quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Mafalda Minnozi e Paul Ricci lançam o CD "EMPATHIA no Teatro Municipal de Niterói neste fim de semana


Após ter conquistado a critica e o publico na Italia, Mafalda Minnozzi apresenta seu novo projeto “eMPathia” ao Brasil, sua terra de adoção.  Os espetáculos serão realizados na Sexta, 2 de outubro, e Sábado, 3 de outubro às 20 horas, no Teatro Municipal de Niterói.

Em duo, acompanhada pelo guitarrista nova-iorquino Paul Ricci, a cantora mistura finamente swing, jazz, soul e bossa nova interpretando no CD e no show um repertório internacional de autores como Paolo Conte e Umberto Bindi, Tom Jobim e Baden Powell, Cole Porter e Edith Piaf.

No projeto, Mafalda Minnozzi é a voz, a liberdade, a coragem, o instinto, a irreverência: é o “M” de eMPathia; Paul Ricci é a guitarra, o pentagrama, o método, a procura do som perfeito, a posição: é o “P” de eMPathia.

Com criatividade e talento de artesãos, Mafalda e Paul descobriram o prazer de reduzir a musica ao essencial, desenvolvendo assim uma linguagem própria e criando um estilo original enriquecido de mil detalhes. Trata-se de repertório que deve ser apreciado de perto para captar as nuances dos arranjos e interpretações e para deixar que a emoção das musicas nos envolva.


Mafalda Minnozi e Paul Ricci lançam o CD "EMPATHIA (divulgação)


Repertório:

INÚTIL PAISAGEM (Antonio Carlos Jobim - Aloysio de Oliveira)
COME PRIMA (Sandro Taccani - Enzo Di Paola - Mario Panzeri)
ARRIVEDERCI (Giorgio Calabrese - Umberto Bindi)
AZZURRO (Vito Pallavicini - Paolo Conte)
AGUA DE BEBER (Antonio Carlos Jobim - Vinicius de Moraes)
PAROLES PAROLES (Gianni Ferrio - Leo Chiosso - Giancarlo De Re )
LA VIE EN ROSE (Louiguy - Edith Piaf)
ESTATE (Bruno Brighenti - Bruno Martino)
É PRECISO PERDOAR (Alcyvando da Luz - Carlos Coqueijo)
NESSUNO (Antonietta De Simone - Edilio Capotosti - Vittorio Mascheroni)


Serviço:
Mafalda Minnozzi e Paul Ricci  -  “eMPathia”
Datas: 02 e 03 de outubro
Horário: 20h
Classificação etária: Livre
Duração: 80 min
Ingressos: R$ 60,00
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói
Tel: 2620-1624


Sabores de São Gonçalo tem festa de encerramento


Música, dança, brincadeiras infantis, exposição, lançamentos de livros e muita gastronomia. Um encontro de várias culturas combinadas em uma grande festa. É desta forma que será realizada a premiação dos vencedores do primeiro festival gastronômico da cidade, o Sabores de São Gonçalo. A festa de encerramento acontece neste sábado (03/10), das 10h às 20h, no Centro Cultural Joaquim Lavoura (Lavourão), no bairro Estrela do Norte. A entrada é gratuita e a classificação é livre.
Durante todo o dia, haverá stands com degustação, a preço simbólico, dos pratos inscritos no festival, participação de restaurantes convidados, degustação e venda de cerveja artesanal, venda de alimentos orgânicos e exposição de produtos rurais de São Gonçalo. Para animar a festa, música e dança com artistas da cidade. Na parte da manhã, será realizada intervenção de Clown (Palhaçaria), teatro infantil e haverá brinquedos para as crianças.
Para quem gosta de cozinhar, será realizada a oficina Cozinha Brasil, oferecida pelo SENAI, na qual os interessados poderão participar de uma oficina de gastronomia brasileira e vão aprender alguns truques da culinária. Das 13 às 15h, será lançada a biografia da eterna Globeleza, Valéria Valenssa: “Uma Vida de Sonhos”, das autoras: Laura Bergallo e Josiane Duarte. Durante o lançamento, a artista fará uma tarde de autógrafos. Além da biografia de Valéria Valenssa, haverá o lançamento dos livros dos poetas gonçalenses: “Angustiolândia ( ou de bares, ruas e bordeis)”, de Rômulo Narducci e “O Brechó das Almas”, de Rodrigos Santos.
De acordo com o secretário de Turismo e Cultura, Michel Portugal, o encerramento do Sabores de São Gonçalo será uma festa em grande estilo.
“O festival está sendo um sucesso. Nós cumprimos o objetivo de dar visibilidade à gastronomia gonçalense admirada por moradores de outras cidades e que às vezes passava despercebida pelos próprios gonçalenses. O encerramento do festival vai ser uma grande festa. Teremos atividades para toda a família, inclusive para as crianças com brincadeiras e peças infantis. A população gonçalense está convidada a participar dessa grande festa da cultura e do turismo em São Gonçalo”, comemorou Michel Portugal.
O festival Sabores de São Gonçalo foi lançado em julho deste ano com a fase de inscrições de bares, restaurantes e lanchonetes que atuam na cidade. Durante esta etapa, 15 estabelecimentos inscreveram seus pratos na disputa. Em setembro, um júri composto por 6 membros (duas donas de casa, dois chefs de cozinha e dois jornalistas) percorreram os locais cadastrados e avaliaram os pratos. Ao mesmo tempo, o público participou como jurado em votação on line. Computadas todas as notas, neste sábado (03/10), estabelecimentos e público conhecerão os vencedores do festival. Os três primeiros lugares receberão um troféu. Todos os participantes receberão o  certificado de participação no Sabores de São Gonçalo.


SERVIÇO
ENCERRAMENTO SABORES DE SÃO GONÇALO
DATA:03 de Outubro (sábado)
HORÁRIO: das 10h às 20h
LOCAL:Centro Cultural Joaquim Lavoura (Lavourão) – Av. Presidente Kennedy, 721, Estrela do Norte.
ENTRADA GRATUITA
CLASSIFICAÇÃO LIVRE

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Projeto desenvolve leitura e escrita de forma diferente e atrativa


Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. A famosa frase de Paulo Freire, considerado um dos pensadores mais notáveis na história da Pedagogia mundial e Patrono da Educação Brasileira, ecoa fortemente no trabalho desenvolvido há 18 anos pelo grupo EMCANTAR, que atua como grupo artístico, mas também na Educação com projetos de formação que atualmente envolvem cerca de 600 crianças e adolescentes do setor leste de Uberlândia (MG).
Desse total, 100 alunos participam todas as terças, quartas e quintas-feiras de oficinas gratuitas de criação literária, as quais têm o objetivo de incentivar o gosto pela leitura e escrita, habilidades tão fundamentais para o desenvolvimento humano e para a inclusão social. 
A arte-educadora do EMCANTAR responsável por estas oficinas, Aline Caixeta, enfatiza que a leitura e a escrita são instrumentos indissociáveis e essenciais para o aprendizado em qualquer área. “São infinitos os benefícios da leitura, seja num âmbito mais prático da realidade, pois quem lê desenvolve grande parte da competência linguística, e por isso pode ter mais facilidade de se relacionar com o mundo à volta; ou num sentido mais individual e pessoal, pois através da leitura acessamos mundos novos, diferentes e ampliamos assim nossa experiência de vida”, afirmou a arte-educadora que sente no cotidiano os resultados e a evolução das crianças incentivadas neste aspecto.
Segundo a aluna, Iasmyn Fernandes Mota, de 09 anos, que participa das oficinas de criação literária desenvolvidas pelo EMCANTAR através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e em parceria com o Programa Transforma do Instituto Algar, a forma como são conduzidas as atividades agrada bastante a turma. “Eu gosto muito das oficinas de literatura. É a que eu mais gosto. Gosto das leituras, dos textos que fazemos e também dos desenhos. Eu não sabia desenhar e agora sei. Também gosto dos passeios que a gente faz. Ano que vem quero continuar participando”, comentou.



Oficinas gratuitas de criação literária (Douglas Luzz)



Na chácara de Martha Pannunzio...
Nesta quarta-feira (30/09), os alunos vão fazer um passeio muito especial. “Nós levaremos duas turmas para um passeio cultural na chácara da escritora, Martha Pannunzio. Uma dessas turmas leu em conjunto (um pouquinho por dia) o livro "Era uma vez um rio" da escritora. Eles adoraram e ficaram super empolgados com a possibilidade de conhecê-la pessoalmente. Já a outra turma estudou a biografia da autora e - por coincidência - nós nos encontramos com ela quando fomos visitar a Biblioteca Municipal no começo do ano. Ela passou boa parte da visita com os meninos e falou um pouquinho para eles sobre cada um de seus livros, de modo que eles estão ansiosos para revê-la”, contou a coordenadora das oficinas.
Durante a visita à chácara, os alunos irão entrevistar Martha Pannunzio para saber um pouco mais sobre como é ser uma escritora. 
Os resultados dessa e outras atividades poderão ser apreciados no blog www.tecnologiaescutatoria.blogspot.com e no livro que será lançado no dia 28 de Novembro durante o evento Alvorada Cultural.

Mais sobre o EMCANTAR
É um grupo que há 18 anos trabalha com Arte e Educação. Na vertente artística, já lançou cinco álbuns: EMCANTAR (1999), MUTIRÃO (2003), PARANGOLÉ (2009), ESCUTATÓRIA (2012) e ENTREDENTES (2013). Além disso, realizou mais de 800 apresentações para mais de 250 mil pessoas de diversas cidades do Brasil, e acaba de retornar dos Estados Unidos, onde fez sua primeira apresentação internacional.
Na área educacional, desenvolve projetos de formação em artes, cultura e meio ambiente, através dos quais já envolveu mais de 30 mil pessoas, especialmente, educadores, crianças e adolescentes de regiões periféricas. Para saber mais, acesse: www.emcantar.org

Mais sobre o Instituto Algar
A Algar acredita que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor. É por isso que, desde 1994, o Grupo investe em programas sociais voltados à comunidade, com objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Essa decisão da Algar é operacionalizada, desde 2002, pelo Instituto Algar e reflete o compromisso com a sustentabilidade, que permeia todas as ações do Grupo. São quatro programas sociais* que juntos chegam a 24 cidades, 70 escolas, 3.400  alunos, 200 educadores e a participação voluntária de 800 associados da Algar. (*Dados referentes a 2014). Dentre eles, o Programa Transforma, que atende 09 bairros de Uberlândia com objetivo de promover o desenvolvimento humano de alunos do ensino fundamental e médio realizando ações de Educação Integral no contra turno escolar.

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Jornalista lança o livro 'Encontro do acaso' no Rio de Janeiro e em São Gonçalo


A jornalista e escritora independente Renata Idalgo está lançando seu primeiro livro “Encontro do Acaso” A história é fictícia e envolve drama, fé, transformação e romance. A vida é feita de encontros que muitas vezes acontecem por acaso e que podem marcar e mudar vidas. O primeiro lançamento em São Gonçalo será nesta quarta-feira, 30 de setembro, às 12h30, no almoço do Abrigo Cristo Redentor. No dia 6 de novembro haverá lançamento no Centro Cultural Joaquim Lavoura , a partir das 18h.
O livro aborda com emoção a trajetória de Lúcio, que viveu muitos anos no mundo do crime e por força do destino de um encontro do acaso, conhece o policial Plínio que está à beira de uma depressão.  Esta conversa inesperada leva o ex-bandido a contar sua história  ao policial insatisfeito com  sua vida.
A partir daí um misto de emoções e aventuras se apresenta como um filme durante toda a conversa. Lúcio retorna a uma viagem ao mundo que quase o consumiu e Plínio renasce das cinzas em meio ao sombrio fantasma da depressão.
O livro pode ser adquirido no Mercado Livre  no valor  de R$ 30,00 com envio pelos correios para a residência da pessoa .
O valor em dinheiro é de R$ 20  em dinheiro a pessoa pegando diretamente com a autora ou R$ 25,00 nos cartões de débito e crédito nos  lançamentos . Telefone para contato- 997027882- Whatsapp 975401493


 SINOPSE




Um pequeno acidente entre dois carros vai mudar a vida do policial Plínio.Acostumado a ser frio e durão, ele não imaginava o que o destino lhe reservava naquele final de tarde. Um acidente? Vidas marcadas? Ou uma bela conversa com alguém que tem uma história interessante para contar?
A vida é marcada por encontros e desencontros.

Lúcio é um cara normal que hoje passa despercebido no meio da multidão, mas traz na bagagem da vida um mundo obscuro e sombrio que teve que, aos poucos, descortinar para ver a luz e a saída no final do túnel.
Um mero imprevisto? Mistérios reservados pelo destino? Eu diria que neste Encontro do Acaso, suas vidas nunca mais serão as mesmas.

Duas vidas
Perdas e Danos
Entrelaçam-se
Venha se emocionar com essa história

Sobre a autora

Renata Idalgo é carioca. Nasceu no Hospital da Lagoa no Jardim Botânico-Rio de Janeiro em 30 de outubro  de 1970. Jornalista, professora e escritora. Em 1990 esteve por dois anos  estudando Teologia no Seminário Betânia, em Coronel Fabriciano, Minas Gerais em regime interno, tal como um quartel com horários definidos por dois anos. Após o estudo de Teologia voltou para o Estado do Rio de Janeiro onde se formou em Jornalismo e começou a trabalhar como repórter, chefe de reportagem e editora em vários jornais. Atuou também como assessora de comunicação e de imprensa em  organizações ligadas à Engenharia, Agronomia e Arquitetura como CREA-RJ, Aepet-Associação dos Engenheiros da Petrobras, IBEC-Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos e outras. Participou de campanhas politicas partidárias e corporativas. Desde a adolescência escreve histórias e poesias.

Blogs e site:


Próximos lançamentos nos dias:

Dia 30 de setembro - 12h30 - Abrigo Cristo Redentor-São Gonçalo- Avenida Nilo Peçanha n° 320- São Gonçalo
Dia 05 de outubro - de 17 h às 20h30 - Clube de Engenharia- Avenida Rio Branco 124- 20° andar- Centro-Rio de Janeiro.
Dia 11 de outubro - 9h e 19h - Igreja de Nova Vida de Estrela do Norte- Avenida Nilo Peçanha 441- São Gonçalo
Dia 06 de novembro - 18h - Centro Cultural Joaquim Lavoura- Av. Presidente Kennedy, 721- Centro-São Gonçalo.