Blog voltado para momentos de descontração e cultura. Especialmente para você que está do outro lado do monitor!!!
quarta-feira, 26 de agosto de 2020
Musa Ingred Menezes faz ensaio fotográfico com temática fitness
Em entrevista ao apresentador Junior Mendes Carol Nakamura revela sobre casamento
O programa ‘No Ar com Junior Mendes’, no Youtube, apresentado pelo jornalista Junior Mendes, tem esquentado as segundas-feiras. Com seu jeitinho interiorano ele arranca spoilers e aproxima fãs de ídolos, em um bate papo descontraído e cheio de intimidade.
E, na última segunda-feira, Junior recebeu Carol Nakamura, atriz, modelo e bailarina que começou sua carreira como bailarina do Faustão. Ela que veio de Santa Teresa, disse ter sido tímida na infância, e foi quando os pais resolveram, aos 09 anos de idade, coloca-la no ballet. Já nova, ela passou pelo desafio de participar de uma audição para a Escola Municipal Maria Olenewa, no Rio, e passou.
Sua ida para o Domingão do Faustão foi por acaso. Indicada por uma amiga, fez um teste e conquistou a vaga. No ballet do Faustão, ela ficou por 8 anos. Desde então, não parou mais.
Quando perguntada sobre seu filho adotivo, Wallace, ela fala: “Ele representa amor, oportunidade. Todo mundo tem direito a educação. Não sou boazinha porque encontrei o Wallace, acho que Deus quem colocou ele na minha vida, não sou boazinha porque dei a ele uma oportunidade, ele merece essa oportunidade. Eu aprendo muito mais com ele do que ele aprende comigo. Ser mãe, com a cabeça mais madura é um presente de Deus”, conta.
E, não parou por aí. Junior, com seu jeitinho simples, fez o bate papo transcorrer de forma leve. Carol diz sentir saudades de ter mais tempo, se encontrar com amigas, viajar sem ser a trabalho, além da vida pessoal reservada. “Quando você se torna uma pessoa pública, as pessoas só te conhecem pelo que veem nas matérias. Sinto saudade das pessoas que de verdade me conhecem. Mas, esse é o preço que a gente paga e eu estou disposta a pagar, por todos os meus sonhos.”, conta.
Mas, foi no momento spoiler de Junior Mendes que ela revelou. Ela e Guilherme Leonel irão casar em breve, numa cerimônia simples, cumprindo os protocolos do novo normal.
Acompanhe a entrevista completa:
quinta-feira, 20 de agosto de 2020
Theatro Municipal de Niterói apresenta lives ao vivo
Theatro Municipal de Niterói oferece ao público, em suas redes, uma programação variada de lives, além de entrevistas sobre o Cordel, gênero que dá base ao Repente e à Embolada.
“Clássicos do Samba | Terreiro da Vovó”, criado na Zona Norte de Niterói, dá início a sequência de lives, no dia 19 de agosto, quarta-feira, às 19h. Na sexta, dia 21, Ithamara Kooraks faz homenagem a Elizeth Cardoso, às 20h. Na quarta, dia 26, é a vez do Candongueiro, roda de samba referência da cultura popular brasileira, se apresentar, às 19h, no Theatro Municipal de Niterói. No dia seguinte, às 19h, Marcelo Caldi – um dos músicos mais completos da atualidade – faz um tributo ao mestre Sivuca, que completaria 90 anos, em 2020. Fechando, em grande estilo, a programação de lives do mês, o grande músico Rodrigo Suricato faz show, no dia 28, às 20h.
O público poderá assistir às atrações no fecebook.com/ theatromunicipaldeniteroi/ e também no facebook @culturaniteroi.
PROGRAMAÇÃO DA SEGUNDA QUINZENA DE AGOSTO:
Mostra de Cordel, Embolada e Repente
Datas: 16, 23 e 30 de agosto e 6 de setembro (domingos)
Horário: 19h
Cordel, Repente e Embolada:
O Cordel foi reconhecido pelo IPHAN como Patrimônio Cultural Brasileiro, em setembro de 2018, em uma solenidade do Rio de Janeiro. Amplamente difundido no Nordeste Brasileiro, o gênero que dá base ao Repente e a Embolada, é também muito presente nos estados do Sudeste, devido aos processos de migração. No estado do Rio de Janeiro, as comunidades com nordestinos e filhos de nordestinos representam boa parte da população, chegando, em alguns casos, a mais de cinquenta por cento, em alguns municípios.
Atualmente já fazem parte do currículo escolar de muitas escolas públicas e particulares. Curadoria de Marcelo Fraga.
Entrevistados:
Data: 16 de agosto - Mestre Gonçalo Ferreira da Silva –
Presidente da Academia Brasileira de Literatura de Cordel
Data: 23 de agosto - João Batista de Melo – Cordelista de Niterói
Data: 30 de agosto - Marcus Lucenna – Escritor, Cordelista, Cantador
Data: 6 de setembro - Ednaldo Santos – Poeta Repentista
Clássicos do Samba | Terreiro da Vovó
Data: 19 de agosto (quarta)
Horário: 19h
A estreia do projeto Clássicos do Samba online contará com o samba do Terreiro da Vovó, fundado em 2011, no bairro do Fonseca, na Zona Norte de Niterói.
A intenção dessa reunião cultural, se deu da necessidade em resgatar o samba tradicional, fazendo desse projeto um ponto de resistência, verdade e muito amor pelo samba. Por lá passaram nomes importantes desse gênero: Mestre Wilson Moreira; Moacyr Luz; Marquinho Diniz; Wanderley Monteiro; Serginho Meriti; Gabrielzinho do Irajá; Glória Bonfim; Marquinho Satã; Luciano Bom Cabelo; Arifan; Mingo Silva; Juninho Thybau; Renato da Rocinha; entre outros mestres e amigos
60min l Live l Samba
Facebook - fecebook.com/ theatromunicipaldeniteroi/ e @culturaniteroi
Ithamara Koorax | As Canções Da Minha Madrinha Elizeth Cardoso
Data: 21 de agosto (Sexta)
Horário: 20h
Acompanhada pelo pianista Zé-Maria Rocha, pelo baixista Cezar Machado e pelo baterista José Luiz Maia, Ithamara apresenta o show “As Canções Da Minha Madrinha Elizeth Cardoso”, revisitando a obra da “Divina”, uma das maiores cantoras que o Brasil já conheceu, que nesse ano celebra o seu centenário.
A fluminense Ithamara Koorax, eleita a quarta melhor cantora do mundo pela revista americana Down Beat, considerada “a bíblia do jazz”, tem a trajetória de música intimamente ligada à Elizeth Cardoso. Logo no início de sua carreira, em 1988, ao fazer um show em São Paulo com Guinga e Paulo César Pinheiro, a “Divina” estava na plateia. No fim do espetáculo, ela subiu ao palco e fez a Ithamara tantos elogios que gerou intensa comoção na cantora.
No projeto, com piano, roteiro e direção musical de Zé-Maria Rocha, Ithamara irá interpretar canções como "Carta ao Tom" (Toquinho e Vinicius de Moraes), "Canção de Amor” (Chocolate e Elano de Paula ), ”Manhã de Carnaval (Luiz Bonfá e Antônio Maria), “Canção da manhã feliz" (Luíz Reis e Haroldo Barbosa), “Consolação” (Baden Powell e Vinícius de Moraes), ”Deixa” (Baden Powell e Vinícius de Moraes), entre outras.
60min l Live l Música
Facebook - fecebook.com/ theatromunicipaldeniteroi/ e @culturaniteroi
Candongueiro
Data: 26 de agosto
Horário: 19h
A tradicional roda de samba do Candongueiro é referência da cultura popular brasileira e, no ano de 2019, foi tombada como patrimônio cultural imaterial da cidade de Niterói. Criado há quase 30 anos, o Candongueiro e sua Roda de Samba mantêm viva a intenção de proporcionar esta troca de energia para saciar os antigos e conquistar novos admiradores.
Sobre o Candongueiro
A roda nasceu no quintal de casa apenas para amigos, se tornou sucesso estrondoso ao longo dos anos e, quinzenalmente, atraía centenas de pessoas a Niterói. Além de contar com músicos extremamente virtuosos, conquistaram um público cativo, que teve a sorte de acompanhar participações memoráveis de baluartes do samba como Beth Carvalho, Dona Ivone Lara, Nelson Sargento, Wilson Moreira e Nei Lopes, entre outros. A tradição da roda de samba do Candongueiro está diretamente ligada à estreita relação com a Portela.
Com repertório exclusivo de Samba de Raiz, o grupo é composto por músicos reconhecidos no cenário carioca, como Cremilson "Bico Doce" (cavaquinho e voz), Daniel Scisinio (cavaquinho e voz), (Dinho Rosa (percussão), Ilton do Candongueiro (percussão), Iracema Monteiro (voz), Ivan Mendes (sopro e percussão), Marcos Basilio (percussão), ( Raphael Lagoas (percussão), Serginho Procópio (cavaquinho e voz) e Wander Fontana (violão).
60min l Live l Samba
Facebook - fecebook.com/ theatromunicipaldeniteroi/ e @culturaniteroi
Marcelo Caldi | 90 anos do mestre Sivuca
Data: 27 de agosto (quinta-feira)
Horário: 19h
Um dos maiores mestres da sanfona brasileira, o gênio Sivuca, completaria 90 anos de idade em 2020. Para celebrar o precioso legado do sanfoneiro paraibano, Marcelo Caldi, o maior discípulo do artista e um dos maiores músicos da atual geração de acordeonistas no Brasil, preparou um espetáculo inédito, baseado numa releitura sofisticada dos sucessos “Feira de Mangaio” (Sivuca), “João e Maria” (Sivuca e Chico Buarque), entre outros.
O roteiro abre espaço também para músicas autorais de Caldi, que fazem uma ponte única entre os ritmos do Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil.
Sobre Marcelo Caldi
Marcelo Caldi é um dos músicos mais completos da atualidade. Pianista, compositor, arranjador sinfônico, produtor, cantor, maestro e diretor musical. Tornou-se amplamente reconhecido como um dos sanfoneiros mais importantes de sua geração, levando adiante o precioso legado de mestres como Luiz Gonzaga, Orlando Silveira, Chiquinho do Acordeom, Sivuca, Dominguinhos, Oswaldinho e outros.
Ganhou o Prêmio Funarte Centenário de Luiz Gonzaga, resultando no lançamento do livro e do disco “Tem sanfona no choro”, com a publicação inédita das peças instrumentais do rei do baião, editado pelo Instituto Moreira Salles (2012).
Apresentou-se ainda ao lado de Elba Ramalho, Elza Soares, Chico César, Yamandu Costa, Hamilton de Holanda, Geraldo Azevedo, Fabiana Cozza, entre muitos outros. Realizou, nos últimos anos, em vários festivais do Brasil e exterior, dezenas de workshops, oficinas e palestras sobre educação musical, sanfona brasileira e temas afins.
40min l Live no Facebook l MPB
fecebook.com/ theatromunicipaldeniteroi/ e @culturaniteroi
Rodrigo Suricato | Na Mão as Flores
Data: 28 (sexta-feira)
Horário: 20h
Rodrigo Suricato é cantor, poeta, multiinstrumentista, produtor e compositor carioca, considerado um dos artistas mais multi-facetados da sua geração. O show solo “Na Mão as Flores” tem o formato One Man Band, em que Rodrigo toca todos os instrumentos. Já lançou 3 discos solo, entre eles “Sol-te” vencedor do Grammy Latino em 2015. À frente do projeto que leva seu sobrenome “Suricato”, foi destaque em festivais como Rock in Rio e Lollapalooza; além de finalista do programa Superstar da Rede Globo, conduzindo o projeto a ser uma das principais referências brasileiras do Folk/Pop.
Sem abrir mão de sua carreira solo, em 2017 é convidado para uma das mais icônicas bandas do país, BARÃO VERMELHO, sucedendo Roberto Frejat nos vocais e guitarras, além somar forças como compositor na nova fase da banda que já teve Cazuza como vocalista.
Contratado pela Universal Music em 2019, Rodrigo se prepara para a turnê de seu mais novo disco “Na mão as flores”, composto, tocado e produzido por ele mesmo. “Ele não é one man band, ele é uma big band man!! Não é por malabarismo, mas ninguém como ele para ter seus sons e sentidos a serviço da canção. A sua canção. Pessoal e intransferível.” - Bruno Levinson
60min l Live l Música
Facebook - fecebook.com/ theatromunicipaldeniteroi/ e @culturaniteroi
De unhas feitas: Espaço Maison Meyer fala sobre a importância da saúde das unhas e explica os tipos de técnicas
Unhas enfraquecidas podem ser falta de nutrientes, ou problemas com o metabolismo, entre outros. Eduard conta que recebe muitas pessoas com queixas de unhas quebradiças, e sua preocupação é orientar da melhor forma, direcionando a cliente para um profissional especializado, quando o assunto pode estar atrelado a saúde.
“Não adianta escolher uma técnica, colocar um unhão e estar com elas sem saúde. É importante que as pessoas procurem um local sério, com profissionais especialistas. Em nosso espaço, nos preocupamos em ter uma equipe competente, que tenha preparo e conhecimento. A manicure é uma profissional que também precisa estar preparada para identificar e até diagnosticar problemas em relação a unha. Encaminhando a cliente a um nutricionista, ou também um dermatologista”, conta.
Na Maison Meyer, a cliente escolhe a técnica, juntamente com a profissional, que direcionará o mais indicado de forma personalizada. Dentre as técnicas, o espaço oferece: Gel; Acrigel; Fibra (ceda, pérola, vidro); Acrílico (porcelana); Nail Art (encapsulamento). Eduard destaca que os valores variam conforme a técnica, mas, diz que o mais importante é que haja uma consulta com o profissional para que se obtenha o resultado desejado entre beleza e saúde das unhas. Ele explica as principais técnicas. Saiba mais:
Gel - Esse alongamento é um dos mais procurados e bastante conhecido de todos. Por ser de fácil aplicação, não possui cheiro e pode ser usado em pessoas que tem alergias. Mas, atenção, se você já identificou forte alergia, teste primeiro. Todo tipo de alergia precisa ser tratado previamente, para evitar surpresas desagradáveis depois do procedimento. Outro benefício desta técnica é que dão brilho e durabilidade ao esmalte.
Acrílico ou porcelana: É um método rápido que deixa a unha com um aspecto natural e auxilia na reconstrução de unhas quebradas, ruídas e danificadas. É um alongamento permanente, que necessita de manutenção a cada 15 dias. Porém, ela pode durar até três meses. Mas, isso depende do crescimento da unha de cada pessoa. O alongamento de unha de acrílico é um método rápido e apresenta para o cliente, unhas com um aspecto natural. Além de reconstruir unhas quebradas, ruídas e danificadas.
Fibra de Vidro: considerada como a mais resistente entre todas as técnicas. É um alongamento que também precisa de manutenção com regularidade, e pode durar em média 3 meses. Nele, a fibra de vidro serve como suporte para o gel, moldando a unha. Quem opta por esta técnica, precisa estar com as unhas bem lixadas e curtas. Vale ressaltar, que conforme a unha vai crescendo, ela precisará de acompanhamento.
Eduard explica que todo o procedimento tem seus benefícios, como malefícios, mas, que o mais importante é o cuidado. E, você já decidiu qual melhor procedimento para suas unhas?
A Maison Meyer fica na Rua Coronel Cota, 25, Méier, RJ. Telefone: 21 4137-9589
terça-feira, 18 de agosto de 2020
Lançamento do curta-metragem “Revolução dos Afetos” da socióloga e documentarista Ingrid Gerolimich
Beleza e saúde em tempos de Covid-19
domingo, 16 de agosto de 2020
Sala Carlos Couto apresenta depoimentos e live em comemoração aos seus 27 anos
O aniversário é da Sala Carlos Couto, mas quem ganha presente é o público! São diversas novidades na programação virtual da Sala, com muitas lembranças, que fizeram parte da história do local.
O telespectador vai poder conhecer a experiência do construtor de violões Luthier Wellington Polegário em realizar, há 10 anos, a sua primeira exposição na Sala Carlos Couto; saber um pouco mais da história de Carlos Couto, por meio de depoimentos da sua neta Désirée Thompson e de Carlos Ruas; além de live do grupo vocal de samba Arranco de Varsóvia.
Vídeo - Luthier Wellington Polegário
Data: 18 de agosto (terça-feira)
Horário: 18 horas
O Luthier Wellington Polegário contará como foi a sua experiência de realizar, em 2010, sua primeira exposição na Sala Carlos Couto Carlos Couto.
Sobre o Luthier
A trajetória de Wellington Polegário como luthier construtor de violões surgiu em 2007, por meio do fórum de internet violão.org. De forma incomum, em menos de um semestre, o Dom Pole, como passou a ser identificado de forma coloquial, já se tornava conhecido como mais um talento destacado na profissão que passou a adotar.
Luthier Dom Pole já havia incorporado, ao longo de três de suas quase quatro décadas de existência, um grande e metódico aprendizado no trabalho com madeira e seu emprego em movelaria de qualidade. E assim documentou nas páginas do fórum a construção do seu primeiro violão. Totalmente autodidata, Polegário já tinha produzido cerca de dez violões, dotados de qualidade reconhecida pelos seus requerentes e, assim, ele exerce a sua arte construtiva em seu atelier em São Gonçalo.
Plataformas de exibição: Instagram @salacarloscouto
Quem foi Carlos Alfredo de Araújo Couto?
Depoimento do Jornalista, Fotógrafo Carlos Ruas
Data: 20 de agosto (quinta-feira)
Horário: 18 horas
A Sala Carlos Couto não poderia deixar de convidar o Jornalista e Fotógrafo Carlos Ruas para falar da sua amizade e dos acontecimentos entre ele e o ator e diretor Carlos Alfredo de Araújo, mais conhecido como K.Couto, uma figura tão importante para classe Teatral e para cultura da nossa cidade.
Carlos Alfredo de Araújo Couto, também conhecido como K. Couto, nasceu na cidade do Porto, em Portugal, em 1921, e faleceu em Niterói em 1993. Entre idas e vindas a Portugal, cultivava o sonho de ser artista de teatro. Enquanto não realizava esse sonho, trabalhou em padaria e como vendedor em fábricas de salame, de sacos de papel, de escovas de dente, de material escolar e de vidro. Tendo interrompido os estudos quando jovem, finalmente formou-se em Direito aos 30 anos de idade, mas desde os vinte e três atuava em teatro amador, tendo se profissionalizado aos 27. Foi cronista do jornal O Fluminense. Produziu o programa Coisas da Praia Grande na TV Rio e o Espetáculo Carlos Couto na Rádio Difusora. Foi diretor do Teatro Municipal de Niterói, onde sempre lutou por sua restauração, e fundou a ATEN (Associação de Teatro de Niterói), entre outros
Plataformas de exibição: Instagram @salacarloscouto
Depoimento de Désirée Thompson - Neta do Carlos Couto
Data: 21 de agosto (sexta-feira)
Horário: 18 horas
Empresária, Coreógrafa e Professora, Désirée Thompson mora em Paris há muitos anos, mas também deixa o seu depoimento sobre sua vida com o seu avô.
Sobre Désirée
Multidisciplinar em dança, Desse especializou em dança Clássica, capoeira, jazz, dança indiana. Experiência de palco desde 1992. Foi apoiada pela presidente do Conselho Brasileiro de dança, Elba Nogueira, como artista de grande mérito, em sua vinda na Europa.
Bailarina, Coreógrafa e Pesquisadora, Désirée Thompson trabalhou na Opéra de Paris de 1994 -2012.
Em 2015, foi nomeada Membro do Conselho Internacional da Dança, parceira da UNESCO, Paris. Ela recebe o apoio do Presidente Geral do Conselho Internacional da Dança de Paris e o vice-presidente Constantin Kontogiannis para criar seus projetos internacionais.
Diretora da Cia Franco Brasileira de dança baseada em Paris, elabora espetáculos, conferências, sobre temas históricos relacionados à sua dupla cultura. Colabora com a Association Express ART Développement Cultura e Arte Lusófona e apoia a causa da Sindrome rara KBG. Organiza representação e mostra projetos artísticos para crianças com deficiência oferecendo oficinas artísticas.
Plataformas de exibição: Instagram @salacarloscouto
Live do Arranco de Varsóvia
Data: 25 de agosto (terça-feira)
Horário: 18h
Com 25 anos de carreira, o Arranco de Varsóvia estreia o show “Canta Cartola e Martinho”. Homenageados em projetos separados, no CD “Samba de Cartola” (1998) e no DVD “Pãozinho de Açúcar – Arranco Canta Martinho”, dois dos maiores nomes do samba e da música popular brasileira estarão juntos no palco através das quatro vozes do Arranco.
Ao juntar as obras de Cartola e Martinho no mesmo show, Andrea Dutra, Cacala Carvalho e Paulo Malaguti Pauleira evocam alguns dos mais importantes sambas da história, como “O Sol Nascerá”, “Disristimia”, “Divina Dama” e “Canta, Canta, Minha Gente”.
Plataformas de exibição: Instagram @salacarloscouto
Coluna Rota Pet - Pegando a Estrada
Quem tem um bicho filho precisa ler a matéria de
hoje
Viajar é sempre um evento para as grandes
famílias, principalmente para aquelas que tem um integrante “bicho filho”.
Geralmente eles encaram o desafio com grande festa,
porque estão com aqueles que amam, porém, dicas para tornar a viagem
confortável são sempre bem-vindas.
A viagem com um bicho filho requer, primeiramente,
programar a aventura para que ele possa estar presente em todos os momentos.
Então, comece por escolher locais de hospedagem que sejam “pet friendly”, bem
como passeios que ele também possa participar.
Ao fazer a sua mala, tente levar algumas
roupinhas, a sua caminha, seu cobertor, alguns brinquedos e sua comida! Leve
também seus potes de comer e beber, e sua necessaire com shampoo e toalha!
Prepare o seu veículo. Uma capa protetora resolve
o problema e tem disponível em várias estampas. São higiênicas e práticas!
Durante o trajeto, atente-se para a segurança de
todos. É muito importante que seu dog esteja utilizando um cinto de segurança
adequado para ele, assim como todos os viajantes do veículo.
Outra dica importante é a identificação. Ninguém
sai sem a sua identidade, e a do seu cão pode ser uma plaquinha com o seu
contato. No caso dele se perder, fica fácil para quem o encontrar te localizar!
E, por falar em se perder, evite usando sempre a guia!
Vacinas, antipulgas e vermífugos devem estar em
dia? Claro! Sempre! Viajando ou não, a saúde do seu pet é muito importante para
ele e toda a família. Mas, se ele está com algum desses medicamentos atrasados,
é hora de colocar em dia para sair com segurança. Aproveitando a ida ao médico,
pergunte a ele sobre um kit de emergência, que pode incluir medicamentos para
enjoo, alergias, ou mesmo pequenos acidentes. Outras dicas legais são
repelentes e roupinhas com filtro solar, caso você vá curtir uma viagem de
verão.
Se a sua viagem for longa, faça paradas. É bom
para todos! Dá pra fazer xixi, beber água e se alongar.
Leve saquinhos para recolher cocô e lencinhos
umedecidos para limpeza em geral.
Estão prontos? Boa viagem!