quinta-feira, 24 de maio de 2012

Terceira edição do livro 'Cozinhar é preciso - Comida Portuguesa - uma história da comida e da família portuguesa no Brasil'

O restaurante comandado pela matriarca da família Dona Henriqueta Henriques que aos 74 anos, além de estar a frente da cozinha, escreveu o livro Cozinhar é Preciso, vencedor do  GOURMAND WORL COOKBOOK nas categorias BEST FIRST COOKBOOK e BEST WOMAN CHEF COOKBOOK. Foi ganhador na revista época como melhor restaurante Português, passando a frente do conceituado restaurante Antiquárius.
O livro está na sua 3ª edição e  não é simplesmente um livro de receitas que descreve os sabores e aromas da tradicional gastronomia de Portugal, é a história de vida de Dona Henriqueta Henriques e da Gruta de Santo Antônio, que veio para o Brasil, aqui casou-se, teve dois filhos, abriu um restaurante com o marido e, de uma hora para outra, precisou assumir o comando da cozinha. O livro conta com o prefácio da jornalista Sandra Moreyra e fotos de Alexander Landau.
O Restaurante se encontra no bucólico bairro da Ponta da Areia - Portugal Pequeno e quem entra, logo descobre que está em uma casa portuguesa (de onde chama atenção a cozinha aberta, de onde saem pratos saborosíssimos de bacalhau e frutos do mar) e a atmosfera caseira. Os quitutes são elaborados pessoalmente pela matriarca, Dona Henriqueta Henriques que sempre sorridente, despede-se de seus clientes com ATÉ SEMPRE!!!.
A tradição portuguesa está presente na decoração com lenços portugueses, nos pratos portugueses ornamentando as paredes e no som ambiente, tocando belos fados. A casa ainda conta com os mais tradicionais doces portugueses, verdadeiro sucesso entre os clientes, além de uma extensa carta de vinhos (adega climatizada acaba de ser inaugurada com 320 rótulos e mais de 3000 garrafas) voltada principalmente para grandes vinhos portugueses.
Atualmente, a casa mantém a tradição de servir aos comerciantes locais, que prestigiam diariamente, além de receber engenheiros navais de todas as nacionalidades. Também, se destaca por ser considerada reduto de políticos, médicos e advogados das mais diversas cidades, bem como contar com a presença de celebridades, artistas e músicos famosos.



Dona Henriqueta (divulgação)

Serviço:
Restaurante Gruta de Santo Antônio
Rua Silva Jardim, nº 148,Centro - Niterói
tel: (21) 2621-5701 / 2613-0762
www.grutadesantoantonio.com.br
Funcionamento: 2ª a 4ª - de 11:30 às 17 horas /  sexta e sábado: de 11:30 as 00 / Domingo: 11:30 as 17 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário