quarta-feira, 3 de julho de 2019

O Elixir do Amor de Gaetano Donizetti em cartaz no Municipal de Niterói


O projeto Ópera na UFRJ, criado em 1994 por iniciativa dos alunos da Escola de Música da UFRJ, realiza sua 22ª montagem com "O Elixir do amor", popular ópera em dois atos de Gaetano Donizetti, um dos mais fecundos compositores do Romantismo italiano. A temporada acontece nos dias 5, 6 e 7 de julho, no Teatro Municipal João Caetano de Niterói, no programa Óperas de Inverno. 

O Elixir do Amor (L'elisir d'amore em italiano) é um bom exemplo da música de Donizetti, conhecida por sua beleza melódica, orquestração simples, mas habilidosa, e linhas vocais requintadas. A história se passa em uma aldeia basca no final do século XVIII, onde Nemorino, um camponês ingênuo e pobre, apaixona-se por Adina, rica proprietária de terras, que está interessada em Belcore, um militar de passagem pela região. Nemorino encontra no Elixir do Amor, comercializado pelo charlatão Dr. Dulcamara, o remédio para curar os males do desamor. 
Com direção musical de Inácio De Nonno, direção cênica de Menelick de Carvalho, regência de Silvio Viegas e Felipe Damico, a montagem conta com cantores da Escola de Música e do Instituto Villa-Lobos da UNIRIO, ex-alunos e cantores do Coral Brasil Ensemble, e a Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ). A direção geral do espetáculo tem a assinatura de Andrea Adour. 
No projeto e realização do cenário e figurinos, estudantes dos cursos de Artes Cênicas da Escola de Belas Artes, sob coordenação das professoras Andrea Renck e Desirée Bastos. Iluminação a cargo do Sistema Universitário de Apoio Teatral (SUAT), coordenado pelo professor José Henrique Moreira, e apoio à direção cênica de estudantes da Direção Teatral da Escola de Comunicação. 
Nas diversas récitas Adina, será vivida por Amanda Gonzalez e Sophia Dornellas (Doppione: Nila Clara); Nemorino, por Jessé Bueno e Ivan Jorgensen; Belcore, por Cyrano Sales e Felipe Corrêa; Dr. Dulcamara,  Ciro D'Araújo, Paulo Maria; e Gianetta, por Júlia Anjos, Júlia Requião, Helena Lopes. 
Cantada em italiano e com diálogos em português, a montagem de "O Elixir do Amor", com sua música encantadora que agrada a todos, promete duas horas de grande divertimento musical e de espetáculo cênico. 






SERVIÇO
O Elixir do Amor de Gaetano Donizetti
Datas: 5, 6 e 7 de julho
Horário: sexta e sábado 19h e domingo 17h
Duração: 120 min
Classificação indicativa: Livre
Ingressos: R$ 40,00
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói
Tel: 2620-1624

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário