segunda-feira, 28 de maio de 2012

Apresentação única do documentário Médicos Sem Fronteiras no cinema da Caixa Cultural Rio de Janeiro

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro exiberá nesta terça-feira, 29 de maio, às 19 horas, em sessão especial e gratuita, o documentário MSF: (Un)Limited, da organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF). O filme traz reflexões sobre o trabalho desses profissionais de saúde e aborda os dilemas que a organização enfrenta para levar cuidados médicos às vítimas dos mais diversos lugares.
Após a sessão, haverá um bate-papo com Tyler Fainstat, diretor executivo da MSF Brasil; Vanessa Cardoso, psicóloga que já foi à Palestina, Sudão do Sul e Líbia com Médicos Sem Fronteiras; e Alessandra Vilas Boas, diretora de comunicação do escritório brasileiro, que já esteve em diversos projetos de MSF.

DocumentárioEntre as situações apresentadas no documentário estão o terremoto que destruiu o Haiti, em 2010; o genocídio de Ruanda, onde mais de um milhão de pessoas foram assassinadas por conta da etnia a que pertenciam, e a fome na Etiópia nos anos 80, entre outras.
Em um dos trechos, o médico Ronny Zachariah, que estava em Ruanda na época do massacre, lembra dos colegas de trabalho que morreram durante um ataque àsdependência de Médicos Sem Fronteiras. “Os profissionais de MSF foram removidos à força. Suas identidades foram cuidadosamente examinadas, para verificar a etnia. Os tutsis foram colocados de um lado, os hutus foram colocados do outro lado. Então, a milícia deu aos profissionais de MSF que eram hutus armas e facões para que matassem os colegas tutsis. Os que se recusaram foram golpeados até morrer, da forma mais cruel possível. Perdemos 50 profissionais”, conta.
O filme faz parte das atividades realizadas para marcar os 40 anos de Médicos Sem Fronteiras e já foi apresentado em São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Ribeirão Preto, Brasília e Curitiba e Salvador.

Sobre Médicos Sem Fronteiras
Em 1999, a Médico Sem Fronteiras recebeu o prêmio Nobel da Paz. A organização humanitária internacional leva ajuda médica de emergência a vítimas de conflitos armados, epidemias, desastres naturais e a pessoas excluídas do acesso à saúde.
 A MSF, que acaba de completar 40 anos, conta hoje com cerca de 28 mil profissionais, trabalhando em mais de 65 países e possui escritórios em 22 países, inclusive no Brasil. Criada em 1971 por médicos e jornalistas, a organização também tem o compromisso de denunciar o sofrimento de seus pacientes e os obstáculos que impedem a oferta de ajuda. A MSF atua nas áreas médica, logística, administrativa, finanças e comunicação.

Documentário MSF: (Un)Limited na Caixa Cultural (divulgação)
Serviço:
Filme MSF: (Un)Limited
Sessão seguida de bate-papo com profissionais da organização
Entrada gratuita (Os ingressos serão distribuídos uma hora antes da sessão)
CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 2
Avenida Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 2544-4080
Data: 29 de maio (terça-feira)
Horário: 19 horas
Lotação: 80 lugares (+ 3 para cadeirantes)
Classificaçãoetária: 16 anos
Acesso para pessoas com deficiência
Programaçãocompleta da CAIXA Cultural: www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário