terça-feira, 20 de novembro de 2012

Barbatuques se apresentará neste sábado no Alvorada Cultural em Uberlândia


Uma forma singular de fazer música e as inúmeras possibilidades de extrair sons do corpo tornaram o Grupo Barbatuques, que se apresenta em Uberlândia neste sábado, 24 de novembro, uma referência internacional em percussão corporal.
Desde 1996, o núcleo artístico e pedagógico Barbatuques mantém um complexo trabalho de pesquisa sobre a linguagem sonora corporal, cujo resultado o levou a atuar em todo o Brasil e exterior.
Entre importantes eventos e turnês internacionais, destacam-se a sua participação na Copa do Mundo da África (2010) e no evento oficial da FIFA em Joanesburgo para o anúncio da Copa 2014 no Brasil; nas edições do International Body Music Festival (EUA) e na 23ª edição do Festival Europalia, em que representou o Brasil (2011, Bélgica).
Com a versão COM-PACTO de seus três espetáculos, o Grupo é a grande atração da última edição do ano do evento Alvorada Cultural, um festival que se consolidou na região leste de Uberlândia como uma referência para a população da cidade.
“Esse é um dos nossos shows mais interativos e seu principal diferencial é a participação constante da plateia, estimulada pelas improvisações musicais”, conta Fernando Barba, diretor musical do Grupo, que acaba de lançar seu primeiro disco para o público infantil “Tum Pá” (2012), além dos dois álbuns "Corpo do Som" (2002), "O seguinte é esse" (2005) e o DVD "Corpo do Som ao Vivo" (2007).
De acordo com Mariane Ávila, produtora executiva do Alvorada Cultural, cerca de 1 mil pessoas são esperadas para essa edição do evento, que traz também em sua programação a apresentação inédita dos integrantes do Projeto Parangolé com Crianças Ano II.
Este projeto trabalha com crianças e adolescentes em oficinas semanais com foco na vivência e brincadeiras da cultura popular. É apresentado pelo Instituto Algar, realizado pelo EMCANTAR, em parceria com o Programa Algar Transforma, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Outra atração do evento será o lançamento do DVD do Projeto Olho Portátil, que também é realizado com alunos e adolescentes do setor leste de Uberlândia. O projeto com foco em produção audiovisual e cultura popular por meio de uso de mídias acessíveis, como celular e internet, é apresentado pelo Governo de Minas e pelo Instituto Algar, realizado pelo EMCANTAR, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, em parceria com o Programa Algar Transforma. Os integrantes deste projeto desenvolveram diversos vídeos ao longo do ano que foram reunidos em DVD e podem ser conferidos também no blog www.olhoportatil.blogspot.com

Outras atrações do Alvorada Cultural
O evento prevê ainda a apresentação do projeto de Karatê Vencer DOR e do violinista Nicolau Sulsbeck com o espetáculo “Um Violino com Amor”, além de tendas com serviços comunitários, praça de alimentação, exposição e comercialização de artesanato e sorteio de brindes.
O Alvorada Cultural é apresentado pelo Governo de Minas e pelo Instituto Algar, realizado pelo EMCANTAR por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 
Barbatuques no Alvorada Cultural (divulgação)

Serviço:
Alvorada Cultural
Dia: 24  de Novembro (sábado)
Horário: a partir das 16 horas
Clube CESAG
Rua Augusta de Moraes, 04 – bairro Alvorada – Uberlândia - Minas Gerais
Outras informações: www.emcantar.org / www.institutoalgar.org.br/algartransforma / www.barbatuques.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário