quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Sabores de São Gonçalo tem festa de encerramento


Música, dança, brincadeiras infantis, exposição, lançamentos de livros e muita gastronomia. Um encontro de várias culturas combinadas em uma grande festa. É desta forma que será realizada a premiação dos vencedores do primeiro festival gastronômico da cidade, o Sabores de São Gonçalo. A festa de encerramento acontece neste sábado (03/10), das 10h às 20h, no Centro Cultural Joaquim Lavoura (Lavourão), no bairro Estrela do Norte. A entrada é gratuita e a classificação é livre.
Durante todo o dia, haverá stands com degustação, a preço simbólico, dos pratos inscritos no festival, participação de restaurantes convidados, degustação e venda de cerveja artesanal, venda de alimentos orgânicos e exposição de produtos rurais de São Gonçalo. Para animar a festa, música e dança com artistas da cidade. Na parte da manhã, será realizada intervenção de Clown (Palhaçaria), teatro infantil e haverá brinquedos para as crianças.
Para quem gosta de cozinhar, será realizada a oficina Cozinha Brasil, oferecida pelo SENAI, na qual os interessados poderão participar de uma oficina de gastronomia brasileira e vão aprender alguns truques da culinária. Das 13 às 15h, será lançada a biografia da eterna Globeleza, Valéria Valenssa: “Uma Vida de Sonhos”, das autoras: Laura Bergallo e Josiane Duarte. Durante o lançamento, a artista fará uma tarde de autógrafos. Além da biografia de Valéria Valenssa, haverá o lançamento dos livros dos poetas gonçalenses: “Angustiolândia ( ou de bares, ruas e bordeis)”, de Rômulo Narducci e “O Brechó das Almas”, de Rodrigos Santos.
De acordo com o secretário de Turismo e Cultura, Michel Portugal, o encerramento do Sabores de São Gonçalo será uma festa em grande estilo.
“O festival está sendo um sucesso. Nós cumprimos o objetivo de dar visibilidade à gastronomia gonçalense admirada por moradores de outras cidades e que às vezes passava despercebida pelos próprios gonçalenses. O encerramento do festival vai ser uma grande festa. Teremos atividades para toda a família, inclusive para as crianças com brincadeiras e peças infantis. A população gonçalense está convidada a participar dessa grande festa da cultura e do turismo em São Gonçalo”, comemorou Michel Portugal.
O festival Sabores de São Gonçalo foi lançado em julho deste ano com a fase de inscrições de bares, restaurantes e lanchonetes que atuam na cidade. Durante esta etapa, 15 estabelecimentos inscreveram seus pratos na disputa. Em setembro, um júri composto por 6 membros (duas donas de casa, dois chefs de cozinha e dois jornalistas) percorreram os locais cadastrados e avaliaram os pratos. Ao mesmo tempo, o público participou como jurado em votação on line. Computadas todas as notas, neste sábado (03/10), estabelecimentos e público conhecerão os vencedores do festival. Os três primeiros lugares receberão um troféu. Todos os participantes receberão o  certificado de participação no Sabores de São Gonçalo.


SERVIÇO
ENCERRAMENTO SABORES DE SÃO GONÇALO
DATA:03 de Outubro (sábado)
HORÁRIO: das 10h às 20h
LOCAL:Centro Cultural Joaquim Lavoura (Lavourão) – Av. Presidente Kennedy, 721, Estrela do Norte.
ENTRADA GRATUITA
CLASSIFICAÇÃO LIVRE