quarta-feira, 18 de julho de 2012

Exposição de 25 anos do Teatro de Bonecos de Madeira no Centro Cultural Abrigo de Bondes em Niterói

Completando 25 anos como titereteira, Maria Madeira expõe Teatro de Bonecos de Madeira, no Centro Cultural Abrigo de Bondes.  Na mostra poderão ser vistoscenas, cenários das histórias criadas pela artista. O público também poderá conhecer personagens de pequenas cenas de ruas, como a espanhola Maristela epersonagens que são criados em oficinas e ateliês com materiais variados como sucatas, jornais, garrafas e cordas. Curadoria Teca Nicolau.
Dizem que quem é bonequeiro mesmo não escolhe profissão, é escolhido por um boneco. Maria Madeira já nasceu com nome de boneco, o nome de marionete é um diminutivo popular para Maria – Marion em francês – mãe de Jesus, cuja figura se encontra no presépio natalino, desde sua criação, em 1223, por São Francisco de Assis. E a madeira é o material que por muitos anos foi o mais utilizado para se criar bonecos de animação, títeres. Aqui no Brasil os mamulengos, os mais rústicos e populares, são feitos com a macia madeira do Mulungu.
Maria Madeira, não sabia disso até os 19 anos e talvez por isso tenha tentado escapar da sina oculta em seu batismo e pensou em ser atriz, professora de artes, política e antropóloga. Porém o boneco chegou primeiro e ela se apaixonou e é apaixonada até hoje, 25 anos depois do primeiro encontro.
O que é ser titeriteira? É dar vidaa seres inanimados, bonecos e objetos começam a pulsar com um simples, toque de um artista e assim como mágica um pedaço de pano pode virar uma bailarina e um esfregão de chão um palhaço canecas são dançarinas e bules cantores. Foi com este espírito lúdico e mágico que Maria criou em a Companhia de Títeres Bonecos de Madeira. Nesta época ela morava na cidade de Barcelona e fazia sua tese de mestrado sobre uma festa de Titeriteiros que acontecia a cada equinócio no ateliê do marionetista Pepe Otal.
A Companhia de Títeres Bonecos de Madeira começou tendo como manipuladores os alunos da Escola de teatro de onde Maria Madeira dava aula de Títeres Brasileiros - mamulengos. Os primeiros integrantes da Bonecos de Madeira foram Ananaí Kandler, Jordi vilata Mery Camblor Anna Abad e Noelia Isquerdo também Luciana Oliveira Laura, Huguet Tomas Raul Alcaraz.
Oespetáculo de estreia foi El crimen en El teatro (adolescente e adulto), depois tiveram muitos outros, Separación (adulto), Phellippo (infantil), Contos do Brasil (familiar), Palhaços (familiar), Rosalva, avida como um filme (adulto), Joana e a fúria de João Chinelão (familiar) e O encontro da Quaresma com o Carnaval (familiar).
Hoje a Companhia existe no Brasil e em Madrid com manipuladores em Barcelona, Madrid, Rio de Janeiro e Niterói. Os Bonecos de Madeira são assim uma paixão sem fim!

Exposição de Teatro de Bonecos de Madeira (divulgação)

Serviço:
Exposição de Teatro de Bonecos de Madeira
Visitação: Até 31 de Julho
Horário: terça a sexta 11h às 17h e sábados, 12h às 16h
Gratuito
Centro Cultural Abrigo de Bondes
Rua Marquês do Paraná, 100 - Niterói - Rio de Janeiro