quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Todo o Choro recebe o o flautista Tomaz Retz nesta quinta-feira no Centro Cultural Carioca

A série de apresentações Todo o Choro recebe uma das revelações do choro carioca, o flautista Tomaz Retz. Ele será o convidado desta quinta-feira, 13 de dezembro, de Henrique Cazes e Leonardo Miranda no Centro Cultural Carioca. O Centro Cultural Carioca fica na Rua do Teatro, 37, e o espetáculo começará às 21 horas. O preço do ingresso será R$ 20. Todo o Choro é o nome da série de encontros aberta a todas as tendências, comandados pelo cavaquinista Henrique Cazes e o flautista Leonardo Miranda, todas as quintas-feiras, no Centro Cultural Carioca, sempre às 21 horas. Um tipo raro de música popular, capaz de se desenvolver continuamente há um século e meio e de se manter vivo, em dinâmica transformação, o Choro é hoje fenômeno cultural multifacetado. Para mostrar essa múltipla riqueza, dois músicos de gerações distintas, mas com a mesma paixão, se unem para promover a série Todo o Choro. Quatro pontos alicerçam o conceito de Tudo é Choro: encontro de gerações, pluralismo estético, resgate de obras esquecidas e revelação de novidades.
O encontro de gerações abarca tanto os chorões da antiga, quanto os novíssimos. O pluralismo estético abre o leque de possibilidades, desde a forma tradicional de se executar o Choro até experiências recentes e cada vez mais sincréticas em relação a outros universos musicais. O resgate de material pouco tocado é prática corrente dos músicos que lideram o encontro e há sempre um espaço reservado ao inédito, traga ele abordagem tradicional ou experimentalista.
Henrique Cazes (cavaquinho) e Leonardo Miranda (flauta) contam com a colaboração de João Camarero no violão de 7 cordas e Marcus Thadeu na percussão.
 
Henrique Cazes e Leonardo Miranda (divulgação)
 

Serviço
Todo o Choro
Convidado da noite: Tomaz Retz (flautista)
Centro Cultural Carioca
Rua do Teatro, 37 – Centro – Rio de Janeiro
Data: todas as quintas-feiras
Horário: 21 horas
Preço: R$ 20
Telefone: (21) 2252-6468
Capacidade: 200 pessoas
Classificação Etária: 18 anos
Reservas : (21) 2252-6468 ou (21) 2242-9642. As reservas poderão ser feitas de segunda à sexta das 11:00 às 19:00 e sábado das 16h30 às 20h30.

Lançamento do Livro Palavras que Brincam 2 com apresentação artística e mostra de educadores nesta quinta-feira em Uberlândia

Nesta quinta-feira, 13 de dezembro será o dia da festa para o Ponto de Cultura Palavras que Brincam – Música e Literatura na Escola, um projeto de formação cultural realizado pelo EMCANTAR, por meio do convênio com a Secretaria de Cultura de Minas Gerais e Ministério da Cultura, em parceria com as Escolas Estaduais Padre Mário Forestan e Presidente Juscelino Kubitschek.
Além do encerramento das atividades de 2012, o Ponto de Cultura comemorará os bons resultados alcançados, realizando, na ocasião, o lançamento do livro “Palavras que Brincam 2”, composto por poemas, cruzadinhas e histórias coletivas e individuais escritas pelos alunos do Projeto.
Segundo a oficineira do Palavras que Brincam, Ana Lopez, as atividades realizadas durante o ano tiveram como objetivo a ampliação do repertório cultural e o incentivo ao potencial criativo e artístico dos participantes.
“Nas oficinas, os alunos são apresentados às obras musicais e literárias e participam de diversas atividades como, contação de histórias e criação de textos. Foram estas experiências que possibilitaram a realização das produções que serão apresentadas neste evento”, conta Lopez.
Além do lançamento do livro, os alunos do Projeto farão uma apresentação artística em que irão cantar músicas de domínio popular e clássicos da música popular brasileira, como Trenzinho do Caipira.
Mas, a noite não será somente dos alunos. Os educadores das escolas parceiras do Projeto também terão oportunidade de mostrar em uma exposição as práticas culturais educativas desenvolvidas durante o ano que puderam ser aplicadas, criadas e recriadas em sala de aula com aproximadamente 1.300 alunos.

Ponto de Cultura – Palavras que Brincam

O Ponto de Cultura Palavras que Brincam – Música e Literatura na Escola está em seu terceiro ano de atividades. Já apresentou aos alunos participantes mais de 40 obras artísticas, entre literatura, música e brincadeiras e realizou mais de 100 atividades com educadores. Esta é a segunda mostra de trabalhos realizada pelos educadores envolvidos e o segundo espetáculo artístico criado coletivamente pelos alunos. Em 2011, o Projeto lançou o livro “Palavras que Brincam 1” e conquistou o Selo Excelência Cidadã, oferecido pela CDL Uberlândia.

 
 
Jovens que participam do projeto em Uberlândia (divulgação)

Serviço
Lançamento do Livro Palavras que Brincam 2 com apresentação artística e mostra de educadores
Dia: 13 de dezembro (quinta-feira)
Horário: 19h30
Center Convention
ENTRADA FRANCA

Procissão do Samba terá seu último cortejo em Madureira neste domingo

Na última edição da Procissão do Samba, no Parque Madureira, neste domingo, 16 de dezembro, às 19 horas, com Bandeira Brasil comandando o show com os grandes mestres do samba: Lecy Brandão, Nelson Sargento, Zé Luiz do Império, Tantinho da Mangueira, Ernesto Pires, Clarisse Azevedo, Aloisio Machado, Preto Jóia, Gilsinho da Portela, Gisa Nogueira, entre outros. A concentração será a partir das 17h, na Praça Paulo da Portela. O cortejo sairá às 18h30 em direção ao Parque Madureira.
A procissão percorreu bairros do Rio e arrastou cerca de 10 mil fiéis d samba que cantaram clássicos dos sambas em vez de rezas. A primeira saída da Procissão do Samba foi em Oswaldo Cruz no dia 12 de outubro. Passou ainda pela Tijuca, Padre Miguel, Bangu e Vila Isabel. “A Procissão do Samba resgata mais essa tradição do samba brasileiro”, enfatiza Bandeira que, para 2013, promete chegar a novos bairros do Rio.

 


Procissão do Samba (divulgação)

Serviço
PROCISSÃO DO SAMBA
Dia: 16 de dezembro  (domingo)
Horário: 17h às 22h
Programação:
17h – Concentração na Praça Paulo da Portela
18h30 - Saída do Cortejo em direção ao Parque Madureira
19h às 22h – Show 19h -Bandeira Brasil comandará o show com Lecy Brandão, Nelson Sargento, Zé Luiz do Império, Ernesto Pires, Clarisse Azevedo,Aloisio Machado, Preto Jóia, Gilsinho da Portela, Gisa Nogueira,entre outros.

Viradouro começa neste domingo os ensaios técnicos de rua em São Gonçalo


Dando continuidade aos preparativos para o carnaval de 2013, a Viradouro faz seu primeiro ensaio técnico de rua neste domingo, 16 de dezembro, no bairro do Paraíso, em São Gonçalo.
Com o enredo, Nem melhor nem pior, que não sai da minha mente. Inspiração para o meu samba, eu também sou diferente, desenvolvido pelo carnavalesco Max Lopes, a Vermelho e Branco de Niterói irá homenagear os 60 anos do Salgueiro.
 
 
 
Ensaio de rua da Unidos do Viradouro em São Gonçalo (divulgação)
 

A concentração estaá marcada para às 17 horas, na rua Dr. Francisco Portela, onde tradicionalmente ocorrem os ensaios da escola no mês de dezembro. A direção de Carnaval convoca todos os segmentos e a comunidade local para participar do ensaio.

Liah Soares, a cantora mais preferida do público nacional no The Voice Brazil


Com 32 anos de idade, Liah já coleciona sucessos. Além de possuir uma bela voz, a cantora paraense se consagrou como compositora e tem sucessos interpretados nas vozes de Sandy & Junior, com Nada É Por Acaso, Pedro & Thiago, com Decidi, Wanessa, com De Onde Você Vai Surgir, e KLB, com Um Dia Acontece.
Nascida no Pará em uma família conservadora, Eliane Soares, mais conhecida como Liah, só tem motivos para comemorar. Na estreia de “The Voice”, a morena conquistou os quatro jurados e foi aplaudida de pé. Liah Soares mostrou que tem potencial ao se apresentar no programa. A bela cantou “As rosas não falam”, de Cartola, em homenagem ao seu pai e fez com que todos os técnicos apertassem o botão da cadeira, escolhendo a cantora para seus times: “Você canta divinamente, tem o comando profissional e é linda. O que é que tá faltando?”, disse Lulu Santos.
De forma descontraída, Claudia Leitte também defendeu sua vontade de ficar com a paraense no seu time: “Misturar é palavra de ordem para se chegar a algum. Se você quiser se misturar com a Bahia, me escolha”, brincou a cantora. “Encarei o desafio porque entendi que não seria um programa de calouros e que teria técnicos gabaritados. Mas ouvi muitas críticas por já ter uma carreira consolidada e me jogar de cabeça nisso”, conta Liah, sem arrependimentos: “Estou naquele patamar em que muitos sabem meu nome, mas ainda não conhecem meu rosto. E o ‘The Voice’ é o único programa que me daria essa enorme visibilidade que estou tendo agora. A vontade que eu tinha de chegar até o grande público falou mais alto e valeu a pena arriscar”, diz ela.
A cantora vem sendo a querida do programa musical da Globo. Há três semanas é preferida do público. A participante vem ganhando a preferência popular com aproximadamente 50% dos votos.
 
Liah Soares no The Voice Brazil (divulgação/TV Globo)
 
 
BIOGRAFIA

Nascida em uma família conservadora, Eliane Soares da Silva apresentou interesse por instrumentos musicais desde criança. Participou do seu primeiro festival musical com apenas 12 anos. Aos 14 anos Liah saiu da casa dos pais em São Domingos do Araguaia disposta a viver de música. Morou na casa de parentes em Santa Catarina, mudou-se para São Paulo sozinha e, onde viveu entre bares e quartos alugados. Em 2000, aos 19, a cantora e a apresentadora Angélica gravou a música Fotos no Espelho de Liah. A partir daí vários outros artistas gravaram canções dela. Entre eles KLB (Um dia acontece), Wanessa Camargo (Decidi) e Sandy & Junior, que alçaram Liah à fama ao gravarem Desperdiçou e Nada é Por Acaso.
Eliane Soares da Silva, mais conhecida como Liah (Tucuruí, 18 de janeiro de 1980) é uma cantora e compositora brasileira. Em 2003 a cantora lançou seu primeiro single, "Garotas Choram Mais", que logo alcançou um bom desempenho nas rádios brasileiras. A segunda canção lançada, "Poesia e Paixão" atingiu o primeiro lugar no Brasil e fez com que o primeiro disco da cantora, o homônimo Liah, vender em torno de 350 mil cópias e atingir o disco de platina dupla. Em 2004 canção "O Amor é Mais" entrou para a trilha sonora oficial da décima primeira temporada de Malhação. Em 24 de abril de 2005 a EMI lança o segundo disco da cantora, Perdas e Ganhos, embalado pelo primeiro single "Sere Nere", que contou com a participação do cantor italiano Tiziano Ferro, sendo uma das mais executadas daquele ano. A faixa "Tarde Demais" foi liberada como a segunda canção trabalhada ao ser incluída novamente na trilha sonora de Malhação, desta vez na décima segunda temporada. O terceiro lançamento do disco foi incluído nas trilhas sonoras das novelas Alta Estação e Cristal. O disco vendeu em torno de 100 mil cópias.
Em 2003 Liah conseguiu um contrato com a EMI e lançou dois discos, Liah e Perdas e Ganhos. Porém houve uma tentativa de explorar a imagem da cantora mais do que sua música. “Acho que havia uma intenção de me associar a Sandy e Junior e isso foi um dos motivos que me fez querer dar um tempo. Tenho orgulho de ter músicas gravadas por eles, mas eu queria que as pessoas me chamassem pelo sujeito e não pelo predicado. Queria ser Liah e não a autora das músicas que eles cantavam. Na época, eu estava no meio de um turbilhão. Meu empresário era superocupado, a presidência da EMI mudou e eu tive que gravar meu segundo disco em três meses. Me senti indefesa. Entrei em crise”, diz ela.
Em 2006, Liah rompe com a EMI por se sentir pressionada à se enquadrar na imagem de cantora de pop rock a cantora lançou o terceiro álbum. Em 2007 assina com a Som Livre, inspirando-se na imagem e sonoridade da cantora Colbie Caillat. No mesmo ano é lançado o single "Livre", marcando a nova fase de sua carreira. Em 2008 são liberados como canções de trabalho antes do lançamento de seu novo disco "Algo Mudou" e "E Não Vou Mais Deixar Você Tão Só", para a trilha sonora da telenovela Três Irmãs. Em 10 de fevereiro de 2009 o lançamento do disco Livre marca seu primeiro trabalho pela Som Livre, trazendo como últimos singles "Do Avesso" e "Outra Porta". Em 20 de outubro de 2011 o quarto disco da cantora, Quatro Cantos, é enviado às lojas, embalado pela canção de trabalho "Todos os Cantos".
Em 2007, Liah parou tudo e foi para o Rio de Janeiro e passou quase quatro anos descansando, estudando e compondo para o álbum Livre, disco lançado pela Som Livre. Fez temporada de shows e tocou ao lado de nomes que admirava. Conheceu muitos músicos e escreveu e gravou suas canções aos poucos. Em 2008, fechou com a Som Livre e compilou 14 delas em um CD, cuja capa traz Liah sem apelação. O álbum conta com uma música dedicada à natureza (Você colhe o que plantou), algumas que falam de amor (Algo mudou) e, claro, pelo menos duas que remetem sua própria vivência no período de crise, a faixa título e Inspiração. O álbum traz apenas uma regravação, a música E não Vou Mais Deixar Você Tão Só de Antônio Marcos que foi sucesso na voz de Roberto Carlos em 1968. Ela também compeçou a trabalhar com o pedal de loop e chegou a ser premiada em um festival em Frankfurt, na Alemanha.
Em outubro de 2012 Liah lançou seu quarto álbum de estúdio, o Quatro Cantos embalado pelo single "Todos os Cantos". Em 2012, a integrar o elenco da 1ª temporada do The Voice.

Gravação do DVD Música Popular in Concert do Pianista João Carlos Assis Brasil e o cantor Marcio Gomes no Teatro Net Rio nesta segunda-feira

O pianista João Carlos Assis Brasil e o cantor Marcio Gomes gravaram na noite dessa segunda-feira o DVD MÚSICA POPULAR IN CONCERT, no Teatro Net Rio, com casa lotada.
Um encontro inédito reuniu o piano clássico de um dos principais maestros brasileiros, João Carlos Assis Brasil e a voz romântica e inconfundível do cantor Márcio Gomes, considerado o novo rei da voz. Piano e voz fizeram um passeio pelos grandes clássicos da música popular brasileira e internacional. No repertório tiveram as canções como: Manhã de Carnaval, Ave Maria no Morro, Copacabana, Somewhere, El Dia que Me Queiras, entre outras.
 
 
Antonio Carlos Assis Brasil e Marcio Gomes em cena (Alexandre Moreira)

“O objetivo do espetáculo é resgatar essa fase de ouro da música popular, fazendo com que os mais velhos recordem e que os mais novos venham a conhecer” – conta Márcio Gomes, que possui um séquito de fãs devido ao seu trabalho de resgate da música romântica que lhe atribui o título do “mais jovem cantor à moda antiga”.

Bloco das Carmelitas Arrasta seu Bonde neste domingo para Quiosque da Globo Rio em Copacabana

O Bloco das Carmelitas, da Sebastiana (Associação Independente de Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul, Santa Teresa e Centro da Cidade do Rio de Janeiro), se apresentará neste domingo, 16 de dezembro, das 18 às 21 horas, no Quiosque da Globo Rio  na Avenida Atlântica em frente a Rua Miguel Lemos, onde lançará sua camiseta para o carnaval 2013, assinada pelo artista plástico Roberto (Bob) Bandeira.
A apresentação terá discretos ares de protesto diante da longa ausência do bonde das ruas de Santa Teresa. A arte criada por Bob para a camiseta do Carmelitas mostra uma freira-foliona, meio perplexa, meio doidona, numa alusão ao quadro “O grito”, de Edvard Munch.
Para animar o evento, uma roda de samba com ritmistas do bloco.
 
 

Serviço
Apresentação do Bloco das Carmelitas  para o Carnaval 2013
Dia: 16 de dezembro (Domingo)
Horário: das 18 às 21 horas
Quiosque da Globo Rio (Avenida Atlântica em frente a Rua Miguel Lemos)
Entrada franca

Niterói OFF Bazar 2012 garante presentes de Natal com descontos de até 70% no Salesiano-Niterói

 
Uma ótima opção para realizar as compras de Natal em um só lugar é a Niterói Off Bazar, que acontece de 14 a 23 de dezembro, no Salesiano, em Santa Rosa. Com promoções e descontos que chegam a 70%, cerca de 300 marcas estarão representadas entre os 100 expositores do evento. Os visitantes poderão conferir uma grande variedade de roupas e acessórios femininos, masculinos e infantis. Nos estandes, estarão presentes grifes internacionais como Armani Exchange, Calvin Klein, e marcas nacionais, entre elas ZeroZen, Burleighs, Ecológica, Release, Sola e Meia, Usina Rio, Via Mia, From, Santo Expedito, Shii, entre muitas outras. A expectativa de público é de 45 mil pessoas.
“A Off Bazar é a grande oportunidade para quem quer fazer compras de Natal em um único local, mas com preços baixos e excelente variedade de produtos”, afirma André Brazão, diretor da BT Eventos, empresa que promove a Off Bazar. Realizado em um espaço de 3.600 m², o evento tem estacionamento próprio e opções gastronômicas na pausa para o lanche. “Niterói não conta com nenhum evento deste porte e com tantos atrativos”, acrescenta Brazão.
A marca Shii levará para a feira produtos com descontos de até 60%. Vestidos de R$149 sairão por R$89 e blusas vão variar de R$ 29 a R$ 69. A novidade é que além das peças da coleção outono/inverno 2012, a marca apresentará peças da nova coleção primavera/verão 2013 também com desconto. A Polo USA terá peças com até 50%, a maioria também da coleção de verão 2013, com camisetas a partir de R$ 69,80 e polos a partir de R$ 99,80. A marca ainda traz uma surpresa, na compra de uma peça o cliente pode levar outra de graça (do mesmo ou e menor valor entre os produtos selecionados).
A ZeroZen será um dos destaques da feira e fará a queima de estoque da coleção de inverno com descontos de 60%. Já a Equatore terá calças de R$ 270 por R$79,90, shorts e bermudas de R$170 por R$ 69,90 e vestidos de R$ 119 por R$ 39,90. O estande da Pimenta Rosa terá descontos de até 50% em suas peças da coleção de 2012 e da nova coleção de 2013. Entre as peças que estarão na Off Bazar estão a blusa de cetim, que de R$ 89 sairá por R$ 69, as saias longas, que custam R$ 129 e sairão por R$ 89 e short jeans por preços a partir de R$ 49. A estrela da marca será o vestido de paetês que sairá de R$ 199 por R$ 119.
As peças da Dreamer podem ser encontradas com descontos de 10%. As bijuterias serão vendidas a partir de R$ 12 como pulseiras (entre R$15 e R$25) e bolsas da marca Adriane Galisteu (de R$160 a R$180). A Summar, especializada em moda praia, levará descontos especiais nas cangas e saídas de praia. Os biquínis e as sungas estarão com descontos de 30 a 50%. Maiôs que na loja custam R$ 150 durante o evento custarão R$ 70. Já a marca Santo Expedito EX terá jeans com preços de fábrica. Além disso, shorts femininos e bermudas masculinas serão vendidos a partir de R$ 39. O estande da Usina terá sapatos e bolsas com 30% de descontos e contará com peças da coleção verão 2013.
A From liquidará a sua coleção do verão 2012, com bermudas jeans por R$ 59 e blusas por R$ 19. Os vestidos de R$ 219 sairão por R$ 79 e os jeans de R$ 129 por R$ 69.
Itens de moda masculina de marcas internacionais como Lacoste, Armani Exchange, La Martina, Tommy Hilfiger estarão no estande da multimarcas Ecológica. Os descontos podem chegar a 20%. Outra opção para os homens será o estande da Camisa F.C., que terá descontos em seus produtos de até 60%. Camisas de R$79,90 poderão ser encontradas a partir de R$39,90 e modelos de gola V R$89 sairão a partir de R$49,90. A marca levará também bermudas masculinas de R$120 que serão vendidas a partir de R$49,90. A novidade para o evento são as sungas que sairão por R$59.
Outra marca de peso que vem nessa edição é a Via Mia, especializada em sapatos, bolsas e acessórios, que terá descontos de 50 a 70% em suas peças. Sandálias rasteiras que custavam entre R$ 49 e R$ 79 serão vendidas por R$ 27,50 durante a Niterói Off Bazar. Em acessórios, a marca Cynthia Pamplona vai expôr suas semi-joias e bijuterias. Os maxi colares que estão super na moda serão vendidos com até 40% de desconto. O estande da Nini Haz, que terá descontos de até 70%, contará com semi-joias e bijuterias especialmente com pedras e a novidade são as peças de prata banhadas a ouro.
 
 

Serviço:
OFF BAZAR de Natal
Período: 14 a 23 de dezembro
Horário:14h às 22h
Salesiano
Rua Santa Rosa 207, em Santa Rosa, Niterói
Entrada GRATUITA

Feijoada e coroação da nova Rainha da Bateria Syssa Lopes neste domingo na escola de samba Lins Imperial

A escola de samba Lins Imperial irá realizar neste domingo, 16 de dezembro, a partir das 13 horas uma grande festa de coroação para Syssa Lopes, a nova rainha de bateria da escola. O evento acontecerá durante a feijoada mensal da agremiação. A entrada será gratuita e o prato da feijoada será a R$ 10. A quadra fica na Rua Lins de Vasconcelos, número 623, no Lins - Rio de Janeiro.
No evento, a Lins receberá a co-irmã, Império da Tijuca e o grupo Virtude.com, que promete agitar o evento que terá ainda, o prestígio da cantora Margareth Mendes e do compositor Espanhol do Arranco.
Nova rainha de bateria Syssa Lopes (divulgação)

A Lins Imperial prepara para 2013 o enredo Por Um Lugar Ao Sol, reedição do Carnaval apresentado pela escola em 1986, que está sendo desenvolvido pelo carnavalesco Eduardo Pinho. Mais informações pelos telefones: (21)7166-1275