sexta-feira, 29 de junho de 2012

Dançando Para Não Dançar se apresentam neste domingo na Quinta da Boa Vista

Ministério da Cultura, Petrobras e Wellstream apresentam a companhia de bailarinos de comunidades cariocas Dançando Para Não Dançar em única apresentação neste domingo, 01 de julho, na Quinta da Boa Vista, às 12 horas.
Um grupo de cerca de trezentos bailarinos vai invadir a Quinta da Boa Vista para dar um abraço no Rio de Janeiro, no Domingo, 1º de julho, às 12 horas, próximo à área da bacia. Eles fazem parte do projeto Dançando Para Não Dançar, que preparou uma performance artística para fazer os cariocas dançarem junto com o grupo em homenagem a cidade.
A ideia das variações coreografadas é pegar os transeuntes e espectadores de surpresa. Essa modalidade de manifestação vem fazendo muito sucesso na Europa e diferentes Companhias de Dança estão aderindo essa interação direta com o público.
A direção é de Thereza Aguilar e Paulo Rodrigues. A coreografia é assinada por Lars Scheibner - coreógrafo alemão que está no Brasil contratado para fazer a coreografia doespetáculo de fim de ano do projeto Dançando Para não Dançar - e Barbara Freire, solista do Theatro de Dortmund, na Alemanha, que iniciou balé no Dançando Para Não Dançar e, por meio do projeto, fez cinco anos de especialização na escola alemã Staatliche Ballett Schule Berlin. Hoje a bailarina segue carreira internacional neste país.
O projeto “Dançando Para Não Dançar” épatrocinado pela Petrobras, desde 1997, e pela Lei de Incentivo à Cultura - Governo Federal - País Rico é País sem Pobreza.Conta com as parcerias da Wellstrean,  Faperj, Video Filmes, Governo do Estado do Rio de Janeiro – Secretaria de Estado de Cultura, e Programas Ponto de Cultura, Mais Cultura e Cultura Viva.
Também tem parcerias com as Associações de Moradores das comunidades beneficiadas, da Vila Olímpica da Mangueira, dos Cieps Ayrton Senna, Salvador Allende e João Goulart, do Teatro Leblon, do Teatro das Artes, da UniverCidade, do curso de inglês Brasas, do curso de alemão Baukurs, do Instituto Master de Cultura e do Centro Calouste Gulbenkian, além de convênios mantidos com a Staatliche Ballett Schule Berlin e Balé Nacional de Cuba.

Dançando Para Não Dançar (divulgação)

Serviço:
Dia: 01 de julho  (Domingo)
Quinta da Boa Vista, próximo à área da bacia
Avenida Pedro II, s/n – São Cristóvão - Rio de Janeiro
Horário: 12 horas
Duração: 40 Minutos.
Classificação: Livre
Entrada gratuita

Jovens da LBV distribuem sementes e mudas de plantas em Maricá

Com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Maricá, a Legião da Boa Vontade (LBV) promoveu  uma atividade ambiental com os jovens participantes do Espaço de Convivência. Na oportunidade, os atendidos foram às ruas e distribuíram sementes e mudas de plantas para os transeuntes com o objetivo de despertar nas pessoas consciência ecológica.
Durante a ação, os adolescentes visitaram juntamente com os profissionais da instituição diversos pontos turísticos da cidade e locais com grande movimentação de pessoas, mostrando que cada um pode fazer a sua parte para preservar o Meio Ambiente em que vivemos.
A assistente social da Legião da Boa Vontade, Raquel Cunha, explicou a importância da iniciativa para a cidade de Maricá: "Aqui existe uma extensa área verde que deve ser preservada por todos nós. Então, nosso objetivo foi passar para as pessoas o que podemos fazer para preservar todo esse verde, plantando árvores e mostrando que cada um pode contribuir para o mundo melhor".
Raquel destacou o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente durante a atividade: "A Secretaria é parceira da LBV há muitos anos. Hoje contribuiu disponibilizando mudas de árvores, sementes de plantas nativas para que a gente pudesse promover essa mobilização em prol do Meio Ambiente".
Em diversos locais da cidade, a exemplo do Terminal Rodoviário Jacinto Luiz Caetano, os jovens exibiam uma faixa com o pensamento do diretor-presidente da LBV, José de Paiva Netto, A destruição da Natureza é a extinção da Raça Humana, chamando a atenção das pessoas para o respeito e o cuidado com este bem.
"Foi muito gratificante poder levar a mensagem de preservação do nosso planeta às pessoas da minha cidade. Pude ver que pequenos gestos como entregar mudas, sementes e levar ao conhecimento das pessoas a mensagem ‘A destruição da Natureza é a extinção da Raça Humana’, como ensina o Irmão Paiva. Podemos assim contribuir para a mudança da mentalidade das pessoas para a construção de um mundo mais sustentável", disse a jovem Janaína Alves, 18 anos.

Jovens da LBV com mudas em Maricá (divulgação)

Em Maricá, o Centro Comunitário de Assistência Social está localizado na Avenida Vereador Francisco Sabino da Costa, 259, Centro. Informações pelo telefone: (21) 2634-2027.

Samba in Sete festeja São Pedro com show de Anderson Baiaco neste sábado

Samba in Sete faz festa para São Pedro neste sábado, 30 de junho,  para animar a comemoração o convidado especial  é o compositor e partideiro Anderson Baiaco, grande campeão dos festivais do Grupo Matriz, Casa Brasil Mestiço e da Brahma, com a música: Flores pra uma rosa, parceria com Mingo e Chacrinha. Foi campeão do Festival de exaltação do Beco Rato, na Lapa  com o samba:  Lenha da mesma fogueira, parceria com Marcos Diniz e Luis Caffé.
Com dezenas de composições gravadas por grandes nomes da músicabrasileira, sendo um deles o sucesso A vitória demora, mas vem, gravada por Diogo Nogueira.  Baiaco também já se lançou no mercado fonográfico com o Cd Direto da Fonte, em seu primeiro trabalho solo. Pela primeira vez no samba in Sete, o cantor promete uma roda de samba regada a muito partido alto.
O samba in sete acontece aos sábados das 18h às 23h, no Terraço do Social Ramos Clube, na Rua Aureliano Lessa, 97 – Ramos. O Grupo Samba de Chefe comandará a roda, com muito samba de raiz e partido alto. A entrada será gratuita e a classificação Livre.

Anderson Baiaco (divulgação)
Serviço:
Roda de Samba in Sete apresenta Baiaco
Data: 30 de Junho (sábado)
Terraço Social Ramos Clube
Rua Aureliano Lessa, 97 – Ramos - Rio de Janeiro
Horário:18 horas
Entrada Gratuita

Musical infantil O Gato de Botas no Centro Cultural João Nogueira no Méier

Após grande sucesso de público e crítica, o espetáculo O Gato de Botas – O Musical, tem nova temporada no Rio deJaneiro. Marcando a reabertura no horário infantil da casa de espetáculos Imperator – Centro Cultural João Nogueira de 30 de junho a 22 de Julho (sábado e domingo), um dos espaços mais tradicionais carioca. Com texto de Walter Daguerre e direção de Daniel Dias da Silva, o musical infantil para todas as idades reúne um grande elenco de atores-cantores:  Chris Penna, Sandra Moscatelly, Samir Murad, Leonardo Arantes, Helena Bittencourt, Ronaldo Dal’Bianco, André Salles, Hugo Kerh e Caio Scot.
O espetáculo, baseado no conto de fadas de autoria do escritor francês Charles Perrault, incluído no livro Les Contes de ma mére L’Oye, publicado em 1697, fala sobre a vida de um moleiro que possuíatrês bens: um moinho, um burro e um gato (Chris Penna). O homem resolve dividir a sua herança, entre os três filhos, na hora da morte. O filho mais moço, que recebeu o gato, ficou muito descontente, mas o gato demonstra-se um amigo leal e astuto. Consegue para o seu “amo” riqueza, o título de Marquês de Carabás e, até mesmo, uma linda princesa (Sandra Moscatelly). Isso tudo, depoisde muita aventura, música e diversão.
A moral da história contida em O Gato de Botas  trata-se do destino das pessoas que estavam à mercê do acaso, da esperteza ou da sorte. É a questão da partilha medieval, onde os três irmãos receberiam do pai, diferentes heranças: o mais velho – um moinho, o do meio – um burro para levar a farinha e o mais moço – um gato, que ainda tem de alimentar. Os dois mais velhos têm um meio de se sustentar, enquanto o menor (Pedro – Ronaldo Dal’Bianco), ainda gasta para manter viva a sua herança. Diante deste quadro adverso e injusto,aparece o elemento mágico/maravilhoso: O Gato de Botas. Ele é o responsável pelo restabelecimento da justiça e do otimismo, mesmo que, para isso, tenha de usar de esperteza para se sair bem.

O Gato de Botas – O Musical (divulgação)

Serviço:
O Gato de Botas – O Musical
IMPERATOR – Centro Cultural João Nogueira
Valor: R$ 25 (inteira) R$ 12,50 (meia)
Horário: Sábado e Domingo, às 16h.
Capacidade: 607 lugares
Duração: 60 minutos
Recomendação: a partir de 4 anos de idade
Temporada: De 30 de JUNHO a 22 de JULHO.
Horário da Bilheteria: terça a domingo, das 14 às 21 horas
Rua Dias da Cruz, 170 - Meier - Rio de Janeiro
Informações: (21) 2224-5049
Classificação etária: Livre
Mais informações: WWW.cineteatroproducoes.com.br

Cursos de Atualização em Microbiologia de Alimentos e Resolvendo Problemas de Contaminação na Produção de Alimentos estão com inscrições abertas na Biosafe na Barra da Tijuca

Profissionais interessados em aprofundar conhecimentos em bacteriologia terão duas oportunidades nos meses de junho e julho. A consultoria em segurança de alimentos BioSafe promoverá no Rio de Janeiro, dois cursos com o coordenador do laboratório de Microbiologia de Alimentos do Instituto de Microbiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor Marco Miguel.
O primeiro módulo, segundo o docente, tem foco na atualização e apresentará uma visão geral sobre a microbiologia de alimentos. “É uma das áreas mais promissoras na Saúde, porém nem sempre o aluno consegue reunir tanto conhecimento ao estudar na faculdade”, diz Miguel, que também é coordenador adjunto de Extensão Universitária na UFRJ.
Ainda segundo o professor, a atividade tem como proposta expor os conceitos básicos e principais aplicações, incluindo os novos métodos de detecção de micro-organismos.
Já no módulo avançado, que acontecerá em julho, as principais pesquisas serão detalhadas e debatidas com os alunos. “Mostraremos uma estratégia para investigação de problemas de perdas e contaminação em indústria, o que é possível apenas com os conhecimentos de microbiologia que vou apresentar na aula”, detalha Miguel.
Os cursos Atualização em Microbiologia de Alimentos e Resolvendo Problemas de Contaminação na Produção de Alimentos, já estão com as inscrições abertas. Eles acontecem, respectivamente, no dia 30 de junho e nos dias 7 e 14 de julho, na Barra, e são independentes entre si, embora a empresa ofereça um desconto especial para quem fizer os dois módulos.
Para mais informações, a BioSafe disponibiliza o telefone (21) 3154-1137 e o email contato@biosafelab.com.br.
 




Serviço:
Curso I: Atualização em Microbiologia de Alimentos
Professor Marco Miguel – Coordenador do Laboratório de Microbiologia – UFRJ
Data: 30 de junho (sábado)
Carga Horária: 8 horas, com certificado
Investimento: A partir de R$ 152*.
Auditório do Condomínio Barra Prime
Avenida das Américas, 1155. Barra da Tijuca – Rio de Janeiro.
Contato: (21) 3154-1137 ou por email contato@biosafelab.com.br

Curso II: Resolvendo Problemas de Contaminação na Produção de Alimentos
Professor Marco Miguel – Coordenador do Laboratório de Microbiologia – UFRJ
Dias: 7 e 14 de julho de 2012 (sábados)
Carga Horária: 16 horas
Valor: A partir de R$ 232*.
Auditório do Condomínio Barra Prime
Avenida das Américas, 1155. Barra da Tijuca – Rio de Janeiro
Contato: (21) 3154-1137 ou por email contato@biosafelab.com.br
(*) Pacote com os dois módulos a partir de R$ 345.

Grupo Intimistas se apresentará neste domingo na Fênix Bar e Restaurante

Neste Domingo, o Grupo Intimistas se apresentará mais uma vez em Niterói. O grupo, que fez parte da banda da Preta Gil e teve a honra de receber participações especiais da cantora em muitos de seus shows, promete repertório bem variado, de acordo com o gosto do público...do samba mais agitado ao mais romântico.
Formado por Deivson Palito (voz), Raphael Richaid (cavaco/vocal), Bruno Carvalho (violão/vocal), Geovane Camillo (percussão), Junior Souza (pandeiro/vocal), Gustavo Felix (tantan/vocal) e Rafael Nascimento (trompete). Grupo de amigos com grande bagagem musical e ligados pelo amor ao bom samba e muita música nas veias; iniciaram suas vidas musicais bem jovens, seja nas escolas de música, nas praças dos morros, pelos botecos da cidade ou nos palcos da vida, todos cresceram aprendendo a arte de encantar as pessoas com a magia do seu som.
Originário de Niterói, o grupo Intimistas vem conquistando cada vez mais espaço com muito carisma e talento; e apesar do pouco tempo de estrada, vem sendo prestigiado por um público bem eclético e formador de opinião no cenário do samba carioca. Já tendo dividido o palco com referências da música como Reinaldo, Marquinho Sensação, Jorge Aragão, Swing Simpatia, Pixote, Neguinho da Beija-Flor, Preta Gil, Sombrinha, Jeito Moleque, Leandro Sapucahy e outros.
Influenciados por ícones como Zeca Pagodinho, João Nogueira, Arlindo Cruz, Fundo de Quintal, Beth Carvalho, Almir Guineto e muitos outros, uniram-se com o ideal de fazer músicade qualidade, transmitindo sua forma particular de enxergar o samba, seja nas melodias, nos arranjos ou mesmo no estilo de vida de cada um.


Intimistas na Fênix Bar e Restaurante (divulgação)

Serviço:
Grupo Intimistas na Fênix Bar e Restaurante
Data: 01 de Julho (Domingo)
Praia de Charitas, nº 463 - Niterói - Rio de Janeiro
Horário: 20 horas
Classificação:18 anos.
Ingressos:Damas (R$ 10)  / Cavalheiros (R$ 20)
Informações:(21) 7859-8131 - 87*31327 - Wanessa

Denise Mattos: È...Samba em Araruama com o grupo Samba do Joaquim neste sábado

Denise Mattos se apresentará no projeto Consciência do Samba em Araruama neste sábado, 30 de junho, pelo Sindsprev/RJ com o grupo Samba do Joaquim.  
No repertório desta diva do samba, foram  escolhidas canções inéditas do seu novo Cd É... Samba,  que está saindo do forno sob a batuta do produtor  Milton Manhães, recheado de promissores sucessos, composições de Arlindo Cruz, Carlos Caetano,  Xande de Pilares e André Renato entre outros grandes da música brasileira. O ponto alto deste álbum é a canção Mulher de Aço, composição inédita de Edu Ferreira que conquistará o público, num samba de breque da melhor qualidade. 
Ainda sem data prevista para o lançamento oficial do Cd, a cantora já colhe os frutos deste trabalho que vem coroar sua carreira, fazendo inúmeros shows entre o eixo Rio-São Paulo.
O evento será aberto ao público a partir das 13 horas, com entrada franca e  classificação  livre. A Pousada Saigon fica na Rua Manuel Joaquim, 20,São Vicente de Paula, em Araruama.

Denise Mattos (divulgação)
Serviço:
Denise Mattos: É... Samba com o Grupo Samba do Joaquim e participação especial  de Marquinhos PQD
Data:30 de junho (Sábado)
Horário: a partir das 13 horas
Pousada Saigon
Rua Manuel Joaquim, 20,São Vicente de Paula - Araruama - Rio de Janeiro
Classificação:Livre
Entrada Franca

Grupo Nosso Sentimento com participações especiais da Mulher Filé e Batuk D'Gueto neste sábado no Bangu Atlético Clube

O Bangu Atlético Clube receberá neste sábado, 30 de Junho, a partir das 22 horas, a revelação do pagode neste momento; o Grupo Nosso Sentimento que estará lançando em primeira mão o DVD: Fora da Lei que tem o mesmo nomeda  musica de trabalho que está sendo amais tocado em todas as rádios do país e virou febre na Redes Sociais.
O Grupo formado por Chininha (Voz), Glauco (Tantan / Vocal), Rodrigo (Cavaco / Vocal), Ricardinho (Percussão Geral) e Angelo (Violão / Vocal).“Atualmente apadrinhados por um dos maiores cantores da MPB,(Cantor Belo), já divulgaram músicas como Sonho de Amor, Vai Embora,Namoro Escondido, e Perdoa.
Quem faz uma participação especial no evento é o Grupo Batuk D’ Gueto que no ano passado venceu o FAVELA FESTIVAL, um festival de música de estilo livre,promovido pela CUFA (Central Única das favelas) em parceria com Rede Globo de Televisão. Recentemente o  grupo lançou primeiro cd Sete pecados com a gravadora Som Livre, com participações de Sandra de Sá, Mv Bill, Leandro Lehart e Caetando Veloso.  A festa  terá a apresentação do show com  a Mulher Filé que promete não deixar ninguém ficar parado.
Os organizadores do evento prometem uma hora de cerveja liberada para o publico. Os convites antecipados já estão à venda pelos telefones: (21)2401-6387/ 7827-4508/ 23*24517


Mulher Filé (divulgação)

Serviço:
Grupo Nosso Sentimento com participações especiais de Batuk D`Gueto e Mulher Filé
Data: 30 de Junho (sábado)
Bangu Atlético Clube
Avenida Cônego de Vasconcelos nº 549 – Bangu - Rio de Janeiro
Horario: 22 horas
Ingressos: 1º lote: R$ 10 / 2º lote: R$ 15/ 3º lote: R$ 20 / Na hora: R$ 25
Informações: (21)2401-6387/ 7827-4508 / 23*24517
Classificação: 18 anos

Marias Brasilianas: A Arte do Fio no Teatro Municipal

Dança, teatro e música no Teatro Municipal de Niterói, nesta sexta-feira e sábado, 29 e 30 de Junho, às 21 horas. Marias Brasilianas: A Arte do Fio,  produzido pelo Instituto de Arte Tear apresenta oespetáculo revelando de maneira poética, o processo de criação de fiandeiras, tecelãs, rendeiras e bordadeiras brasileiras.
Durante 80 minutos, será apresentado ao público a arte de transformar o algodão em fio,o fio em tecido, renda e bordado, ofícios-milenares femininos, entre meados às histórias de vida e aos contextos sociais e culturais das mulheres artistas de várias regiões do Brasil.
Temperado pela intertextualidade das palavras, imagens, gestos, coreografias e composições originais, executadas pelos jovens artistas da Cia Cirandeira, Marias Brasilianas: Arte do Fio trança narrativas que desvelam nossos vários Brasis.
Para a criação do espetáculo foram realizadas pesquisas comas fiandeiras de Olhos D´Água (GO) e de Francisco Badaró (MG), as tecelãs de Berilo (Vale do Jequitinhonha – MG); as rendeiras de Riacho Doce e Marechal Deodoro (AL), de Divina Pastora (SE) e as bordadeiras da Família Dumont (Vale do Rio São Francisco - MG).
Foi realizado um levantamento das danças e festas populares específicas das regiões pesquisadas, que foram re-significadas para as composições cênicas.

Marias Brasilianas: A Arte do Fio (divulgação)

Serviço:
Marias Brasilianas: A Arte do Fio
Data: 29 e 30 de Junho
Horário: sexta-feira e sábado, às 21h
Valor: R$ 10
Classificação etária: Livre
Duração: 80 minutos
Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro, 35 – Centro - Niterói
Informações: (21) 2620-1624