terça-feira, 9 de outubro de 2012

Feijoada da Família Portelense com Velha Guarda da Portela e Diogo Nogueira neste sábado na Quadra da Portela

Neste sábado, 13 de outubro, a Quadra da Portela, o famoso Portelão receberá mais uma vez a Velha Guarda da Portela e sua deliciosa feijoada, embalada ao som do convidado, o cantor Diogo Nogueira, que completará o time no quesito animação e cantará os maiores sucessos de sua carreira. Será literalmente, um show de gastronomia, música e muita diversão, que atrai o público em sua quarta edição este ano.
Considerada um dos pilares da cultura do samba da mais pura linhagem, a Velha Guarda da Portela diverte o público através de um repertório que conta com pérolas como Coração em DesalinhoeVai Vadiar (de Monarco e Ratinho), Quantas Lágrimas (Manacéa), Rio que passou e Coração Leviano (Paulinho da Viola), Doce Melodia (Bubu da Portela e Jamelão). Para finalizar o espetáculo, dois Sambas Enredo da Portela: Contos de Areia (Dedé da Portela e Lorival Reis) e Brasil, Tu és uma Dádiva Divina (Valdir 79) e um do Império Serrano: Aquarela Brasileira, de Silas de Oliveira.
Velha Guarda da Portela

A Velha Guarda da Portela acaba de completar 40 anos e é responsável por um precioso roteiro de músicas dos compositores. “Estamos velhos, mas ainda não morremos”, canta o Hino da Velha Guarda. Fizeram parte, ao longo da sua história, grandes nomes, como Manacéa, Argemiro, Casquinha, Tia Doca, Jair do Cavaco, Mijinha e outros bambas. Paulinho da Viola, Zeca Pagodinho, Marisa Monte, Diogo Nogueira, Beth Carvalho e Teresa Cristina também fecham parceria e abraçam a Velha Guarda.
Com o passar do tempo, a formação foi mudando, integrantes idosos foram sendo substituídos, obedecendo a um valoroso critério fundamental de manutenção das suas principais características musicais. Segundo o compositor Monarco, para ingressar na Velha Guarda é preciso "ter passado", e a escolha de novos componentes segue a tradição até hoje. “Tem que ser portelense e ter uma história na escola para‘vestir o fardão’”, completa Surica.
Fonte de inspiração para livros e filme, o grupo participou da Europalia, tradicional evento bienal de artes da Bélgica que homenageou o Brasil. Ao todo são 10 componentes ativos em shows: as pastoras, Áurea Maria, Surica, e Neide Santana; os compositores Monarco e Davi do Pandeiro; e os músicos, Guaracy 7 Cordas, Serginho Procópio, Marquinhos,Timbira e Dinho. O objetivo da Velha Guarda da Portela é dar continuidade à proposta inicial, que é “não deixar morrer os sambas despretensiosos, sem intenção comercial”, conta Serginho.

 
Diogo Nogueira em madureira (Divulgação)

Serviço:
Feijoada da Família Portelense com Velha Guarda da Portela e Diogo Nogueira
Data: 13 de outubro (sábado)
Quadra da Portela
Rua Clara Nunes, 81- Madureira - Rio de Janeiro
Horário: ás 13 h
Preço: R$ 15 (entrada) / R$ 15 (Feijoada)
Formas de Pagamento: Dinheiro
Informações: (21) 2489-6440
Capacidade: 6000 pessoas
Censura: Livre