terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Exposição "Sinestesia" de Leonardo Miranda no Centro Cultural Justiça Federal até 12 de Fevereiro

Você sabe o que é Sinestesia? Do grego syn (união, junção) mais aisthesis (percepção), sinestesia é uma condição neurológica na qual o estímulo em um dos sentidos provoca uma percepção automática em outro sentido. Em cima desse conceito nasceu a exposição "Sinestesia", de Leonardo Miranda que vem para estimular os sentidos. Há dezenas de modalidades de sinestesia. A mais comum é a visão de cada letra ou algarismo de uma cor diferente. E as cores designadas para cada letra do alfabeto também diferem de pessoa para pessoa. Alguns sinestetas “vêem” sons, outros sentem o sabor de palavras ou formas, o cheiro dos objetos que tocam, enxergam imagens ao ingerir certos alimentos, e outras misturas de sensações.
Depois de duas temporadas na Europa onde teve sua primeira edição, finalmente chega ao Rio de Janeiro a mostra individual que estará disposta em cinco galerias interligadas e ficará aberta ao público no segundo andar do Centro Cultural Justiça Federal do dia 14 de dezembro de 2011 até 12 de fevereiro de 2012 de terça a domingo de 12h até as 19h de forma gratuita.
São ao todo 33 obras do artista, envolvendo trabalhos antigos que foram levados para Europa (Portugal e França, na Galeria Santa Clara e no Centre Socio Culturel Madeleine Reberioux respectivamente) e EUA (Nova Iorque na feira ARTEXPO NY) e trabalhos atuais. Entre as obras estão: fotografias em grande formato, impressas em suportes diversos além do próprio papel fotográfico como o metal, a madeira e o tecido; instalações cenográficas e interativas; esculturas emmetal; videografias; poesias e músicas. Esse trânsito entre as linguagens propostos e executados na sua totalidade por Leonardo torna o ambiente numa atmosfera sempre inusitada e curiosa ao olhar do observador.
O conceito da exposição é "Arte para todos", onde o público tem caráter essencial e interativo, podendo se manifestar escrevendo nas paredes negras com giz, pintando frases em um manequim numa das instalações, escrevendo poesias e pendurando em varais, fazendo performances livres e curtas em um local designado especificamente para este fim ao longo da temporada. A inclusão é essencial para o pleno desenvolvimento deste conceito, então para isso foram traduzidos pelo IBC todos os textos em braile (que farão parte das instalações).
Todos os vídeos possuem legendas e áudio, assim como que mais da metade das obras podem ser tocadas ou manipuladas pelo público. “Fazer arte é um meio de desenvolver a criatividade do artista e do espectador, formando a cidadania e o senso críticodo indivíduo”, diz Leonardo. As artes plásticas são possibilidades de um caminho para essa transformação. A fotografia e instalações cenográficas propostas pelo artista permitem a ampliação do olhar e dos sentimentos do espectador, deslocando do eixo comum e corriqueiro do cotidiano.
Deve-sereverter a situação de quase indiferença do homem  ao contemplar  sua própria sinestesia, religando o espectador conscientemente com sua própria condição humana, seus sentimentos, memórias, percepções através de estímulos sensoriais, através de interferências do mesmo  no espaço e na obra, adicionando elementos e sua própria arte. Não há barreiras para a fruição desta obra que toca o público em todos os seus sentidos. Uma prova disso foramas temporadas de sucesso ocorridas na França e em Portugal, que além de divulgarem o trabalho da arte brasileira do exterior, retorna ao Brasil agora modificada pela "bagagem" que adquiriu pela interação com o olhar europeu sobre o trabalho.
O artista espera com esta exposição sensorial, através da sua multiplicidade artística de segmentos e elementos, valorizar o trabalho artesanal e o oficio do “ser artista”. “Nos dias de hoje, vemos cada vez mais a necessidade do resgate do humano essencial no objeto artístico, utilizando como meio e a favor a própria tecnologia. Nossa busca é a delicadeza da comunicação, tocar as pessoas através dos sentidos, além do olhar. A música, a poesia, a pintura, a fotografia, a criatividade de transformar a arte e os espaços em diversas possibilidades é oque torna a nossa busca pela arte viva. Queremos utilizar o espaço do fazer artístico (um lugar onde tudo é possível), para explorarmos aquilo que temos de melhor dentro de nós, e, assim, tocarmos aquilo que existe de melhor no outro”, explica.

O artista

Com mais de 15 anos trabalhando na área artística, Leonardo é artista multimídia, atuando como Ator, Autor, Palhaço, Diretor Musical, Poeta, Video-Maker, Fotógrafo, Designer e Produtor de Arte. Em 2010 realizou sua primeira exposição multi-mídia e sensorial na França e Portugal chamada "Sinestesia". E em 2011 integrou o elenco deartistas na exposição "No Reino d'aquém de d'além dor" em Coimbra, Portugal, sob curadoria de Olga Maia Seco e a feira de arte internacional de NY"ARTEXPO NY" no Pier 94. É diretor artístico da Doravante Produções e trabalha para grandes empresas como o Rede Globo e Record. Graduado Ator pelo curso profissionalizante da CAL - Casa das Artes de Laranjeiras em 1996.
No teatro atuou em peças como: “Morte e Vida Severina” de Gabriel Villela; "Os Meus Balões", de Karen Acioly, “Mamãe Não Pode Saber” de João Falcão, "O Rei da Vela"com a Cia dos Atores, entre outros. Atualmente está em cartaz com doisespetáculos: "As Polacas", de João das Neves no CCBB e "O Menino detrás das Nuvens", inspirado no livro homônimo de Carlos Augusto Nazareth no teatro do CCJF; com 4 direções musicais em temporada e itinerância ("O Menino detrás das Nuvens", "Mania de Explicação" em teatro e "Corvos e Girassóis", "Figuras Amarelas" em trilha de dança) entre os trabalhos de designer e fotografia que desenvolve de forma autônomo no estúdio da Doravante Produções Artísticas no Rio de Janeiro.

Sinestesia de Leonardo


Serviço:
"Sinestesia" de Leonardo Miranda
Exposição: 14 de dezembro a 12 de fevereiro
De terça a domingodas 12h às 19h
Centro Cultural Justiça Federal, Cinelândia
Av. Rio Branco, 241 – Cinelândia - Rio de Janeiro
Tel. (21) 3261-2550
Curadoria: Leonardo Miranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário