quarta-feira, 18 de julho de 2012

Mostra Cinema de Garagem exibirá 69 filmes independentes na Caixa Cultural do Rio de Janeiro

A CAIXA Cultural Rio apresenta, de 24 de julho a 5 de agosto, a mostra Cinema de Garagem. A exibição faz umpanorama da produção brasileira independente do novo século, exibindo 69 filmes realizados a partir dos anos 2000. A produção cinematográfica da mostra reflete as transformações tecnológicas, estéticas, éticas e políticas por que passa o cinema brasileiro da atualidade. Serão exibidos 25 longas-metragens e 44 curtas-metragens, nos cinemas 1 e 2 da CAIXA Cultural, na Avenida Almirante Barroso, centro do Rio de Janeiro.
Resultado de uma geração jovem, a produção cinematográfica da mostra não busca a inserção desses filmes no mercado, como produtos da indústria cultural. As imagens são primordialmente expressões das visões de mundo e de arte de seus realizadores. Os filmes foram realizados em diversas regiões do país, com um modo de produção colaborativo,em que a organização das equipes se deu de forma flexível. O roteiro foi moldado a partir do próprio processo de filmagem e de edição, mais do que previamente demarcado a partir de um script ou decupagem.
O novo estilo de produção tem baixo custo e explora as fronteiras entre a ficção, o documentário e o ensaio visual, dialogando com expressões artísticas como a performance, dança, artes visuais e teatro. A produção se abre para outras formas de organização como um cinema de fluxo permeado por relações sensoriais mais livres, menos esquemáticas. Cinema de Garagem tem por base o livro homônimo de Dellani Lima e Marcelo Ikeda, publicado em 2011. Os autores são curadores da mostra e também se dividem entre as atividades de realizadores e críticos/pesquisadores.
Além dos filmes, a mostra apresenta ainda um ciclo de debates, composto por cinco mesas em que críticos, pesquisadores e realizadores discutem algumas das características das cenas e lançam desafios para as produções. Compõe o ciclo, a realização de cinco sessões comentadas, que são conversas com o público sobre o processo derealização de cinco longas-metragens, com a presença dos próprios realizadores. A programação pode ser conferida através do site: www.cinemadegaragem.com.br.


Serviço:
Cinema de Garagem
Data: de 24 de julho a 5 de agosto de 2012
Horário: Conferir a programação
CAIXA Cultural Rio – Cinemas 1 e 2 – Av.Almirante Barroso, 25, Centro, Rio de Janeiro
Ingressos: R$ 2 (inteira) e R$ 1 (meia)
Classificação: Conferir a programação
Programação: www.cinemadegaragem.com.br