quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Espetáculo 'Paranóia' com a Cia. de Danças de Diadema até 30 de setembro no Teatro Nelson Rodrigues


A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresentará de 27 a 30 de setembro, o espetáculo Paranoia, da Companhia de Danças de Diadema e do Grupo Experimental de Música (GEM). O espetáculo, com apresentações gratuitas, foi idealizado a partir das ideias do livro Paranoia, de Roberto Piva, e busca o desafio de transpor a poesia às imagens corpóreas.
Além de conferir a apresentação do grupo, o público poderá participar da oficina de dança contemporânea que será ministrada pelos bailarinos da Companhia, nos dias 28 e 29 (sexta-feira, das 11h às13h; e sábado, das 14h às 16h). Nas oficinas, será desenvolvido o aquecimento corporal com base em elementos da dança contemporânea. Em seguida, serão propostos jogos cênicos e exercícios que transitem pela relação entre dança e literatura, proposta abordada no processo de criação de “Paranoia”.
Poeta da geração beat, o paulistano Roberto Piva capta nas ruas de São Paulo todo amor, desventura, desejos e decepções cotidianas muitas vezes explícitos no concreto, e outras vezes camuflados no caos ou nas maravilhas da cidade. O encontro do poeta com a coreógrafa Ana Battosso ocorreu em 2009, quando Roberto editou seu livro e sugeriu que ela o coreografasse. O desejo de ambos se cruzou em uma mesma sintonia e o resultado desta pesquisa originou no espetáculo homônimo, que reúne bailarinos e músicos.
Em 2011, o espetáculo Paranoia foi indicado pelo Guia da Folha de São Paulo como uma das melhores estreias do ano e ficou entre os cinco finalistas do Prêmio Governador do Estado de São Paulo.

Companhia de Danças de Diadema:

Criada pela iniciativa da Prefeitura do Município de Diadema (SP) e pela bailarina e coreógrafa Ivonice Satie, a Companhia ganhou destaque pelo seu caráter inovador. Além do trabalho artístico reconhecido no Brasil e internacionalmente, os bailarinos atuam como artistas-orientadores no Projeto Oficinas – Difusão e Acesso à Dança.
Uma das missões do grupo é o trabalho sociocultural, por meio do ensino da dança e da descoberta do corpo como forma de expressão. Os bailarinos interagem e promovem aprendizados por meio da arte, além de ministrar semanalmente oficinas de danças em diversas modalidades, para crianças a partir de 7 anos, jovens, adultos, melhor idade e pessoas com deficiências, em centros culturais de Diadema.
 



Serviço:
Espetáculo 'Paranóia', com a Companhia de Danças de Diadema
CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro Nelson Rodrigues
Avenida República do Chile, 230, Anexo – Centro (Metrô: Próximo à estação Carioca)
Telefone: (21) 2262-8152
Data: 27 a 30 de setembro de 2012 (de quinta a domingo)
Horário: 19h30
Capacidade: 388 lugares (sendo 2 para cadeirantes)
Bilheteria: de terça-feira a sexta-feira, das 13h às 20h; sábado, domingo e feriado, das 15h às 20h
Classificação: 14 anos
Duração: 60 minutos
Entrada franca
Acesso para pessoas com deficiência
Programação completa da CAIXA Cultural: www.caixa.gov.br/caixacultural
 
Oficinas de Dança Contemporânea:

Sexta-feira (28): das 11h às 13h
Sábado (29): das 14h às 16h
Inscrições: (21) 3980-4898
E-mail: agendamento.rio@gentearteira.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário