terça-feira, 13 de setembro de 2011

Festa da Música em Niterói neste sábado com Leo Gandelman e a pianista Maria Teresa Madeira lançando o CD Origens no Teatro Municipal de Niterói

Evento inspirado na Fête de La Musique, criado em 1982, pelo então ministro da cultura francês, Jack Lang, realizada sempre na abertura do solstício de verão, 21 de junho e presente em mais de 250 cidades em todo o mundo, Niterói ganhará pela primeira vez, sua versão. Leo Gandelman com a pianista Maria Teresa Madeira lançará seu álbum Origens dentro da programação, neste sábado, 17 de setembro, às 21 horas, no Teatro Municipal de Niterói.
Um dos mais celebrados instrumentistas do Brasil, o saxofonista Leo Gandelman alcançou um patamar inteiramente único no Brasil - e raro até mesmo mundo afora: é adorado pelo grande público, jovem e pop, e também pelos fãs de MPB; e, da mesma forma, associou seu nome à excelência e ao virtuosismo da música de concerto, em performances como solista de orquestras consagradas e em recitais de câmara.
Na verdade, Leo Gandelman ultrapassa as fronteiras entre clássico e popular a bordo da qualidade de seu saxofone, conferindo um grau avançado de apelo e emoção pop às peças de concerto e, por outro lado, exercitando o talento na interpretação, na pureza e na precisão do som na musica popular e instrumental.
Premiadíssimo, sinônimo de instrumentista no Brasil, compositor, arranjador e intérprete, Leo Gandelman lança agora selo próprio, o Saxsamba, inaugurado com seus dois discos mais recentes. E nestes dois discos, essa explosão de talento fica ainda mais clara.  
Radamés e o sax, lançado em 2006 no centenário de nascimento do compositor e relançado em 2010, mergulha no universo de Gnatalli, um criador genial que atravessou barreiras entre popular e erudito. CD ganhador do premio de muisca brasileira de 2007.
Em Origens, recém-gravado, Leo Gandelman mergulha ainda mais fundo nesse comprometimento com a fusão de conceitos. Diz o jornalista João Luiz Sampaio na apresentação do disco: “Leo selecionou para o álbum compositores fundamentais da música de concerto brasileira no século 20 – Villa-Lobos, Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga e Radamés Gnatalli – e o francês Jacques Ibert. Além do momento histórico, há uma característica comum que os une de maneira particular: a liberdade com que trabalharam os mais diferentes materiais musicais na criação de suas obras, desde elementos do folclore e da música popular até os principais gêneros da tradição musical ocidental”. Sendo a música clássica a referência das raízes familiares – filho do maestro Heinrich e da pianista e professora Saloméa – e tendo as interpretações com orquestra e em duo com piano pontuado desde 1999 a carreira, Leo agora se debruça com muito conforto sobre essas peças, com a profunda alegria de, ao mesmo tempo, se reencontrar e se reinventar.
No show de lançamento deste sábado, no Teatro Municipal de Niterói , Leo será acompanhado pela Pianista Maria Teresa Madeira com quem desenvolve trabalho nos últimos tempos. No repertorio do espetáculo: Villa Lobos, Radamés Gnattali, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Cartola e Tom Jobim.

FESTA DA MÚSICA DE NITERÓI

Artistas e população terão um encontro marcado, neste sábado, para a primeira edição da Festa da Música de Niterói. Praças, esquinas e calçadas se transformarão em Espaços Musicais para apresentação gratuita dos talentos da cidade. Jazz, samba, blues, pop, reggae, rock e MPB, todos os estilos para todos os gostos em uma celebração democrática, com a assinatura da Prefeitura, Secretaria Municipal de Cultura e Fundação de Arte de Niterói.
Evento inspirado na Fête de la Musique, criado em 1982, pelo então ministro da cultura francês, Jack Lang, realizada sempre na abertura do solstício de verão, 21 de junho. Presente em mais de 250 cidades em todo o mundo, Niterói não poderia deixar de integrar esta rede e realizar um evento que destaca um de seus maiores patrimônios no cenário nacional: a produção musical.
A idealização dessa festa vem do desejo de reafirmar Niterói como um dos municípios mais relevantes no cenário musical brasileiro.
As atrações poderão ser encontradas em locais estratégicos como Praça Leoni Ramos, Museu de Arte Contemporânea, Campo de São Bento, Praça Getúlio Vargas, Praça do Largo do Marrão, Praia de São Francisco, Rua Moreira César, Rua Lopes Trovão e Praça Palmir Silva, das 10h às 22h.



Leo Gandelman e Maria Teresa Madeira (divulgação)

Serviço:
Festa da Música no Teatro Municipal com o saxofonista Leo Gandelman e a pianista Maria Teresa Madeira lançando o CD Origens
Data: 17 de setembro (Sábado)
Horário: 21 horas
Valor: R$ 30
Classificação etária: Livre
Duração: 90 minutos
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35 – Centro
Informações: 2620-1624

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário