domingo, 19 de dezembro de 2010

Diário de bordo em Cusco!!!

Caros amigos, cheguei a Cusco a pouco tempo estou digitando este diário no escritório do Hotel Familiar Turístisco Mirador Del Inka, é um lugar bem aconchegante para a familia e amigos.
Os quartos do hotel sao bem amplos com banheiro privado, tem um atendimento perfeito para as suas férias ou do seu trabalho, caso seja a sua vinda a este lugar.
O café da manha é feito a partir das sete da manha bem rico e vem com  manteiga, pao, agua fervida, chá de coca, suco de laranja e ovo (a pedido do turista: frito, cozido).
A vista do hotel é maravilhosa da cidade de Cusco, donde vejo da janela onde estou hospedado.





Quartos amplos para a familia

Peruana em Cusco com seu filho bem típico aqui
Quartos também para grupos que praticam esportes





  

Diário de Bordo!! Eten - Chiclayo - Lambayeque

    Eten é uma pequena cidade próxima a Chiclayo, onde  você da estrada verá uma capela antiga em ruínas que passou por um maremoto deixando a igreja em destroços e agora estao fazendo expediçoes para encontrar alguma reliquia.
Também encontrará as artesas fazendo seu trabalho no Parque Artesanal Atin com um belo artesanato manual sendo bolsas, porta-moedas e outras lembranças dessa pequena cidade.
   A cidade é conhecida por sua  produçao de sombreiros por sua tradiçao em artesanatos manuais.  






Maior sombreiro em Eten

Antiga Capela em Eten

Artesanato em Eten com bom preço

Artesas com seus trabalhos



Em Lambayeque, você encontrará a verdadeira história dos povos Mochicas, em Peru,  no Museu Tumbas Reais de Sipan. Começará a viajar no tempo desde de 1.700 anos atrás contando um pouco de sua história aqui no Peru, o ingresso custa 10 soles. É um passeio cultural de três horas de muito conhecimento que nao pode faltar na sua viagem. Tem muitas coisas feitas a ouro e outras peças de costume arcaico. Você nao pode perder.
Você poderá saber mais neste site: http://www.sipan.perucultural.org.pe/

Lambayeque também é muito bem conhecida por um doce que é de dar agua na boca, com nome de King Kong. Esse doce é feito com uma massa semelhante ao do pao de ló, com recheio de doce de leite bem saboroso que também é encontrado em Lima.


sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Diario de Bordo!! Parte II

Gastronomia

Vocês sabiam que no Peru, existem mais de 1000 tipos de qualidade de batatas para o preparo de doces ou salgados, usado em todas as finalidades na cultura peruana. Sendo assim, tem um PIB agrário em 25% na produçao de batatas no país, onde compete, com o arroz e o trigo nos países andinos.

No Peru, tem a produçao de quinua que é uma semente que muito usada na culinária, atualmente em alguns países latino-americanos. Nao tem colesterol, rico em fibras e em cada esquina se encontra alguma barraca vendendo suco que por sinal é muito gostoso. No Brasil já se encontra em lojas de produtos orgânicos e naturais. Com a quinua, a culinária a utiliza para fazer diversos pratos saudáveis para aqueles que nao fazem uso da carne.

Para os amantes da carne, nada melhor que os anticuchos, que sao os pedaços de carne de coraçao de boi em pedaços grandes assados na brasa com um molho picante servido com batata frita e milho cozido com um sabor sem igual que só existe aqui. Têm também cuy saltado con papas, que é o porquinho da índia feito na chapa com batatas dizem que têm um sabor inesquecível.

Com um país deste tipo é dificil voltar magro para o Brasil, pois aqui se come muito e farto, embora em todo lugar tem algo diferente para ser conhecido, seja sua culinária ou seus pontos turisticos que sao ricos em vasta cultura. É uma coisa que vale a pena conhecer.



 

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Diario de Bordo!! Parte I

Bom, amigos

Estou aqui, no Centro de Lima há poucos dias onde vi que os ônibus tem músicas variadas típicas peruanas como: salsa,cancoes negroperuanas, marineras e tonderas (mais dancantes). Sem contar, que aqui o tempo passa muito rápido e você acaba acostumando com o tempo.
Fui a dois museus bem conhecidos sao eles: Museu de Sao Francisco de Assis onde têm milhares de ossadas nas suas catacumbas de vários religiosos que se encontram lá, e claro, como em todo o mundo têm muitos indigentes. É um convento de padres religiosos com fundaçao no século XVI e custou 10 soles.
Um Museu que nao pode faltar no seu itinerário também é o Convento de Santo Domingo também de mesma época,  onde estao enterrados Santa Rosa de Lima que é a padroeira de Lima, da América  e Filipinas. No convento está enterrado também os restos do santo San Martín de Porres (o nome é esse mesmo) que também tem muitos devotos aqui em Lima e em toda Peru.
O povo aqui é muito católico e tem muita fé, sem contar as devoçoes a seus santos que tanto lhe ajudam em momentos bons e ruins na vida.  
A cidade de Lima tem muitas praças a serem visitadas como a Praça das Armas onde fica o Congresso e principalmente o Presidente deste país Alan García.

Transporte

Voltando ao trânsito da cidade nao sei como eles se entendem, pois quando nao há sinal é um buzinaço só. A pessoa tem que ter muito cuidado quando atravessa a rua aqui. Os táxis nao tem taximetros e a pessoa negocia de acordo com os quarteiroes que vai ficar.
As kombis aqui sao as vans no Brasil vivem sempre cheias mas paga-se pouco para ir ao destino distante.
Os mototaxis sao com cobertura como um triciclo e muitas vias públicas sao bem largas e extensas.

Peço desculpas pelas acentuaçoes pois o teclado aqui nao está configurado.
Abraços a todos!!!