sexta-feira, 20 de julho de 2012

Homenagem a Jovelina Pérola Negra será comemorado neste sábado na Pavuna

O aniversário de Jovelina Pérola Negra nascida em 21 de julho de1944, uma das grandes damas do samba, ao lado de Clementina de Jesus e D. Ivone Lara, será comemorado neste sábado, 21 de julho, com Partido Alto, Roda de Samba e, claro, uma deliciosa feijoada.
A festa será comandada por Cassiana, filha de Jovelina, herdeira e continuadora de sua obra, será na Arena Carioca da Pavuna, que leva o seu nome - uma homenagem da Prefeitura do Rio de Janeiro.
O evento será aberto ao público e os portões serão abertos a partir das 12 horas e, as primeiras 200 pessoas receberão um ticket com direito a Feijoada.
Na programação, antes de dar início a Roda de samba Partido, às 13h30, serão apresentados vídeos da homenageada e alunos das Escolas Públicas Municipais do entorno exporão trabalhos sobre a Jovelina Pérola Negra, para levar o seu exemplo de vida e obra às novas gerações. A Roda de Partido Alto contará com o Grupo Batuque Novo e os partideiros Juninho Timbau, Renatinho Partideiro e Tantinho da Mangueira. Cassiana conduzirá a roda de samba, a partir das 15 horas. Ela terá como convidados: Aninha Portal, Zé Luis do Império, Rose Guará, Ircéia Pagodinho, Aloisio Machado e Sombrinha. O encerramento está previsto para as 19 horas, e será com a bateria, cantores e passistas do Gres.Império Serrano - a Escola da Serrinha.
Jovelina
A compositora ficou conhecida como partideira animando o Botequim da escola da Serrinha ao lado de Roberto Ribeiro e Jorginho do Império. Ex-empregada doméstica, era pastora do Império Serrano e desfilava na Ala das Baianas. Participou de Rodas de Samba com o Zeca Pagodinho, na Galeria do Samba. Pérola Negra é uma das mais importantes representantes do Partido Alto, herdeira das tradições do improviso na música brasileira do Sudeste.
A compositora estreou em disco em 1985, na coletânea Raça Brasileira (RGE) com dois pagodes clássicos: Bagaço da Laranja (Arlindo Cruz/Zeca Pagodinho/Jovelina) e Feirinha da Pavuna(Jovelina). Interpretou, ainda, Pomba-Rolou (Adilson Gavião/Carlos do Cachambi). Nesse disco, além de Jovelina, aparecem pela primeira vez nomes como Zeca Pagodinho, Mauro Diniz, Elaine Machado e Pedrinho da Flor.
Na discografia, o já citado Raça Brasileira (participação em 3 faixas), 1985; Jovelina Pérola Negra, 1986; Luz do Repente, 1987; Sorriso Aberto, 1988; Amigos Chegados, 1990;  Sangue Bom, 1991;  Pagodão da Jovelina, 1993; Vou na Fé, 1993;  Samba Guerreiro, 1996;  As 20 Preferidas de Jovelina Pérola Negra, 1997; entre outros.
Jovelina Faria Belfort, nome de batismo, morreuno dia 2 de novembro de 1998, aos 54 anos, de enfarte, em sua casa, em Jacarepaguá. Uma vida que foi extremamente curta para a qualidade de sua obra.


Serviço:
Homenagem a Jovelina Pérola Negra
Dia: 21 de Julho (sábado)
Arena Carioca Jovelina Pérola Negra
Praça Ênio S/N - Pavuna (ao lado da Escola Telêmaco) - Rio de Janeiro
Horário: 12h - abertura dos portões– até às 19h.
Capacidade: 1000 pessoas
Entrada gratuita
OBS: As primeiras 200 pessoas receberão um ticket com direito a feijoada
PROGRAMAÇÃO:
12h: Abertura dos portões
13h: Vídeos de Jovelina Pérola Negra e exposição de trabalhos
13h30: Roda de Partido Alto - com o Grupo Batuque Novo e os partideiros Juninho Timbau, Renatinho Partideiro e Tantinho da Mangueira
15h: Cassiana comanda uma Roda de Samba com a participação de Aninha Portal, Rose Guará, Zé Luiz do Império, IrcéiaPagodinho, Aloisio Machado e Sombrinha.
18/19h: Encerramento: Cantores, Passistas e Bateria do GRES. IMPÉRIO SERRANO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário