quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Festival CineMúsica: O Encontro do Cinema com a Música em Conservatória

Conhecida como a cidade da seresta, Conservatória irá se render ao sertanejo entre os dias 7 e 11 de setembro. O gênero musical foi o tema escolhido do Festival CineMúsica, que acontece no distrito de Valença há cinco anos. O evento contará, entre outras atrações, com a presença da Orquestra Paulistana de Viola Caipira, uma das mais renomadas da música regional do país e estão programadas também apresentações musicais com a dupla Jô e Samuel, o duo Duofel de São Paulo, o conjunto Seresta Moderna, apresentando “A História da MPB e o Surgimento do Sertanejo”, o cantor Marcos Roberto e o Bonde Folia - Orquestra Popular Céu na Terra do Rio de Janeiro, que encerrará o encontro no domingo de manhã em cortejo pelas ruas.
Em 2011, o CineMúsica irá exibir cerca de 70 filmes entre pré-estreias, clássicos, premiados e muito mais. Uma das novidades será a sessão “Mundo Sertanejo”, que, se adequando ao tema do evento, exibirá produções brasileiras passadas em um universo tipicamente sertanejo.
Um dos pontos altos do Festival, a sessão Formacine está mais uma vez mantida e contará com a exibição de uma série de longas infanto-juvenis para as crianças da rede de ensino da região. Uma das principais atrações do programa este ano será uma sessão de “Antes que o mundo acabe” com áudio descrição para pessoas com deficiência visual.
Pelo segundo ano, o CineMúsica promoverá, em parceria com o SEBRAE, o Seminário Arte & Negócios, espaço dedicado ao encontro entre os produtores e realizadores do mundo do cinema e da música. Este ano o tema de debate será a distribuição.
A programação do Festival, inteiramente gratuita, conta com vários importantes filmes, como “Não se preocupe, nada vai dar certo”, de Hugo Carvana, “Os residentes”, de Tiago Mata Machado, “A Alegria”, de Felipe Bragança e Marina Meliande, “Noel Rosa, poeta da Vila e do Povo”, de Dacio Malta, “Família Vende Tudo”, de Alain Fresnot, “Onde Está a Felicidade?”, de Carlos Alberto Riccelli, “Rock BrasíliaA Era de Ouro”, de Vladimir Carvalho, “Djalioh”, de Ricardo Miranda, dentre outros.
O Festival CineMúsica, nas suas quatro edições realizadas, demonstrou grande fôlego e conquistou prestígio, recebendo várias premières nacionais e número significativo de presenças da área cinematográfica, entres cineastas, diretores, produtores, especialistas em som de cinema e mixagem e atores. E este ano não será diferente, vários importantes nomes do cinema brasileiro já confirmaram presença, como Caco Ciocler, Marisol Ribeiro, Bruna Lombardi, Carlos Alberto Ricelli, Felipe Bragança, Marina Meliande e muitos outros.
Com uma vertente nostálgica que combina com Conservatória, o evento celebra os cinemas de rua, tradição que está muito bem representada pelo Cine Centímetro, uma réplica do saudoso cinema carioca Metro Tijuca. Além disso, se destaca como o único festival no Brasil dedicado ao universo do som no cinema, com premiação exclusiva para a área da técnica sonora.
Em 2011, foram premiados: Cabeça a prêmio (melhor som); Meu mundo em perigo (melhor desenho de som); Viajo porque preciso, volto porque te amo (melhor mixagem); Tropa de Elite 2 (melhores efeitos sonoros); Reflexões de um Liquidificador (melhor música); A falta que me faz (melhor som direto); e Quincas Berro d’Água (melhor edição de som).
Além disso, o festival homenageia os grandes técnicos da área de som e faz um registro audiovisual de suas carreiras e criação artística nas entrevistas-depoimentos do Direto do Set. Este ano os homenageados são o técnico de ruídos de sala (foley) Antônio César, o técnico de som Walter Goulart e o empresário de insumos sonoros Cesário Felfelli.




Promovido pela Casa de Cultura de Conservatória, o CineMúsica se credencia pelo nível dos seus patrocinadores. A Light S.A., o Grupo CCR, por meio de suas concessionárias: CCR Nova Dutra e CCR Ponte, a Petrobras e o Governo do Estado prestigiam o Festival, certificado na Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet / Ministério da Cultura e na Lei do ICMS/ Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro. O CineMúsica conta ainda com as parcerias do SESC e SENAC e dos apoios do Sebrae e da Fecomércio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário