segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Lapa e a boemia carioca

Lapa e a boemia carioca

Por Bruno Eduardo Alves





Rio de Janeiro é uma cidade famosa por sua arquitetura e suas belas praias, o bairro da Lapa, por se tratar de um marco histórico carioca e famoso por seu berço da boemia também revela o seu traço arquitetônico com o Rio Antigo.

Falar da Lapa e não se lembrar das diversas músicas que tocam ao redor das casas de shows e da sua agitação noturna não falta diversão. A Lapa tem a sua cultura de intensa vida noturna originando assim, o malandro carioca.

“Sábado zueira/Levantar poeira/NÃO/Tô de bobeira/Se quiser zuar/Esse é o lugar/Riachuelo 19/L-A-P-A!” (Planet Hemp)

A Lapa era conhecida por seus cabarés, clubes de jogo, botequins, hospedarias e seus restaurantes se tornando assim um bairro bem boêmio.
O famoso Aqueduto Carioca, mas, conhecido como Arcos da Lapa passou a ser a principal avenida para a diversão tanto do turista quanto para o carioca da “gema”.

O bairro não é só conhecido por sua boemia, senão também uma referência pela freqüência de artistas, intelectuais e políticos. A sua história não se resume nos bares e restaurantes da região e, sim um verdadeiro banho no intelecto onde abrigam os Arcos da Lapa, o Passeio Público, a Escola Nacional de Música e a Igreja de Nossa Senhora da Lapa, sendo assim grandes marcos da cultura carioca.

O agito não pára por aí. Sejam turistas ou não, não há tristeza nesse lugar, pois há diversidades de tribos e seus estilos, pontos de encontros para todas as idades e classes sociais.