quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Exposição Flávio Damm – Passageiro do Preto& Branco – Fotografias 1946-2012 na Caixa Cultural Rio de Janeiro


 A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 27 de novembro de 2012 a 27 de janeiro de 2013, a exposição“Flávio Damm – Passageiro do Preto & Branco – Fotografias 1946-2012”,com 80 fotografias de um dos mais experientes fotojornalistas do Brasil. Com curadoria do designer Felipe Taborda e patrocínio da Caixa Econômica Federal, a exposição reúne registros de mais de 65 anos de carreira de Flávio Damm.
Durante a temporada, serão realizados dois encontros com o fotógrafo e o público na CAIXA Cultural, nos dias 4 de dezembro (terça-feira) e 8 de janeiro (terça-feira). Flávio Damm, que atualmente reside no Rio de Janeiro, vai falar sobre sua carreira, suas experiências e comentar sobre o papel da fotografia na atualidade.
Todas as fotos que compõem a exposição são em preto e branco e não passaram por nenhum tipo de edição ou cortes, ao estilo do francês Henri Cartier-Bresson, um dos artistas mais influentes da história da fotografia, de quem Flávio Damm é admirador e seguidor.
 A mostra –que esteve na CAIXA Cultural Curitiba de agosto a outubro de 2012 –revela uma concepção artística da fotografia, apresentando, em cada peça, um instante único e mágico, que não se repete e guarda uma imagem que celebra a sensibilidade e a graça do olhar atento do artista para a vida cotidiana.
“Em contraponto com a visão operacional da fotografia, proporcionada pelo rápido avanço tecnológico, a exposição propõe uma experiência estética única aos visitantes. A intenção é estimular a capacidade criativa do público, proporcionar a valorização do aspecto qualitativo da prática fotográfica digital, tão popular nos dias de hoje”, explica o curador Felipe Taborda.

Biografia
Flávio Silveira Damm nasceu em Porto Alegre em 1928 e começou a se interessar por fotografia aos 11 anos, ao ver retratadas as imagens da Segunda Guerra Mundial, em um jornal. Quando soube que os responsáveis pela captura daquelas cenas eram fotojornalistas, que estavam ali para “ver pelos outros”,imediatamente descobriu o que queria fazer.
Flávio começou a fotografar aos 14 anos e, em 1946, publicou sua primeira foto, na Revista do Globo. Trabalhou por mais de 10 anos na revista O Cruzeiro e teve fotos publicadas em jornais e revistas de todo o mundo. É colunista de fotojornalismo da revista Photo Magazine há oito anos e está trabalhando no livro “Vejo Lisboa”, resultado de sete meses fotografando a capital portuguesa. Seu arquivo possui 60 mil negativos em preto e branco. Por opção, só opera com luz ambiente e em formato 35 mm, não utiliza equipamento digital e nunca fotografou em cores.

 


Serviço:
Exposição “Flávio Damm – Passageiro do Preto & Branco – Fotografias 1946-2012”
CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galeria 2
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Informações: (21) 3980-3815
Visitação: 27 de novembro de 2012 a 27 de janeiro de 2013
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 21h
Palestra: 04/12/2012, às 18h30
Entrada franca
Classificação: Livre
Acesso para pessoas com deficiência
Programação completa da CAIXA Cultural: www.caixa.gov.br/caixacultural