Uma das rodas de samba mais tradicionais da cidade campeã do Carnaval de 2020 - e de todo o Rio de Janeiro, o Candongueiro está de volta a Niterói com toda força. O evento "Samba de Segunda", realização da Secretaria das Culturas, Fundação de Arte de Niterói e Caminho Niemeyer, vai entrar na agenda de todos os bambas da cidade, como uma festa quinzenal, gratuita e democrática - feita para todos os niteroienses.
No foyer inferior do Teatro Popular Oscar Niemeyer, às 17h, com entrada gratuita, o Candongueiro receberá a cada apresentação um convidado especial. Na estreia, neste dia 16, o Trio Sambadona, formado pelas cariocas Clarice Magalhães, Elisa Addor e Roberta Nistra mostrará que o samba é praia sim das mulheres, cantoras e instrumentistas.
Roda de Samba Candongueiro
A roda nasceu no quintal de casa apenas para amigos, se tornou sucesso estrondoso ao longo dos anos e, semanalmente, atraía milhares de pessoas a Niterói. Além de contar com músicos extremamente virtuosos, conquistou um público cativo, que teve a oportunidade de acompanhar canjas memoráveis de baluartes do Samba como Beth Carvalho, Dona Ivone Lara, Nelson Sargento, Wilson Moreira e Nei Lopes, entre outros.
Com repertório exclusivo de Samba de Raiz, o grupo é formado por músicos reconhecidos no cenário carioca, como Cremílson "Bico Doce" (cavaquinho e voz), Daniel Scisinio (cavaquinho e voz), Dinho Rosa (percussão), Ilton do Candongueiro (percussão), Iracema Monteiro (voz), Ivan Mendes (sopro e percussão), Marcos Basílio (percussão), Raphael Lagoas (percussão), Serginho Procópio (cavaquinho e voz) e Wander Fontana (violão).
A tradição da roda de samba do candongueiro está diretamente ligada à Portela. Regularmente, a Velha Guarda da escola de Oswaldo Cruz se apresentava na última roda do ano, com garantia de casa lotada. Criado há 30 anos e hoje com indicação de se tornar patrimônio cultural e imaterial da cidade de Niterói, o Candongueiro inicia essa nova fase no Teatro Popular, com a intenção de proporcionar a reconhecida troca de energia, para saciar os saudosistas e conquistar novos admiradores.
Trio Sambadona
Artistas já consagradas no cenário do samba carioca, Clarice, Elisa e Roberta firmaram a parceria e o Trio Sambadona veio com tudo nos últimos anos. Clarice, que também é pandeirista, desfila canções mais antigas, de Noel Rosa, Cartola, Nelson Cavaquinho. Elisa passeia por clássicos como os de Dona Ivone Lara e pela veia sambista de artistas da MPB, entre eles Chico Buarque e Djavan. Por sua vez, Roberta mostra, com seu cavaquinho, obras de Jorge Aragão e Zeca Pagodinho, entre outros compositores contemporâneos, e de bambas como Elton Medeiros.
Clarice Magalhães
Desde 2000, Clarice Magalhães é pandeirista do grupo Choro na Feira, com o qual tocou em centenas de bailes, festivais de música e shows dentro e fora do Brasil. Em 2009, lançou seu álbum como cantora pela gravadora Cedro Rosa e desde 2010, dá aulas de pandeiro na Escola Maracatu Brasil. Lá, em 2011, criou a Orquestra de Pandeiros Tum Tá Que Tá, formada por seus alunos.
Elisa Addor
Elisa tem na bagagem uma brilhante trajetória nas rodas de samba que revitalizaram a boemia e a cena musical do bairro da Lapa. De lá para cá, a artista se firmou também como compositora e gravou seu primeiro álbum próprio - "Novos Tempos" (Bolacha Discos) – além de um CD de samba-jazz com o grupo Pé de Ouvido, e um disco com o grupo Farra dos Brinquedos, do qual faz parte.
Roberta Nistra
Roberta começou sua trajetória na música em 1995 e em 2012 lançou seu primeiro CD "Roberta Nistra", pela gravadora Biscoito Fino. A artista está prestes a iniciar as gravações de seu segundo CD. Em sua carreira já trabalhou com os grandes nomes da velha guarda do samba carioca e fez parcerias com grandes compositores como Moacyr Luz e Luis Filipe de Lima.
SERVIÇO
Samba de Segunda com a roda do Candongueiro
Data: 16 de março, segunda-feira
Horário: 17h
Classificação indicativa: Livre
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer
R. Jorn. Rogério Coelho Neto, s/n - Centro, Niterói
Telefone: (21) 2620-6101
ENTRADA GRATUITA - 1kg de alimento não perecível
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário