segunda-feira, 16 de abril de 2012

Concerto de Ispinho e Fulô do grupo paulistano Companhia do Tijolo na Caixa Cultural Rio de Janeiro

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresentará de 19 a 29 de abril (quinta-feira a domingo), o espetáculo Concerto de Ispinho e Fulô, produção do grupo paulistano Companhia do Tijolo, que prestará uma homenagem ao poeta Patativa do Assaré. Com direção de Rogério Tarifa, a produção revela ao público, de forma leve e poética, a trajetória de Patativa que, além de poeta, foi compositor, cantor e improvisador.
A montagem estreia no Rio de Janeiro após passar por mais de 40 cidades pelo Brasil, entre elas São Paulo, Recife e Belo Horizonte. A parceria entre a Cia do Tijolo e a produtora carioca Em Cartaz Empreendimentos Culturais possibilitou a vinda da produção para o Rio, com o patrocínio da Caixa Econômica Federal.
“O público carioca é metropolitano, e justamente o que levamos ao palco são metáforas urbanas. A gente fala de Patativa que é sertanejo, mas dialogamos coma cidade, com a capital. É uma grande brincadeira embalada por boa música e linda história”, afirma Dinho Lima Flor, ator da companhia.
A história retrata sobre uma companhia de teatro vinda de São Paulo, que faz uma viagem no tempo e chega ao Cariri com o objetivo de entrevistar Antônio Gonçalves da Silva, o poeta. Na medida em que Patativa engendra seus versos, desfilam diante dos olhos do público as dores da seca, os animados bailes de sua gente, a receptividade do sertanejo, a graça de suas histórias, seus desejos e suas inquietações, suas esperanças e desilusões.
Assim o que seria uma entrevista costumeira, se transforma em um verdadeiro encontro entre dois mundos, tão próximos e, ao mesmo tempo, tão distantes: São Paulo e Assaré. Tudo isso encenado e cantado por meio de músicas de compositores brasileiros,como: Luiz Gonzaga, Emílio Belo Carvalho, Nelson Cavaquinho, além de composições próprias do grupo teatral.

Patativa do Assaré:

No dia 05 de março de 2009, comemorou-se o centenário de nascimento daquele que é considerado um dos maiores poetas populares do Brasil. Patativa do Assaré deixou obra extensa e valiosa e, apesar do pouco estudo, escrevia tanto nos moldes camonianos e na linguagem culta, como em ritmo e métrica populares, a linguagem do dia a dia.
A montagem recebeu, em 2009, o prêmio Shell na categoria Música, e o grupo foi convidado para participar do Performing Arts Festival, na Dinamarca. Somente agora, em 2012, os cariocas terão a oportunidade de assistir ao espetáculo Concerto de Ispinho e Fulô.


Concerto de Ispinho e Fulô na Caixa Cultural Rio (divulgação)

Serviço:
Espetáculo “Concerto de Ispinho e Fulô”
Duração:140 minutos
CAIXACultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena
Avenida Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca) - Rio de Janeiro
Temporada: de 19 a 29 de abril (quinta-feira a domingo)
Horário: 19 horas
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (Meia-entrada. Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia)
Telefone: (21)2544-4080
Capacidade: 150 lugares
Classificação indicativa: 14 anos
Acesso para pessoas com deficiência

Blog do espetáculo: http://concertodeispinhoefulo.blogspot.com.br/
Programação completa da CAIXA Cultural www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário