sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Um Trânsito + Especial em Março no teatro Cacilda Becker


O Grupo Teatro Novo é composto por atores com deficiência intelectual, em sua maioria portadores da Síndrome de Down. Criado e dirigido pelo psicólogo Rubens Gripp, desde 1999 vem apresentando seus espetáculos de teatro.

Atualmente, o Grupo desenvolve oficinas para mais de 50 alunos no Teatro Cacilda Becker -RJ, Faculdade Angel Vianna -RJ e Aero Clube Charitas-Niterói. São núcleos de escola de teatro que recebem estudantes e professores para contracenarem com os atores. Após cada espetáculo é realizado um debate com a plateia.
Em 2011 o Grupo Teatro Novo ganhou o Prêmio “Rio Sócio Cultural” da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.
Em 2006 ganhou o Prêmio “Muito Especial” da Funarte.
Em 2005 desenvolveu o Projeto “Realizar Faz a Diferença”, uma peça sobre educação no trânsito, para estudantes universitários e apresentada em 30 Faculdades.
O Grupo fez parcerias para criação de espetáculos com o Sebrae RJ, Faculdade de Enfermagem da Uerj, Zoológico RJ, Sociedade Brasileira de Medicina do Trabalho e Petrobrás.

Ele já se apresentou no Teatro Glauce Rocha; Espaço Cultural Mario Quintana (Porto Alegre), Teatro SESC (Copacabana, São Carlos, Friburgo) Teatro Municipal de Niterói, Teatro Marília de Belo Horizonte, CCBB Rio de Janeiro, Abertura do Ano Ibero-americano de Deficiência, em Brasília/2004, em teatros nas cidades de Campinas, Pouso Alegre, Maringá, Aracajú, Maceió, São Paulo, Baurú, São Lourenço, Juiz de Fora, Valença, Cabo Frio, Petrópolis, e em empresas como: Petrobras, Light, Ampla, CEG, Furnas, Eletronuclear, AGA, entre outros.




Peças do Grupo
1) O Super R. Uma analogia ao Super Homem. A peça aborda os 5 R. Conscientiza a partir da reciclagem, do reduzir, repensar, reutilizar, reeducar e replantar o planeta. (Parceria com o SEBRAE RJ)
2) O Enfermeiro. Aborda situações como gravidez na infância, uso de droga, HIV, abandono familiar. (Parceria com a Escola de Enfermagem da UERJ)
3) O Traficante de animais. A peça fala da extinção dos animais, o desmatamento e o futuro do planeta. (Parceria com o Zoológico do RJ)
4) O Aleijadinho. Um fictício encontro entre Antônio Francisco Lisboa – O aleijadinho e um ator do Grupo Teatro Novo
5) O Trânsito. A peça aborda educação no trânsito, direção defensiva, voltada a jovens universitários. (Parceria com a Prefeitura de Niterói)
6) O Trabalhador. Fala de doenças crônicas não transmissíveis, auto-medicação, segurança no trabalho. (Parceria com a Petrobras)
7) O Menino. Versando sobre o nascimento de um menino com a Síndrome de Down. Sua trajetória de vida na familia e na sociedade
8) Momentos em família. Aborda a vida de um menino com a Síndrome de Down, sua sexualidade, deficiência intelectual na escola e o processo de inclusão na sociedade.
9) O Vampiro. Os vampiros estão invadindo o Brasil sedentos por novas vítimas. Travam uma batalha feroz com os mosquitos da dengue que também se alimentam de sangue. Apenas as pessoas que têm um cromossomo a mais poderão combatê-los.


O Diretor
Rubens Emerick Gripp tem formação e especialização na área da Psicologia Clínica e Educacional e Mestrado em Ciência da Arte pela UFF.
Dirigiu por 14 anos o Grupo Teatro Sol, formado por adolescentes e adultos da APAE de Niterói, levando os espetáculos aos Estados Unidos e Colômbia. Transformou esta experiência em curso de arte em 15 capitais do Brasil com o apoio do Governo Federal: “Projeto Sol” e “Arte – Vida – CORDE” (1988).
Participou de projetos de pesquisa na área do desenvolvimento infantil ligados ao UNICEF / LBA / FEBENCE / IPHEM/ / IBDD / ABC.
Prestou consultoria para Unimed e Unicred Niterói.
Exerceu atividade de Professor de Psicologia na UERJ, Faculdade Maria Thereza, Faculdade Pestalozzi.
Dirigiu o Centro Integrado de Desenvolvimento e Pesquisa Pendotiba – CIDP em Niterói, RJ, onde montou em 1988 a primeira escola de teatro para pessoas com deficiência intelectual, um núcleo de profissionalização e um sistema de residência protegida, com a Academia Brasileira de Ciência e IBDD.
Criou o Grupo Teatro Novo em 1999, como um projeto inovador de expressão, improvisação e realidade no âmbito do teatro, com oficinas no Teatro SESC Niterói, Teatro da UFF, Teatro Cacilda Becker, Faculdade Angel Vianna e Teatro Popular Niemeyer de Niterói.
Diretor do Instituto Teatro Novo.
Membro do Very Special Arts do Brasil.

Acreditando nessa proposta você também poderá fazer a diferença!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário