quarta-feira, 21 de março de 2012

Projeto Olho Portátil em Uberlândia - MG recebe Festival do Minuto

O projeto de formação cultural Olho Portátil, que envolve semanalmente 120 crianças e adolescentes de 11 a 14 anos, moradores debairros da periferia de Uberlândia receberá nesta quinta-feira, 22 de março e nesta sexta-feira, 23 de março, o Festival do Minuto, uma mostra de vídeos reunindo os 50 melhores vídeos do anode 2011. O evento contará com os participantes do projeto, que assistirão a exibição dos vídeos selecionados pelo Festival.
O projeto é realizado pelo EMCANTAR, com apoio do Programa Algar Transforma – do Instituto Algar – e incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e Governo de Minas, com participação de alunos as escolas estaduais Lourdes de Carvalho, Professor Ederlindo Lannes Bernardes, Escolas Municipais Hilda Leão Carneiro, Dr. Joel Cupertino, Irene Monteiro Jorge e Eugênio Pimentel Arantes. As oficinas acontecem as quintas e sextas-feiras, das 8h às 10h e das 14h às 16h no clube Cesag, bairro Alvorada, em Uberlândia, Minas Gerais.
A proposta do Olho Portátil será vivenciar, por meio de oficinas, processos de utilização de novas mídias acessíveis (celular e internet) numa perspectiva artística, comunitária e de inclusão social.
De acordo com André Salomão, coordenador das oficinas, a perspectiva para esse ano será consolidar o projeto Olho Portátil como uma referência em educação audiovisual popular. “A experiência de 2011 mostrou que há muito o quê trabalhar em relação à pesquisa do patrimônio cultural imaterial da região em que os participantes vivem, fazendo com que eles se interessem em divulgar isso para o mundo”, comenta André.
Ainda,segundo ele, as primeiras semanas de oficinas de 2012 já revelaram turmas motivadas a trocar conhecimentos, criar coisas novas e o principal, registrar tudo isso em um produto audiovisual. “A novidade desse ano será a produção de um DVD com o resultado do trabalho de dois anos de projeto. O desafio será fazer com que os participantes vejam isso como um desafio deles e, a partir disso, criar algo que provoque o interesse das pessoas”, acrescenta André.

Instituto Algar

A Algar acredita que a educação é o caminho que levará o Brasil a uma realidade melhor. Por isso que, desde 1994, o Grupo investe em programas sociais voltados à comunidade, com objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Essa decisão da Algar é operacionalizada, desde 2002, pelo Instituto Algar e reflete o compromisso com a sustentabilidade, que permeia todas as ações do Grupo. São três programas sociais que juntos chegam a 10 cidades, 108 escolas, 10,8 mil alunos e 492 educadores e a participação voluntária de 436 associados da Algar.



Festival do Minuto do Projeto Olho Portátil (divulgação)

Serviço:
Festival do Minuto
Clube Cesag
Rua Maria Augusta de Morais, n°04 - bairro Alvorada - Uberlândia - Minas Gerais
Dias: 22 e 23 de março (quinta e sexta-feira)
Horário: às 8h e às 14h
Para saber mais, acesse:
http://olhoportatil.blogspot.com.br/
www.institutoalgar.org.br/algartransforma
www.emcantar.org