sábado, 30 de novembro de 2019

César da Matta apresenta mostra Cores Móveis em Icaraí


"São menos elaboradas que suas pinturas, ou melhor, mais 'inconscientes', se essa é a palavra." Lu Martins
Cores Móveis é o nome da exposição que o artista César da Matta apresenta até a véspera de Natal, 24 de dezembro, no Espaço CoLabora Nóbrega, em Icaraí, Niterói. 
Nossas memórias são pessoas e objetos em movimento. Carros são coisas? Pessoas são objetos da lembrança? Rondam nos pensamentos paixões alheias, barulhos de outros motores, estradas despovoadas do presente a não ser o de quem mira. Como visitar o passado? De carona com o irmão, num caminho reaberto pelo farol, pelo retrovisor, pelas curvas de imagem que surgem no mapa do fazer. 
O ponto de partida de Cores Móveis está ligado à memória do artista, a relação com seu irmão mais velho e a predileção de ambos por carros antigos. Um mote de histórias que inspiraram e povoaram sua vida desde a adolescência, entrelaçadas pela ligação com carros. O processo de criação deste trabalho contou com a reunião de fotografias originais dos carros expressos nos quadros, olhar as imagens foi uma espécie de gatilho para as lembranças. As onze pinturas que integram a exposição são compostas por técnica mista com pastel óleo e tinta acrílica sobre papel.

O artista

César da Matta é Niteroiense de coração, mora em Itaipu na Região Oceânica de Niterói desde 1989. Formado em história, César foi discípulo da Astreia El-jaick durante toda a década de 80, cursando o Ateliê do Corpo na EAV, onde retornou em 2000 para o Ateliê de Modelo Vivo com Molica. 
Há três décadas trabalha como diretor de arte, colecionando prêmios de campanhas publicitárias como “Quem Lê Viaja”, “Eu sou rio, eu sou zona norte” e a logomarca dos “85 anos do Caminho Aéreo do Pão de Açúcar”.

Exposições anteriores:
1990 - Cenas do Futebol (Sala José Cândido de Carvalho em Niterói);
1992 - Bit Gravuras (Livraria Bulcherrie, na Gávea);
2001 - Geração Digital (Museu Nacional de Belas Artes, no Centro do Rio);
2014/2015 – Artefatos | Registros do Tempo (Viene Gastrobar, Niterói e Refeitório, Lapa /RJ)


SERVIÇO
Exposição | César da Matta apresenta mostra Cores Móveis
Datas | Até 24 de Dezembro de 2019
Horários de visitação | sex das 15h às 21h | sáb das 10h às 21h | dom das 10 às 15h
Local | CoLabora Nóbrega
Endereço | Rua Nóbrega, 131, Niterói | @colaboranobrega

sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Encontro Nacional de Capoeira em São Gonçalo

 
No próximo dia 29, o Clube Tamoio, em São Gonçalo, será palco do Encontro Nacional de Capoeira, que será realizado pelo Ponto de Cultura Negrinhos de Sinhá VII e se estenderá pelos dias 30/11 e 1/12. A iniciativa tem apoio da Secretaria de Turismo e Cultura (SMTC) e da Fundação de Artes, Esporte e Lazer de São Gonçalo (FAESG). O ingresso é gratuito.

O primeiro dia (29/11) terá início às 20h, e traz na programação apresentações de mestres convidados e um diálogo cultural, com o mestre Mário Buscapé.

No dia seguinte (30/11), as atividades serão realizadas durante todo o dia, das 9h às 17h. O público poderá participar de palestras e oficinas, coordenadas pelos mestres Geni e Onça Negra, ambos formados pelo mestre Bimba.

Encerrando as atividades, no domingo (1/12), a partir das 10h, serão realizados batizados, trocas de cordas e formaturas. Todo o evento será coordenado por Antonio Affonso, mestre da Associação de Capoeira Negrinhos de Sinhá VII.

“Nossa associação (Negrinhos de Sinhá) desenvolve um trabalho sociocultural desde 1987 e possui núcleos espalhados por todo o país. São Gonçalo é uma dessas cidades. O projeto consiste em acolher crianças e jovens em um ambiente que preza pela saúde, disciplina, respeito, e objetiva afastá-los das drogas e demais fatores que possam comprometer seus desenvolvimentos”, explica mestre Affonso. “Eventos como esse são expressões de sucesso do projeto”, acrescenta.

Na visão do secretário de Turismo e Cultura, Carlos Ney Ribeiro, “a capoeira é uma mistura de arte e esporte, genuinamente brasileira, responsável por formar talentos e contribuir muito com a área social”, avalia.


O Clube Tamoio fica na Avenida Presidente Kennedy, 101, Zé Garoto, em São Gonçalo. A programação do evento será entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro. Ingresso gratuito e classificação etária livre.

CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO RECEBE JOSÉ MIGUEL WISNIK EM ENCONTRO DO PROJETO “AVENTURAS DO PENSAMENTO”



A CAIXA Cultural Rio de Janeiro recebe, neste sábado (30), o professor de Literatura da USP José Miguel Wisnik, no ciclo de palestras Aventuras do Pensamento. Numa conversa voltada para crianças e adolescentes, com idades entre 10 e 15 anos, o autor de Veneno remédio: O futebol e o Brasil vai discutir a história do jogo e a forma como ele se popularizou no país e no mundo. O projeto tem patrocínio da CAIXA e do Governo Federal.

“No século XXI, o futebol não só é o jogo mais praticado no mundo, mas tornou-se também um rito espetacularizado em escala planetária”, defende Wisnik. “Pela sua fácil adaptação aos diferentes lugares e culturas, a relação com o jogo de futebol passou a ser um elemento importante na identidade dos povos, chegando a constituir-se, em alguns países, em elemento crucial de sua formação moderna”, completa.

O escritor e professor de Literatura da USP também vai abordar a história dos jogos de bola. “Estes jogos são muito antigos, atravessam a história. Aparecem entre tribos indígenas; entre os soldados romanos; eram praticados durante a Idade Média na Europa como forma de disputa e congraçamento entre aldeias vizinhas; eram jogados em festejos grandiosos e solenes nas praças das cidades italianas no Renascimento; aparecem no Ocidente e no Oriente”, diz.

Linguagem clara e acessível:
Em sua terceira edição, o Aventuras do Pensamento convida grandes nomes das artes, da filosofia e da ciência brasileiras para falar de suas especialidades, em encontros com entrada franca e linguagem clara e acessível. “A principal proposta é gerar um encontro de gerações, de ideias e de visões de mundo plurais”, explica Laila Melchior, que divide a curadoria do projeto com André Duchiade, Hermano Callou e Lucas Murari. “Queremos incentivar o debate e dar asas à imaginação. Ao falar com uma geração em formação, incentivamos uma postura aberta, curiosa e atenta.”

O professor emérito do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas Mario Novello abriu a edição deste ano do projeto com a palestra Uma jornada pelo universo. Na semana seguinte, a professora da UFRJ Tatiana Roque falou sobre como a ciência constrói as suas verdades – e por que devemos acreditar nelas. No último sábado, o professor de Filosofia Política da Unicamp Marcos Nobre apresentou a palestra Democracia

Realizados sempre aos sábados, os encontros começam com uma apresentação de 45 minutos. Em seguida, vem o momento mais aguardado: as perguntas das crianças e adolescentes, que dizem o que pensam sobre o que acabaram de ouvir, em um diálogo franco com os especialistas. Até 14 de dezembro, o evento ainda terá as palestras do líder indígena e escritor Ailton Krenak, sobre a relação com a natureza de povos indígenas; da escritora Elisa Lucinda, sobre a relação entre palavra e liberdade; e da psicanalista Suely Rolnik, sobre descolonização.

Mais informações em www.aventurasdopensamento.com.

O projeto:
O projeto Aventuras do Pensamento propõe um modelo pioneiro de encontros entre grandes pensadores do nosso tempo e o mais exigente e provocador dos públicos: o das crianças e adolescentes, que participam dessas conversas junto com suas famílias. As edições anteriores, realizadas em 2016 e 2017, também na CAIXA Cultural Rio de Janeiro, trataram de temas como filosofia, antropologia, urbanismo, comunicação e moda, sempre com grande sucesso de público.



Programação:
30 de novembro (sábado)
11h - Futebol, com José Miguel Wisnik, escritor e professor de Literatura da USP

7 de dezembro (sábado)
11h - Conversas com a Montanha, com Ailton Krenak, líder indígena e escritor

14 de dezembro (sábado, sessão dupla)
11h - Escrita e liberdade, com Elisa Lucinda, escritora, poeta e atriz

15h - Por que falar em descolonização?, com Suely Rolnik, psicanalista, crítica de arte e professora da PUC-SP

Serviço:
Ciclo de palestras Aventuras do Pensamento
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 2 (Endereço:  Avenida Almirante Barroso, 25 - Centro - Metrô e VLT: Estação Carioca)
Datas: De 9 de novembro a 14 de dezembro de 2019 (sempre aos sábados)
Horário: 11h. No dia 14 de dezembro, haverá sessão dupla: às 11h e às 15h
Informações: (21) 3980-3815
Entrada franca (distribuição de ingressos 30 minutos antes de cada palestra)
Lotação: 80 lugares (mais 3 para cadeirantes)
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal

Niterói sediará sexta etapa do Circuito Brasileiro de Futevôlei


O Circuito Brasileiro de Futevôlei desembarca nos próximos dias 7 e 8 de dezembro, de 9h às 19h nas areias da praia de Icaraí. Os amantes do Esporte poderão apreciar as melhores duplas do país em dois dias de muita emoção e entretenimento para animar todo o público presente.
No sábado (07) a partir das 09:00h, será o Circuito brasileiro de Futevôlei feminino e as eliminatórias da categoria amputados e do masculino
No domingo (08), também as 09:00h será as finais da categoria Masculinos e da categoria amputados, com as melhores duplas do Brasil disputando o título da última etapa
O circuito que já passou por Goiânia (GO), Francisco Beltrão (Paraná) e Bom Jesus do Itabapoana (RJ), Maricá (RJ), Tobias Barreto (Sergipe), Trará uma ótima novidade para
 as areias niteroiense. Pela primeira vez na história, teremos a categoria de amputados fazendo uma grande exibição, colocando a cidade de Niterói como referência no mundo com a inclusão desta modalidade e dando um grande exemplo que “a vida foi feita para ser superada, não lamentada”.
O evento, contará com duplas profissionais Masculinas como Hiltinho e Franklin(AL), Nem e Biel(CE), Luciano e Tavinho(RJ), já no Feminino, teremos entre outras Josy(RJ), Lana(DF),Lane(ES), Thais(ES), mostrando o quanto as meninas podem fazer bonito no esporte.
A realização da Secretaria de Esporte e Lazer de Niterói, na figura do Secretário Luiz Carlos Gallo junto com a CBFv (Confederação Brasileira de Futevôlei), contam com o apoio do Jornal Tribuna, produção de Renata Beyruth e CT Futalta, para que o público e familiares possam se divertir com muita alegria e energia.
O prefeito Rodrigo Neves, junto com o Secretário Luiz Carlos Gallo, são grandes incentivadores do esporte na cidade, sempre presentes nos eventos, acreditam que podemos transformar cidadãos e deixar um legado muito positivo para nossa cidade através
 de iniciativas como essa.
O espaço, contará com DJ, futmesa, fut redinha, altinha, espaço gourmet e ações de preservação do meio ambiente com supervisão da COI (Clean Oceans Internacional).
Na sexta véspera do Circuito Brasileiro de Futevôlei, crianças e jovens com idades entre 12 e 17 anos dos projetos esportivos da Secretaria de Esporte e Lazer da Cidade de Niterói, bem como os alunos das escolas municipais de Niterói participarão de clínica de futevôlei à parti das 16hrs na arena montada na praia de Icaraí.


 CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEVOLEI - CBFv
Rua Tv. Cuiabá Qd. 33 LT.05 Setor S. Judas Tadeu CEP 74 685 180 Fone: (62) 3205-3738 – Goiânia - Goiás www.cbfv.com.br E-mail cbfv@terra.com.br

terça-feira, 26 de novembro de 2019

ZUZU – o novo livro de David Massena chega às livrarias e será lançado no Rio


O jornalista, escritor e dramaturgo, David Massena lança seu quinto livro, “Zuzu”, dedicado ao público infantojuvenil, no próximo dia 30 de novembro, na Blooks Livraria de Botafogo (Praia de Botafogo, 316), a partir das 15h.
O livro conta, através de uma fábula, a história da estilista Zuzu Angel, uma das mais importantes estilistas da história da moda no país, além de incansável oponente da violência do governo militar. Mãe de Stuart Edgar Angel Jones, torturado e assassinado pela ditadura, Zuzu passou anos denunciando as arbitrariedades da repressão até morrer em um acidente de carro suspeito em 1976.
Com apresentação e contextualização do Professor de História Maurício Grillo e ilustrações de Rodrigo Macedo, com projeto gráfico de Isadora Massena, “Zuzu” retrata o imensurável amor materno e tem como fio condutor um recorte histórico que não deve ser esquecido: os anos de chumbo.     
“David Massena, através deste livro, resgata uma junção (fábula e poesia) capaz de emocionar e fazer refletir, numa metáfora que concebe a força materna em um dos momentos mais frágeis da nossa memória histórica”, destacou a Mestre em Literatura, Deborah Simões, que assina o prefácio.

Massena é autor de “ Nova Friburgo – Da geração bendita à capital da moda íntima”, “Até Quarta-Feira”, “Amiga Amélia”, “Zeca Ventania”, e participou de antologias como “Crônicas da Cidade Amada”, organizada pelo Professor Arnaldo Niskier pela Biblioteca Nacional.

Niterói tem intensa programação em comemoração ao Dia do Samba


No dia 2 de dezembro, é comemorado o Dia do Samba, elemento de referência da cultura nacional que inclui formas próprias de apropriação do mundo e construção de identidades. Em Niterói, a comemoração acontece ao longo dos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, na Concha Acústica, com rodas de samba, escolas de samba do município, shows e gastronomia; e, no dia 2 de dezembro, a grande cantora Mart’nália canta Vinícius, na Sala Nelson Pereira dos Santos.

As 16 barracas da feira da Yabás, diretamente de Oswaldo Cruz para Niterói, irão oferecer as comidas tipicamente brasileiras, com um toque africano, cada uma delas com sua especialidade. Rabada, mocotó, abóbora com camarão e a onipresente feijoada são algumas das opções.

A programação artística começa nos dois dias (30 de novembro e 1 de dezembro), ao meio-dia, com rodas de samba e convidados, para embalar a hora do almoço. Entre as rodas estão o tradicional Candongueiro, Filhos de Sinhá e o Samba do Vale, comandada por Wagner do Vale. Mônica Mac, Daniel Sisínio, Blecaute Junior, Lena Alves, Pedro Ivo, Nega Black, Marcus Lima e muitos outros são os convidados.

A partir das 15h, as escolas de Samba de Niterói sobem ao palco principal para apresentarem seus sambas enredos de 2020 e, em seguida, Marquinhos Diniz, no dia 30, chega com tudo, levando participações da Velha Guarda da Portela, Juliana Diniz, Paula Diniz, Mauro Diniz, Grupo Nova Raiz e Fernando Brandão. Nesta data, tem ainda o Samba do Trabalhador, comandado pelo cantor e compositor Moacyr Luz, que encerra a noite, com participação de Roberta Sá, Sombrinha e Bebeto.

No dia seguinte, Marquinhos de Oswaldo Cruz, não fica para trás e convida Alana Moraes, Zé Luiz do Império, Nelson Rufino e Oswaldinho da Cuíca. Lecy Brandão, finaliza com chave de ouro, com Arlindinho e Zé Katimba.

No próprio Dia do Samba, 2 de dezembro, às 20h, na Sala Nelson Pereira dos Santos, Mart’nália anima a galera cantando o repertório do CD ‘Mart´nália canta Vinicius’, produzido por Celso Fonseca e Arthur Maia, vencedor do Grammy Latino de 2019, como Melhor Álbum de Samba/Pagode. A escolha não poderia ser mais apropriada, já que ela samba desde que nasceu. Ainda pequena, acompanhava o pai, Martinho da Vila, nas rodas de samba de Vila Isabel e foi assim que se apaixonou pela música. Foi lá que se aproximou ao mundo do samba, aprendeu a sambar, cantar, tocar violão e pandeiro. Entre as décadas de 80 e 90, chegou a gravar dois discos ‘de brincadeira’, como ela mesma gosta de dizer. Em 2002, lançou seu terceiro álbum, ‘Pé do meu Samba’, que ela considera seu primeiro ‘de verdade’, produzido por Celso Fonseca e dirigido por Caetano Veloso. O trabalho foi unanimemente elogiado pela crítica e rendeu uma longa e produtiva temporada de shows, registrada em CD e DVD.
O evento é uma realização da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal das Culturas e da Fundação de Arte de Niterói.



SERVIÇO:

DATA: 30 de novembro (sábado), das 12h às 00h
01 de dezembro (domingo), das 12h às 22h
LOCAL:Concha Acústica de Niterói – Rua São Domingos, Niterói
INGRESSO: 1KG de alimento não perecível (banco de alimentos do município)

2 de dezembro (segunda), às 20h
Show da Martn’ália
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) | R$ 10 (meia)
Classificação indicativa: Livre
Capacidade: 491 lugares
Local: Sala Nelson Pereira dos Santos - Centro Petrobras de Cinema
Avenida Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos – Niterói
Informações: (21) 2719-9639, ramal 201

Iluminação especial de Natal na cidade começa a partir desta quinta-feira



Parques e praças públicas de todas as regiões de Niterói ganham, a partir desta quinta-feira (28), uma iluminação especial de Natal. Algumas das principais vias da cidade também estão recebendo decoração para as festas de fim de ano. Os primeiros espaços a terem as luzes coloridas acesas serão o Horto do Fonseca e as praças do Barreto e do Largo da Batalha.

A festa no Horto do Fonseca começa às 18h30 e contará com apresentações da cantora mirim Lívia Crelier, do grupo Papel Crepom e show do cantor niteroiense Byafra, no palco principal.  A praça Levi Francisco da Cruz Nunes, no Largo da Batalha e a praça do Barreto receberão iluminação especial em árvores e postes, além de presentes gigantes, em tamanhos variados.

Na sexta-feira (29), a partir das 18h30, será a vez do Campo de São Bento, em Icaraí. Sucesso em 2018, a ornamentação deste ano será ainda maior: mais de 1 milhão e 700 mil micro lâmpadas. Serão 250 árvores iluminadas, 80 elementos decorativos distribuídos pelo parque, entre bolas, sinos e soldadinhos de chumbo, além de 30 flores de lótus e seis anjos com trombetas iluminados e que flutuarão no lago.

A decoração contará também com um grande túnel de luz, com cerca de 200 metros de extensão, oito metros de largura e três de altura – o maior do país – que receberá DJs aos sábados e terá shows de luz e som sincronizados, a cada 30 minutos.

O Campo de São Bento terá, ainda, uma sonorização especial, um presépio no coreto à beira do lago e uma divertida “Fábrica de Brinquedos” – espaço para tirar fotos com Papai Noel, com direito a brincadeiras e efeitos especiais que imitam neve. O Parque vai receber também muitas atrações artísticas como intervenções teatrais, diárias, com o grupo Papel Crepom e um animado cortejo com a Sinfônica Ambulante, além da Orquestra da Grota, na Fábrica de Brinquedos, com o repertório como ‘Nona sinfônica de Beethoven’, ‘Jolly Old Saint Nicolas’, ‘Bate o Sino’ e ‘Noite Feliz’, e apresentação de cinco duplas de cordas, espalhadas pelo Parque.

No sábado (30), será acesa a árvore de Natal de São Francisco, que tem 50 metros de altura, 22 de diâmetro e tocará músicas. São 75 mil micro lâmpadas de LED, 60 refletores, 2.700 metros de festão verde, mil strobos (globos com luzes piscando) e 36 moving lights (equipamento de iluminação móvel). A árvore também ganhará 66 elementos luminosos com tema natalino e 600 metros de neon azul. Complementando a decoração, no alto uma estrela de 12 pontas medindo 3,5 metros de altura.

A praça do Rádio Amador, onde a árvore foi montada, será transformada na vila do Papai Noel, com um parque temático, mexendo com a imaginação de crianças e adultos. Duendes e muitos presentes gigantes vão compor o cenário. O evento começa às 18h30, com apresentação do coral cênico da Scuola di Cunltura Canta Mais, da violoncelista da Grota, Kely Pinheiro, e da cantora niteroiense Zélia Duncan, 
que apresentará músicas de todas as fases de sua carreira, entre elas ‘Catedral’, ‘Alma’, ‘Lá Vou Eu’, ‘Nos Lençóis Desse Reggae’, ‘Enquanto Durmo’, além de outras composições próprias, canções de seu repertório afetivo e hits colecionados em sua trajetória de sucesso. Acompanhada por Ézio Filho (direção musical e baixo), Webster Santos (violões, guitarra e cavaco), Léo Brandão (teclados e acordeon) e Cristiano Galvão na bateria, Zélia apresenta um show delicioso, para cantar junto e dançar.

A secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, conta que um container decorado como uma grande caixa de presente será colocado no Horto do Fonseca, no Campo de São Bento e na Praça do Rádio Amador para receber doações de brinquedos, que serão distribuídos para crianças em situação de vulnerabilidade social na região.

“Nosso objetivo é incentivar o potencial turístico da cidade com a decoração natalina e espalhar uma mensagem de paz e solidariedade aos niteroienses. Queremos que os comerciantes, moradores e visitantes participem deste evento festivo. Niterói merece esse carinho”, diz Dayse Monassa.

Algumas das principais vias da cidade também estão recebendo decoração especial para as festas de fim de ano, como as avenidas Jansen de Melo, Marquês do Paraná, Roberto Silveira e Quintino Bocaiúva. A previsão é de que a decoração natalina fique na cidade até o dia 6 de janeiro.

Serviço:
Dia 28 de novembro, quinta-feira
Horário: 18h30
Local: Horto do Fonseca
Endereço: Alameda São Boaventura, 770 - Fonseca
Atrações: cantora mirim LiviaCrelier, que vai cantar músicas natalinas; encenação do grupo teatral ‘Papel Crepom’ e presenças do Papai Noel e duendes. No palco principal, o cantor e compositor Byafra apresenta o show ‘Vôo de Ícaro’, que traz no repertório grandes sucessos do artista em novelas da TV Globo como ‘Helena’ (Marrom Glacê), ‘Vinho Antigo’ (Jogo da Vida), ‘Seu Nome’ (A Gata Comeu), ‘Te amo’ (Salomé) e ‘Fantasia Real’ (Mulheres de Areia), sem deixar de fora os mega hits ‘Leão Ferido’ e ‘Sonho de Ícaro’, além de fazer uma homenagem a compositores que brilham com ele desde os primeiros sucessos, como Guilherme Arantes, Dalto, Lulu Santos, Ritchie, entre outros.

Dia 29 de novembro, sexta-feira
Horário: 18h30
Local: Campo de São Bento
Endereço: Rua Lopes Trovão, sem número
Atrações: túnel de luz, por onde o público vai poder passar; encenação do grupo teatral Papel Crepom;Fábrica do Papai Noel;cortejo da Orquestra SinfônicaOrquestra da Grota, na Fábrica de Brinquedos, com o repertório como ‘Nona sinfônica de Beethoven’, ‘Jolly Old Saint Nicolas’, ‘Bate o Sino’ e ‘Noite Feliz’; e apresentação de 5 duplas de cordas, espalhadas pelo Campo de São Bento.

Dia 30 de novembro, sábado
Horário: 18h30
Local: Praça do Rádio Amador – Praia de São Francisco
Atrações: abertura com o Coro Cênico Canta Mais da Scuoladi Cultura, apresentando o Projeto Mulheres em Concerto – uma homenagem a todas as mulheres, com músicas de grandes compositoras, intérpretes e arranjadoras brasileiras – com canções natalinas, para entrar no clima do Natal; encenação do grupo teatral Papel CrepomKely Pinheiro, no violoncelo; Papai Noel; e, fechando com chave de ouro, a cantora Zélia Duncan se apresenta no palco principal.

sábado, 23 de novembro de 2019

TEATRO DA CAIXA NELSON RODRIGUES RECEBE DOIS ESPETÁCULOS DA COMPANHIA FRANCO-BRASILEIRA DOS À DEUX


O Teatro da CAIXA Nelson Rodrigues recebe, de 27 de novembro a 22 de dezembro de 2019 (quarta-feira a domingo), o projeto Dos à Deux em repertório, com apresentações das peças Aux pieds de la lettre e Irmãos de sangue. Com concepção, dramaturgia, cenografia e direção de André Curti e Artur Luanda Ribeiro, os dois espetáculos fazem parte do repertório de mais de duas décadas da premiada companhia franco-brasileira de teatro gestual. O projeto tem patrocínio da CAIXA e do Governo Federal.

“Nosso universo é construído pensando num todo: luz, cenário, bonecos e dramaturgia caminham juntos”, explica Artur Luanda Ribeiro. Na pesquisa da Cia. Dos à Deux, a cenografia é mutável, com a arquitetura servindo organicamente à dramaturgia – à qual, assim como em todas as suas criações, a luz se funde, sublinhando os espaços cenográficos criados pela dupla. “O teatro gestual cria a dramaturgia através do corpo das personagens, mas sem ilustrar intenções e situações”, complementa André Curti.

Espetáculos:
A fraternidade e as memórias são os temas que conduzem a peça Irmãos de sangue. André e Artur conduzem uma coreografia gestual precisa ao lado dos atores Raquel Iantas e Daniel Leuback. Em uma atmosfera onírica, a peça investiga os laços fraternos, as memórias e os conflitos que marcam a convivência familiar. A história se passa no centro das relações entre três irmãos e sua mãe, alternando momentos entre o passado e o presente. Irmãos de sangue venceu o Prêmio Shell 2014 nas categorias cenário e ator.

Já o espetáculo Aux pieds de la lettre oscila entre a tragédia e a comédia, pleno de emoções, ternura e risos inesperados. André e Artur fizeram uma imersão de dois anos no hospital psiquiátrico Marcel Rivière, na região de Paris, para criar um espetáculo gestual que navega entre a poesia, o burlesco e o absurdo. Com mais de 350 apresentações pelo mundo desde a sua estreia em 2002, a peça recebeu prêmio de melhor espetáculo no Festival Internacional do Kosovo e no Festival Mindelact, em Cabo Verde.

Oficina:
O projeto Dos à Deux em repertório inclui ainda a oficina O corpo poético. Ao longo de oito horas-aula, divididas em dois dias, Artur Luanda Ribeiro e André Curti irão compartilhar a pesquisa desenvolvida por eles sobre movimento, linguagem do gesto e teatralidade. O workshop se divide em três etapas: aquecimento; introdução ao vocabulário técnico; e composição de uma sequência de teatro gestual. Os interessados devem enviar um breve currículo e uma carta de intenção de até 10 linhas para dosadeux.workshop@gmail.com.

A Cia. Dos à Deux:
Artur Luanda Ribeiro e André Curti se conheceram durante um festival em Paris, em 1997, e decidiram começar juntos uma pesquisa teatral e coreográfica, tendo como inspiração a obra Esperando Godot, de Samuel Beckett. Um ano mais tarde, em 1998, nascia o primeiro trabalho, Dos à Deux, que deu nome à companhia e já foi apresentado em quase todos os países da Europa, além de ter passado pela África, América do Sul, Coréia do Sul e Índia.

A Cia. Dos à Deux já percorreu cerca de 50 países, somando mais de 2.000 apresentações por toda a Europa, África Central, Ásia, Polinésia Francesa, Emirados Árabes e América do Sul. O repertório é formado por Dos à Deux (1998), Je suis bien moi (2000), Aux pieds de la lettre (2002), Saudade em terras d’água (2005), Fragmentos do desejo (2009), Ausência (solo com Luís Melo, de 2012), Dos à Deux 2º ato (2013) Irmãos de sangue (2013) e Gritos (2016).

Programação:
Espetáculo Aux pieds de la lettre


Datas: de 27 de novembro a 8 de dezembro de 2019 (quarta-feira a domingo)
Horário: 19h
Duração: 60 min

Oficina O corpo poético
Datas: dias 7 e 8 de dezembro de 2019
Horário: sábado e domingo, das 13 às 17h
Inscrições: gratuitas, pelo e-mail dosadeux.workshop@gmail.com. Enviar breve currículo e carta de intenção de até 10 linhas
Vagas: 20

Espetáculo Irmãos de sangue


Datas: de 11 a 22 de dezembro de 2019 (quarta-feira a domingo)
Horário: 19h
Duração: 90 min

Serviço:
Dos à Deux em repertório (espetáculos Aux pieds de la lettre Irmãos de sangue)
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro da CAIXA Nelson Rodrigues (Endereço: Av. República do Chile, 230 – Centro. Entrada pela Av. República do Paraguai - Metrô e VLT: Estação Carioca)
Datas: de 27 de novembro a 22 de dezembro de 2018 (quarta-feira a domingo) 
Horário: 19h
Informações: (21) 3980-3815
Ingressos: Plateia - R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia) | Balcão: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia
Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 13h às 20h. Ingressos à venda a partir desta terça-feira (26)
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos
Capacidade: 400 lugares (mais 8 para cadeirantes)
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Feira na Praça Zé Garoto será especial neste fim de semana

 
A Feira de Artesanato e Gastronomia Maria José, realizada na Praça Estephânia de Carvalho (ou Praça Zé Garoto), terá uma edição especial dedicada ao Mês da Consciência Negra, no próximo sábado (23/11). Entre as 9h e 14h, o espaço público vai oferecer exposições, elementos da cultura afro-brasileira, música, oficinas e atividades sobre afro empreendedorismo. O evento tem entrada gratuita e é indicado para todas as idades. Iniciativa da Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Turismo e Cultura (SMTC) e da Fundação de Artes, Esporte e Lazer de São Gonçalo (FAESG).

Localizada na região central da cidade, a praça é referência em diversão e lazer para as famílias, principalmente nos fins de semana, quando o espaço abre as portas para projetos direcionados para adultos e crianças.

No espaço se encontram barracas com roupas, comidas, bebidas, além de vasta programação cultural que será apresentada durante a feira, reunindo moda, exposições, atividades afro empreendedoras, música, oficinas e elementos da cultura afro-brasileira.

Nesta edição especial da Feira de Artesanato e Gastronomia Maria José, o projeto está sendo realizado em parceria entre a Prefeitura, o Fórum de Mulheres Negras (SG-RJ) e a Feira da Mulher Empreendedora de São Gonçalo (FEMESG).  



Cabe destacar que o evento terá ingresso gratuito e é indicado para toda a família. A Praça Zé Garoto possui duas entradas: uma pela Rua Vereador Clemente Souza e Silva e outra pela Rua Cel. Serrado, no bairro Zé Garoto.

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Projeto SER ÂMICA: arteterapia e ação sociocultural como antídoto à violência


Em nosso trabalho para oferecer educação e suporte especializado a quem busca crescer como profissional e Ser Humano, entre outras premissas que definimos quando iniciamos, foi o de agregar real valor social para além dos participantes: alunos, instrutores, mentores e nós mesmos.
É uma necessidade pulsante que sabíamos, ainda antes das primeiras reuniões, precisava ser moldada e mais do que isso, ser vivida como sinergia real, muito além do que cada um de nós já havia feito e contribuído até então.
Como já conhecíamos a fabulosa, carinhosa e dedicada artista plástica que coordena tudo e todos dentro do projeto Ser Âmica: A Modelagem de Um Novo Amanhã,um papo rápido via whatsapp foi suficiente para que ela aceitasse. E, com alegria e vibração recíprocas, assumimos o compromisso de contribuir, ao repassar parte do investimento de cada pessoa que escolher qualquer um dos trabalhos profissionais aqui oferecidos.

O principal foco do projeto Ser Âmica é o intuito de trabalhar integralmente com o suporte da cerâmica para promover o resgate e a transformação de Vida de adolescentes – entre 7 e 18 anos – em situação de vulnerabilidade social.
Ela começou cedo, ainda quando estava na faculdade de artes plásticas, em 1996 e até aqui – 2018 – já foram mais de 2.080 alunos a ter contato com o barro.  Como ela mesma declara:
¨Abri-me ao barro para ser remodelada em corpo e alma por ceramistas aprendizes que surgem diariamente diante de mim. Estes jovens aprendizes sentem o amor que emito e o devolvem um amor maior. O resultado? Obras primas que palavras jamais poderão mensurar, simbolizadas nas produções, gestual e transformações de cada um.¨ 
Aqui não há pretensão de tornar estes jovens atendidos em ceramistas profissionais.
E sim, possibilitar aos atendidos um reencontro de si no resgate da autoestima e do autoconhecimento.
A proposta de realizar um projeto de foco social com toda a estrutura de um ateliê de cerâmica profissional é possível em virtude do fomento oferecido por meio das leis de incentivos fiscais.
Ao atuar com a proposta de oferecer um trabalho com cerâmica 100% gratuito nos atendimentos, é necessário obter recursos para aquisição de matérias primas, uma vez que os custos dos materiais são dispendiosos. Além disso, é preciso considerar a parte de recursos humanos que o projeto absorve e o lanche servido aos adolescentes, uma vez que a refeição que ali faziam é o principal motivador de muitos para entrada e permanência nas atividades propostas.

Portanto as contribuições, sejam estas em formato de doações individuais – como você – e, por meio de incentivos fiscais – empresas – visam disponibilizar aos participantes três principais componentes:
No Brasil, existem leis federais, estaduais e municipais cuja forma de aplicação nos transforma no único país do mundo a abater 100% do imposto devido ao governo.
Nos outros 114 países, as empresas precisam entrar com uma contrapartida e os abatimentos são inferidos sobre os impostos com cálculos diferentes dos feitos em território nacional.
Em virtude das vantagens encontradas nas leis de incentivos, muitas empresas já adotaram seu uso em suas políticas. É uma forma de promover ações de marketing e responsabilidade social sem precisar dispender do caixa com recursos que podem ser empregados em outros setores ou ações.
estrutura se dá por meio da aquisição de equipamentos (que devem ser doados e, no caso do Ser Âmica, já estão direcionados ao Instituto Movere), materiaisassessoria jurídica e contábil (todo projeto precisa de um contador para assinar a prestação de contas), contratação de recursos humanosmão de obra e material gráfico para divulgação.
Todos os equipamentos existentes no ateliê do Ser Âmica, por exemplo, foram adquiridos com os recursos concedidos pela empresa Lua Nova Alimentos Ltda. – PANCO.
A primeira etapa do projeto teve o apoio da empresa Gerdau, que optou por não dar continuidade ao patrocínio. A PANCO enxergou no projeto Ser Âmica uma forte ferramenta de transformação social através da arte e apoia desde 2011.
Além do resgate da autoestima e do autoconhecimento, o contato e o manuseio com o barro, é capaz de revelar questões afetivas profundas através da relação com o inconsciente. 
Por ser um material vital e que fez emergir a liberação de emoções através da modelagem, promove, em trabalhos tanto pontuais como contínuos, despertar comportamentos ansiosos, eufóricos, de raiva ou ira para transmutá-los em calma, serenidade, disciplina, compreensão e reconhecimento de si.
Pode-se observar que, após os processo criativo vivenciado nas oficinas, há uma construção e um pensar diferente sobre a obra que será modelada.

A peça de cerâmica não é apenas a peça, mas eles, os participantes, como peças se modelam.

Se você sentiu, assim como nós, que o projeto Ser Âmica: A Modelagem de Um Novo Amanhã, é um valioso diamante social e, gerador daquela motivação extra, que nos resgata e impulsiona, quando momentos de desânimo surgem, eis como contribuir agora:
·         Empresas: procure a coordenadora pelo email projetoseramica@gmail.com
·         Pessoas físicas: acesse o website do projeto e faça sua doação https://seramica.com.br/doar/
·         Alunos: se inscreva em nossas capacitações
·         Busca de mentoria: solicite um de nossos serviços


Contribua para que o Ser Âmica possa brilhar todos os dias e cada dia mais.

Fonte: www,fatorsyn.com.br