quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Theatro Municipal de Niterói apresenta lives ao vivo


Theatro Municipal de Niterói oferece ao público, em suas redes, uma programação variada de lives, além de entrevistas sobre o Cordel, gênero que dá base ao Repente e à Embolada.

“Clássicos do Samba | Terreiro da Vovó”, criado na Zona Norte de Niterói, dá início a sequência de lives, no dia 19 de agosto, quarta-feira, às 19h. Na sexta, dia 21, Ithamara Kooraks faz homenagem a Elizeth Cardoso, às 20h. Na quarta, dia 26, é a vez do Candongueiro, roda de samba referência da cultura popular brasileira, se apresentar, às 19h, no Theatro Municipal de Niterói. No dia seguinte, às 19h, Marcelo Caldi – um dos músicos mais completos da atualidade – faz um tributo ao mestre Sivuca, que completaria 90 anos, em 2020. Fechando, em grande estilo, a programação de lives do mês, o grande músico Rodrigo Suricato faz show, no dia 28, às 20h.

O público poderá assistir às atrações no fecebook.com/ theatromunicipaldeniteroi/ e também no facebook @culturaniteroi.

 

PROGRAMAÇÃO DA SEGUNDA QUINZENA DE AGOSTO:

Mostra de Cordel, Embolada e Repente

 

Datas: 16, 23 e 30 de agosto e 6 de setembro (domingos)

 

Horário: 19h

 

Cordel, Repente e Embolada:

 

O Cordel foi reconhecido pelo IPHAN como Patrimônio Cultural Brasileiro, em setembro de 2018, em uma solenidade do Rio de Janeiro. Amplamente difundido no Nordeste Brasileiro, o gênero que dá base ao Repente e a Embolada, é também muito presente nos estados do Sudeste, devido aos processos de migração. No estado do Rio de Janeiro, as comunidades com nordestinos e filhos de nordestinos representam boa parte da população, chegando, em alguns casos, a mais de cinquenta por cento, em alguns municípios.

Atualmente já fazem parte do currículo escolar de muitas escolas públicas e particulares. Curadoria de Marcelo Fraga.

 

Entrevistados:

 

Data: 16 de agosto - Mestre Gonçalo Ferreira da Silva –

Presidente da Academia Brasileira de Literatura de Cordel

 

Data: 23 de agosto - João Batista de Melo – Cordelista de Niterói

 

Data: 30 de agosto - Marcus Lucenna – Escritor, Cordelista, Cantador

 

Data: 6 de setembro - Ednaldo Santos – Poeta Repentista

 

 

Clássicos do Samba | Terreiro da Vovó

Data: 19 de agosto (quarta)

Horário: 19h

A estreia do projeto Clássicos do Samba online contará com o samba do Terreiro da Vovó, fundado em 2011, no bairro do Fonseca, na Zona Norte de Niterói.

A intenção dessa reunião cultural, se deu da necessidade em resgatar o samba tradicional, fazendo desse projeto um ponto de resistência, verdade e muito amor pelo samba. Por lá passaram nomes importantes desse gênero: Mestre Wilson Moreira; Moacyr Luz; Marquinho Diniz; Wanderley Monteiro; Serginho Meriti; Gabrielzinho do Irajá; Glória Bonfim; Marquinho Satã; Luciano Bom Cabelo; Arifan; Mingo Silva; Juninho Thybau; Renato da Rocinha; entre outros mestres e amigos

60min l Live l Samba

Facebook - fecebook.com/ theatromunicipaldeniteroi/ e @culturaniteroi

 

Ithamara Koorax | As Canções Da Minha Madrinha Elizeth Cardoso




Data: 21 de agosto (Sexta)

Horário: 20h


Acompanhada pelo pianista Zé-Maria Rocha, pelo baixista Cezar Machado e pelo baterista José Luiz Maia, Ithamara apresenta o show “As Canções Da Minha Madrinha Elizeth Cardoso”, revisitando a obra da “Divina”, uma das maiores cantoras que o Brasil já conheceu, que nesse ano celebra o seu centenário.

 

A fluminense Ithamara Koorax, eleita a quarta melhor cantora do mundo pela revista americana Down Beat, considerada “a bíblia do jazz”, tem a trajetória de música intimamente ligada à Elizeth Cardoso. Logo no início de sua carreira, em 1988, ao fazer um show em São Paulo com Guinga e Paulo César Pinheiro, a “Divina” estava na plateia. No fim do espetáculo, ela subiu ao palco e fez a Ithamara tantos elogios que gerou intensa comoção na cantora.

  

No projeto, com piano, roteiro e direção musical de Zé-Maria Rocha,  Ithamara irá interpretar canções como "Carta ao Tom" (Toquinho e Vinicius de Moraes), "Canção de Amor” (Chocolate e Elano de Paula ), ”Manhã de Carnaval (Luiz Bonfá  e Antônio Maria), “Canção da manhã feliz" (Luíz Reis e Haroldo Barbosa), “Consolação” (Baden Powell e Vinícius de Moraes), ”Deixa” (Baden Powell e Vinícius de Moraes), entre outras.

 

60min l Live l Música


Facebook -
 fecebook.com/ theatromunicipaldeniteroi/ e @culturaniteroi

 

Candongueiro

Data: 26 de agosto

Horário: 19h

 

A tradicional roda de samba do Candongueiro é referência da cultura popular brasileira e, no ano de 2019, foi tombada como patrimônio cultural imaterial da cidade de Niterói. Criado há quase 30 anos, o Candongueiro e sua Roda de Samba mantêm viva a intenção de proporcionar esta troca de energia para saciar os antigos e conquistar novos admiradores.

 

Sobre o Candongueiro

 

A roda nasceu no quintal de casa apenas para amigos, se tornou sucesso estrondoso ao longo dos anos e, quinzenalmente, atraía centenas de pessoas a Niterói. Além de contar com músicos extremamente virtuosos, conquistaram um público cativo, que teve a sorte de acompanhar participações memoráveis de baluartes do samba como Beth Carvalho, Dona Ivone Lara, Nelson Sargento, Wilson Moreira e Nei Lopes, entre outros. A tradição da roda de samba do Candongueiro está diretamente ligada à estreita relação com a Portela.
Com repertório exclusivo de Samba de Raiz, o grupo é composto por músicos reconhecidos no cenário carioca, como Cremilson "Bico Doce" (cavaquinho e voz), Daniel Scisinio (cavaquinho e voz), (Dinho Rosa (percussão), Ilton do Candongueiro (percussão), Iracema Monteiro (voz), Ivan Mendes (sopro e percussão), Marcos Basilio (percussão), ( Raphael Lagoas (percussão), Serginho Procópio (cavaquinho e voz) e Wander Fontana (violão).

60min l Live l  Samba

Facebook - fecebook.com/ theatromunicipaldeniteroi/ e @culturaniteroi

 

Marcelo Caldi | 90 anos do mestre Sivuca



 

Data: 27 de agosto (quinta-feira)

Horário: 19h

 

Um dos maiores mestres da sanfona brasileira, o gênio Sivuca, completaria 90 anos de idade em 2020. Para celebrar o precioso legado do sanfoneiro paraibano, Marcelo Caldi, o maior discípulo do artista e um dos maiores músicos da atual geração de acordeonistas no Brasil, preparou um espetáculo inédito, baseado numa releitura sofisticada dos sucessos “Feira de Mangaio” (Sivuca), “João e Maria” (Sivuca e Chico Buarque), entre outros.

 

O roteiro abre espaço também para músicas autorais de Caldi, que fazem uma ponte única entre os ritmos do Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil.

Sobre Marcelo Caldi

Marcelo Caldi é um dos músicos mais completos da atualidade. Pianista, compositor, arranjador sinfônico, produtor, cantor, maestro e diretor musical. Tornou-se amplamente reconhecido como um dos sanfoneiros mais importantes de sua geração, levando adiante o precioso legado de mestres como Luiz Gonzaga, Orlando Silveira, Chiquinho do Acordeom, Sivuca, Dominguinhos, Oswaldinho e outros.

Ganhou o Prêmio Funarte Centenário de Luiz Gonzaga, resultando no lançamento do livro e do disco “Tem sanfona no choro”, com a publicação inédita das peças instrumentais do rei do baião, editado pelo Instituto Moreira Salles (2012).

Apresentou-se ainda ao lado de Elba Ramalho, Elza Soares, Chico César, Yamandu Costa, Hamilton de Holanda, Geraldo Azevedo, Fabiana Cozza, entre muitos outros. Realizou, nos últimos anos, em vários festivais do Brasil e exterior, dezenas de workshops, oficinas e palestras sobre educação musical, sanfona brasileira e temas afins.

 

40min l Live no Facebook l MPB

fecebook.com/ theatromunicipaldeniteroi/ e @culturaniteroi

 

Rodrigo Suricato | Na Mão as Flores



Data: 28 (sexta-feira)  

Horário: 20h

Rodrigo Suricato é cantor, poeta, multiinstrumentista, produtor e compositor carioca, considerado um dos artistas mais multi-facetados da sua geração. O show solo “Na Mão as Flores” tem o formato One Man Band, em que Rodrigo toca todos os instrumentos. Já lançou 3 discos solo, entre eles “Sol-te” vencedor do Grammy Latino em 2015. À frente do projeto que leva seu sobrenome “Suricato”, foi destaque em festivais como Rock in Rio e Lollapalooza; além de finalista do programa Superstar da Rede Globo, conduzindo o projeto a ser uma das principais referências brasileiras do Folk/Pop.

Sem abrir mão de sua carreira solo, em 2017 é convidado para uma das mais icônicas bandas do país, BARÃO VERMELHO, sucedendo Roberto Frejat nos vocais e guitarras, além somar forças como compositor na nova fase da banda que já teve Cazuza como vocalista.

Contratado pela Universal Music em 2019, Rodrigo se prepara para a turnê de seu mais novo disco “Na mão as flores”, composto, tocado e produzido por ele mesmo. “Ele não é one man band, ele é uma big band man!! Não é por malabarismo, mas ninguém como ele para ter seus sons e sentidos a serviço da canção. A sua canção. Pessoal e intransferível.” - Bruno Levinson

60min l Live l Música

Facebook - fecebook.com/ theatromunicipaldeniteroi/ e @culturaniteroi


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário