetáculo onde o mais importante é se divertir. Hoje, Alexandre trabalha como professor de Circo, na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, e professor na Escola Sesc de Ensino Médio.


SERVIÇO

Valério Araújo
Data: 12 de junho, quarta-feira
Hora: 19h
Entrada: Gratuita
Local: Praça Leoni Ramos
Endereço: São Domingos, Niterói

Maurício Paraxaxá
Data: 14 de junho, sexta-feira
Hora: 19h
Entrada: Gratuita
Local: Trevo de Piratininga
Endereço: Rua Professor Ernâni Faria Alves

Galeria Urbana
Data: 15 de junho, sábado
Hora: das 14h às 22h
Entrada: Gratuita
Local: Galeria Urbana
Endereço: Rua José Figueiredo – Centro

Sr. Palhaço Apresenta
Data: 16 de junho, domingo
Hora: 11h
Entrada: Gratuita
Local: Horto do Fonseca
Endereço: Alameda São Boaventura, 770 – Fonseca 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário