quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Desfile VIRA-LATAS com apoio dos artistas

Com o objetivo de arrecadar fundos para seu projeto social, voltado para a desmarginalização de cães vira-latas, o publicitário Tiago Ferigoli realizou no início do mês de dezembro, na Galeria Romero Britto, em São Paulo, o lançamento da grife ANIMI.
Personalidades como os atores Kim Kamberlly, João Fernandes,  Bruno Araujo, Débora Olivieri, Christina Rodrigues, Camila Santanioni, Tiago Araujo, Raphael Sacht e Janaína da Cunha marcaram presença em prol da causa.
De acordo com Ferigoli, o projeto surgiu a partir de um trabalho fotográfico inspirado na relação do ser humano com os cães. "A expressão vira-lata não retrata oanimal em si, mas sim a sua condição, de abandono, de miscigenação de raças e preconceito. Uma condição que fora criada pelo homem e que só ele poderá resolver", explica.

Lançamento da grife AINIMI com famosos em São Paulo (divulgação)

A partir dos retratos, o publicitário elaborou um livro intitulado Vira-latas: Os verdadeiros cães de raça. A publicação lançada em 2009 e, desde então, Ferigoli procura outras formas de comunicação para promover a conscientização e a educação das pessoas sobre o cuidado com os animais.
Segundo Ferigoli, o processo criativo foi seqüencial e complementar. "Após o livro surgiu a idéia de fazer um documentário. O material ainda não foi lançado, mas contará com depoimentos de Danilo Gentili, Ronnie Von, Héctor Babenco, entre outros. Nele, nós abordamos desde a questão do abandono, até a questão dos maus tratos".
O lançamento da grife veio para impulsionar a causa e, sobretudo, arrecadar fundos para que o documentário seja lançado em circuito nacional. "A nossa estratégia é atingir diferentes segmentos para estimular a cidadania e, principalmente, a educação do ser humano em relação aos animais", diz Tiago. Parte do dinheiro arrecadado com a venda das peças será revertida para ONGs de proteção aos animais e entidades filantrópicas.