quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Margareth Menezes com o show Para Gil e Caetano nesta sexta-feira no Bar do Meio de Piratininga

Aclamado pelo público e pela crítica carioca, espetáculo que entrelaça em clima eletroacústico os cancioneiros dos dois tropicalistas, chega a Niterói em única apresentação, após a estreia nos palcos do Rio de Janeiro, Margareth Menezes retorna ao Estado com o espetáculo Para Gil e Caetano, nesta sexta-feira, 30 de Novembro, a partir das 22 horas para a plateia do Bar do Meio Piratininga.
No show de caráter intimista, a artista se entrega ao repertório dos dois cantores e compositores brasileiros, também baianos, que completaram 70 anos em 2012. "Apresentar Para Gil e Caetano em Niterói é uma felicidade. O Rio de Janeiro é sempre muito carinhoso comigo", comenta a cantora.
Na estreia do show Para Gil e Caetano, em agosto, no Teatro Rival Petrobrás (Rio de Janeiro) e no Theatro D. Pedro (Petrópolis), a artista foi recebida por um público empolgado, que acompanhou muitas vezes de pé, com palmas e em coro, e por uma crítica bastante positiva. O show rendeu elogios do jornalista e crítico musical carioca Mauro Ferreira, que o definiu: “um dos melhores trabalhos de Margareth Menezes ao longo dos 25 anos de carreira, voz talhada para expor todas as contas e temas da Bahia - plural, universal e sempre atual - de Gilberto Gil e Caetano Veloso.”
Margareth Menezes (Salvador, 13 de Outubro de 1962) é uma cantora, compositora e produtora, e ocasionalmente atriz brasileira de axé, MPB e samba-reggae.
Autora de momentos marcantes para a música popular brasileira e baiana, Margareth, nos seus 21 anos de carreira, popular pela potente voz, viajou a todos os continentes, contabilizando 20 turnês mundiais e 12 álbuns lançados.
Os álbuns Elegibô e Kindala alcançaram, respectivamente, a 1° e 2° posição da Billboard World Álbuns. Margareth foi destaque nos principais jornais do mundo chegando ilustrar as capas do The New York Times, Le Monde, Washington Post, Players, Jornal do Brasil entre outros. O jornal americano Los Angeles Times disse que Menezes é a “Aretha Franklin Brasileira.

Biografia

Nascida em Boa Viagem, uma região pobre de Salvador, Margareth começou a cantar em corais religiosos ainda pequena. Aos quinze anos de idade, aprendeu a tocar violão. Aos dezoito, deu início à carreira de atriz ao se apresentar na peça Ser ou não ser gente, no Teatro Vila Velha. Aos vinte e um anos de idade começou a se apresentar em bares dando início à carreira de cantora, mas sem abandonar a de atriz. Com a mesma idade, apresentou-se no espaço cultural Circo Troca de Segredos (de cuja fundação participou), sendo bem recebida pelo público.
Conciliando as carreiras na música e no teatro, apresentou-se em São Paulo na peça Colagens e bobagens em 1985. Nesse mesmo ano, produziu e dirigiu, ao lado de Silas Henrique, "Banho de Luz", seu primeiro show solo, que lhe rendeu o Troféu Caymmi de melhor intérprete.
Com o sucesso, começou a se apresentar em outras cidades da Bahia. Em 1987, com o advento do Axé music, e o começo da participação feminina em trios elétricos, tornou-se a vocalista do trio do bloco 20 Vê. Seus shows começaram a fazer grande sucesso de público e crítica em Salvador e recebe novamente o Troféu Caymmi de melhor intérprete.
Como cantora do bloco "Simpatia quase amor", suas músicas têm pela primeira vez, divulgação nacional e, no ano seguinte, apresenta-se em Buenos Aires. Este é o ano em que grava seu primeiro disco, com seu nome. Em 1989 viaja com Pepeu Gomes para o VII Festival de Música do Caribe, onde são eleitos os melhores. Também em 1989 grava seu segundo disco: "Um canto para subir". Com Gilberto Gil e Dominguinhos participa de vários shows e lança um disco nos Estados Unidos, que lhe rende o convite, feito por David Byrne, para fazer a abertura dos shows da turnê mundial do grupo Tal king Heads.
Seu disco "Elegibô" é considerado um dos cinco melhores de "World Music" do mundo pela revista Rolling Stones (1991). Em 2002, Margareth embarca para Timor-Leste para participar de um festival em comemoração à independência do país, realizada em 20 de maio. O evento contou também com a participação de Martinho da Vila, Fafá de Belém e Elza Soares.
Aproveitando sua experiência, e a fim de driblar os obscuros interesses da indústria fonográfica no Brasil, fabricando sucessos e descartando-os, Margareth experimenta um período em que, apesar do sucesso internacional, não atinge o grande público. Suas apresentações na Bahia continuam tendo grande resposta de público e, finalmente, volta a explodir com força nacional em 2003, consagrando-se com um selo próprio.
Em 2004 gravou seu primeiro DVD, num show ao vivo, pela Rede Globo, com o qual recebe o prêmio DVD de Ouro.
Sua rara biografia mostra uma mulher multifacetada como artista - mas Margareth revela-se preocupada com suas origens, com a defesa da igualdade e respeito. Ser considerada a "Aretha Franklin brasileira" pelo Los Angeles Times revela apenas seu talento como cantora, mas Margareth é muito mais.

 

Serviço:
Show Margareth Menezes
Dia: 30 de Novembro (Sexta-feira)
Bar do Meio
Av. Almirante Tamandaré nº 810 - Piratininga - Niterói
Horário: 22 horas
Classificação: 18 anos.
Ingressos :Pista 1º Lote: R$30 / Mesa: R$60 (Apresentando carteira de estudante ou 1kg de alimento não perecível). Preço sujeito a alteração sem aviso prévio.
Informações: (21) 2619-2505
www.bardomeio.com.br