sexta-feira, 16 de março de 2012

Rastros Híbridos no Teatro Cacilda Becker no Catete


A Cia de Dança amazonense Índios.com, dirigida por Yara Costa há onze anos, tem dois focos principais: o diálogo entre a dança e a cultura indígena/regional e a dança executada com o suporte de técnicas esportivas verticais e/ou técnicas circenses, como: rapel, tiroleza, escalada, tecido circense, corda indiana e trapézio fixo.
Atualmente, formada por cinco intérpretes-criadores que trabalham a dança, o teatro e a performance; e quatro técnicos de esportes verticais.
Com o espetáculo Rito de Passagem, participou do maior projeto de circulação para teatro e dança no Brasil, o Palco Giratório do SESC. Realizou 33 apresentações percorrendo mais de 25 cidades, tornando-se a primeira companhia independente de dança do Amazonas a realizar uma movimentação desse porte. O espetáculo também foi apresentado no 5ºeme Reencontre de Danses Métisses na Guiana Francesa, dando destaque internacional para a Índios.com.
A partir da residência artística de Yara Costa com os ameríndios Kali'na na Aldeia de Awala Yalimapo da Guiana Francesa, foi concebido o projeto do espetáculo Rastros Híbridos, que recebeu o Prêmio Klauss Vianna 2010, se apresentando no Amazonas e no 6eme Reencontre de Danses Métisses. Foi a única Companhia da região Norte selecionada para a Mostra Nacional FUNARTE de Dança e Teatro -  Mambembão 2012!
Em Rastros Híbridos, a arte rupestre participa como marcador de territórios e de mudanças de comportamentos. A proposta será uma nova postura, um novo olhar/pensar o mundo do indígena. A trilha sonora será tocada ao vivo e valoriza o tambor, elemento principal no processo de revalorização da cultura Kali'na.
A temática vem colaborar no entendimento das relações entre a arte de espetáculos e a questão do regionalismo. Diversos conflitos de identidade que ocorrem nos povos ameríndios acarretam em perdas fatais, como suicídios, principalmente, de jovens indígenas. Ainda fomenta a discussão sobre as relações da sociedade Kali'na com outras culturas, questionando de que forma o corpo ameríndio se insere e se relaciona com a contemporaneidade.


Serviço:
Rastros Híbridos
Período: até 18 de março
Horário: 19 horas
Teatro Cacilda Becker
Rua do Catete 338, Catete - Rio de Janeiro
Ingressos: R$ 5 (inteira) e R$ 2,50 (meia)