O Grupo Folclórico Cultural Boliviano Patuju se apresentará com as Danças Tinku e Caporales onde contará com a participação especial do Grupo Integración Latina no VI Fórum de Debates sobre Povos e Culturas das Américas nesta quarta-feira, 1º de Junho, ás 18hs, gratuito, no teatro Noel Rosa da UERJ.
Grupo Folclórico Cultural Boliviano Patuju
Um pouco sobre a história da dança boliviana "Tinku"
A tradicional e ancestral dança ambiente do guerreiro que realiza-se no Norte de Potosí e Sul de Oruro, sendo um ritual de dança, que significa as diferentes comunidades indígenas se encontravam frente a frente com o motivo de comparar forças até derramar sangue, este sacrifício tem como finalidade de trazer abundância e fertilidade para a terra para próxima colheita.
Originalmente esta dança começa ao compasso de instrumentos de cordas, consistente em pequenos “charangos” fabricados com madeira e cordas metálicas, em ritmo denominado “quinsatemple” e cânticos executados pelas mulheres acompanhadas dos dançarinos, que com vozes agudas executam “huayños” tradicionais.
Atualmente deixou toda a violência de lado e substituída por uma peça, mas coreográfica da batalha entre os homens das distintas classes que se enfrentavam nesta sangrenta disputa.
A vestimenta colorida e própria do altiplano onde o costume dos indígenas é o uso da multiplicidade de cores em suas cerimônias.